Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 12/09/2024
Compartilhe:

Indicadores destacam evolução populacional de Jaraguá e no ranking de cidades mais inteligentes

Duas recentes divulgações apresentam novamente Jaraguá do Sul por meio de indicadores de desenvolvimento populacional e tecnológico.

A décima edição do Ranking Connected Smart Cities, do Estadão e da Urban Systems, posiciona o município em 19º lugar no ranking geral entre as cidades mais inteligentes do Brasil com população entre 100 e 500 mil habitantes e em 4º lugar entre os municípios da região Sul.

O município também se destaca na economia, em 8º lugar, em meio ambiente em 4º lugar, e 27º quando o assunto é tecnologia e inovação.

Analisando mais de 650 municípios em todo o país, o levantamento é realizado desde 2014. O ranking foi liderado por Florianópolis, seguido por Vitória (ES), que subiu cinco posições, São Paulo (SP), que permaneceu na terceira colocação, Curitiba (PR) e Niterói (RJ). Elaborado pela Plataforma Connected Smart Cities e a consultoria Urban Systems, em parceria com Mobilidade Estadão, o estudo foi apresentado na abertura da 10ª edição do Connected Smart Cities, no dia 4 de setembro, em São Paulo.

Para a elaboração do Ranking Connected Smart Cities, foram mapeadas as principais publicações internacionais e nacionais sobre o tema de cidades inteligentes, cidades conectadas, cidades sustentáveis, cidades humanas e demais artigos sobre o assunto.

Considerando o estágio de desenvolvimento econômico e urbano das cidades brasileiras, houve a necessidade de adaptação e tropicalização de eixos e indicadores utilizados, sendo, por exemplo, aprofundada as questões de meio ambiente, no que tange ao abastecimento de água, saneamento e resíduos solos, questões já solucionadas em estudos de cidades inteligentes internacionais, e, portanto, fora das pesquisas.

Além disso, também é feita uma avaliação em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, tecnologia e inovação, energia, governança e economia.

Foto/PMJS

IBGE aponta aumento do número de habitantes

Outra divulgação recente é do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que mostra crescimento da população do município.

Conforme a estimativa divulgada no final de agosto, a população de Jaraguá do Sul  já se aproxima da marca dos 200 mil habitantes. De acordo com o censo mais recente, realizado em 2022, a cidade somava 182.660 habitantes, mas na estimativa deste ano a população salta 195.753 pessoas, um crescimento de 7,16% em apenas dois anos.

Com os novos indicadores, a cidade já é a nona mais populosa de Santa Catarina. Em 1º de julho, a população de Santa Catarina alcançou oito milhões de habitantes, a décima população do país com 3,8% da população nacional.

Os dados são divulgados anualmente pelo IBGE no mês de agosto obedecendo à Lei 8.433/1992 e LC 143/2013, e servem de base para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios e dos Estados, feito pelo Tribunal de Contas da União, além de referência para indicadores demográficos e socioeconômicos.

Na distribuição da população catarinense por municípios, segundo suas classes de tamanho da população, 15,3% estão em Joinville e Florianópolis, únicos dois municípios acima de 500 mil habitantes. Os 10 maiores municípios do estado concentram 41% da população, 3,3 milhões catarinenses.

Joinville continua sendo o município mais populoso do Estado, com 654.888 habitantes, 38.571 a mais que a população de 2023. Florianópolis, Blumenau, São José, Itajaí, Chapecó, Palhoça, Criciúma, Jaraguá do Sul e Lages são as dez com maior estimativa populacional neste ano.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Noite de reconhecimento aos Núcleos Empresariais da ACIJS
Associativismo

Noite de reconhecimento aos Núcleos Empresariais da ACIJS

Moção de Aplausos representa o reconhecimento do Poder Legislativo à atuação dos Núcleos Empresariais em prol do desenvolvimento econômico e social do município

Leia mais
BR-280: obra do novo viaduto em Guaramirim prossegue
Destaques

BR-280: obra do novo viaduto em Guaramirim prossegue

Última grande Obra de Arte Especial do projeto de duplicação do trecho estadual, expectativa do Governo do Estado é de conclusão do viaduto nos primeiros meses de 2026

Leia mais
Câmara de Vereadores homenageará Núcleos Empresariais da ACIJS
Associativismo

Câmara de Vereadores homenageará Núcleos Empresariais da ACIJS

Reconhecimento com moção de aplausos aos Núcleos Empresariais acontece nesta quinta-feira, às 19 horas, no CEJAS. Evento é aberto à comunidade

Leia mais
ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria
Associativismo

ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria

Associados são convidados a partir da AGE que definirá novo período de gestão para a diretoria no biênio 2026-2027

Leia mais
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Notícias

Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM

Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar

Leia mais
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Associativismo

Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático

Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.