Duas recentes divulgações apresentam novamente Jaraguá do Sul por meio de indicadores de desenvolvimento populacional e tecnológico.
A décima edição do Ranking Connected Smart Cities, do Estadão e da Urban Systems, posiciona o município em 19º lugar no ranking geral entre as cidades mais inteligentes do Brasil com população entre 100 e 500 mil habitantes e em 4º lugar entre os municípios da região Sul.
O município também se destaca na economia, em 8º lugar, em meio ambiente em 4º lugar, e 27º quando o assunto é tecnologia e inovação.
Analisando mais de 650 municípios em todo o país, o levantamento é realizado desde 2014. O ranking foi liderado por Florianópolis, seguido por Vitória (ES), que subiu cinco posições, São Paulo (SP), que permaneceu na terceira colocação, Curitiba (PR) e Niterói (RJ). Elaborado pela Plataforma Connected Smart Cities e a consultoria Urban Systems, em parceria com Mobilidade Estadão, o estudo foi apresentado na abertura da 10ª edição do Connected Smart Cities, no dia 4 de setembro, em São Paulo.
Para a elaboração do Ranking Connected Smart Cities, foram mapeadas as principais publicações internacionais e nacionais sobre o tema de cidades inteligentes, cidades conectadas, cidades sustentáveis, cidades humanas e demais artigos sobre o assunto.
Considerando o estágio de desenvolvimento econômico e urbano das cidades brasileiras, houve a necessidade de adaptação e tropicalização de eixos e indicadores utilizados, sendo, por exemplo, aprofundada as questões de meio ambiente, no que tange ao abastecimento de água, saneamento e resíduos solos, questões já solucionadas em estudos de cidades inteligentes internacionais, e, portanto, fora das pesquisas.
Além disso, também é feita uma avaliação em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, tecnologia e inovação, energia, governança e economia.
Foto/PMJS
IBGE aponta aumento do número de habitantes
Outra divulgação recente é do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que mostra crescimento da população do município.
Conforme a estimativa divulgada no final de agosto, a população de Jaraguá do Sul já se aproxima da marca dos 200 mil habitantes. De acordo com o censo mais recente, realizado em 2022, a cidade somava 182.660 habitantes, mas na estimativa deste ano a população salta 195.753 pessoas, um crescimento de 7,16% em apenas dois anos.
Com os novos indicadores, a cidade já é a nona mais populosa de Santa Catarina. Em 1º de julho, a população de Santa Catarina alcançou oito milhões de habitantes, a décima população do país com 3,8% da população nacional.
Os dados são divulgados anualmente pelo IBGE no mês de agosto obedecendo à Lei 8.433/1992 e LC 143/2013, e servem de base para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios e dos Estados, feito pelo Tribunal de Contas da União, além de referência para indicadores demográficos e socioeconômicos.
Na distribuição da população catarinense por municípios, segundo suas classes de tamanho da população, 15,3% estão em Joinville e Florianópolis, únicos dois municípios acima de 500 mil habitantes. Os 10 maiores municípios do estado concentram 41% da população, 3,3 milhões catarinenses.
Joinville continua sendo o município mais populoso do Estado, com 654.888 habitantes, 38.571 a mais que a população de 2023. Florianópolis, Blumenau, São José, Itajaí, Chapecó, Palhoça, Criciúma, Jaraguá do Sul e Lages são as dez com maior estimativa populacional neste ano.