Indicadores destacam evolução populacional de Jaraguá e no ranking de cidades mais inteligentes
Duas recentes divulgações apresentam novamente Jaraguá do Sul por meio de indicadores de desenvolvimento populacional e tecnológico.
A décima edição do Ranking Connected Smart Cities, do Estadão e da Urban Systems, posiciona o município em 19º lugar no ranking geral entre as cidades mais inteligentes do Brasil com população entre 100 e 500 mil habitantes e em 4º lugar entre os municípios da região Sul.
O município também se destaca na economia, em 8º lugar, em meio ambiente em 4º lugar, e 27º quando o assunto é tecnologia e inovação.
Analisando mais de 650 municípios em todo o país, o levantamento é realizado desde 2014. O ranking foi liderado por Florianópolis, seguido por Vitória (ES), que subiu cinco posições, São Paulo (SP), que permaneceu na terceira colocação, Curitiba (PR) e Niterói (RJ). Elaborado pela Plataforma Connected Smart Cities e a consultoria Urban Systems, em parceria com Mobilidade Estadão, o estudo foi apresentado na abertura da 10ª edição do Connected Smart Cities, no dia 4 de setembro, em São Paulo.
Para a elaboração do Ranking Connected Smart Cities, foram mapeadas as principais publicações internacionais e nacionais sobre o tema de cidades inteligentes, cidades conectadas, cidades sustentáveis, cidades humanas e demais artigos sobre o assunto.
Considerando o estágio de desenvolvimento econômico e urbano das cidades brasileiras, houve a necessidade de adaptação e tropicalização de eixos e indicadores utilizados, sendo, por exemplo, aprofundada as questões de meio ambiente, no que tange ao abastecimento de água, saneamento e resíduos solos, questões já solucionadas em estudos de cidades inteligentes internacionais, e, portanto, fora das pesquisas.
Além disso, também é feita uma avaliação em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, tecnologia e inovação, energia, governança e economia.

Foto/PMJS
IBGE aponta aumento do número de habitantes
Outra divulgação recente é do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que mostra crescimento da população do município.
Conforme a estimativa divulgada no final de agosto, a população de Jaraguá do Sul já se aproxima da marca dos 200 mil habitantes. De acordo com o censo mais recente, realizado em 2022, a cidade somava 182.660 habitantes, mas na estimativa deste ano a população salta 195.753 pessoas, um crescimento de 7,16% em apenas dois anos.
Com os novos indicadores, a cidade já é a nona mais populosa de Santa Catarina. Em 1º de julho, a população de Santa Catarina alcançou oito milhões de habitantes, a décima população do país com 3,8% da população nacional.
Os dados são divulgados anualmente pelo IBGE no mês de agosto obedecendo à Lei 8.433/1992 e LC 143/2013, e servem de base para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios e dos Estados, feito pelo Tribunal de Contas da União, além de referência para indicadores demográficos e socioeconômicos.
Na distribuição da população catarinense por municípios, segundo suas classes de tamanho da população, 15,3% estão em Joinville e Florianópolis, únicos dois municípios acima de 500 mil habitantes. Os 10 maiores municípios do estado concentram 41% da população, 3,3 milhões catarinenses.
Joinville continua sendo o município mais populoso do Estado, com 654.888 habitantes, 38.571 a mais que a população de 2023. Florianópolis, Blumenau, São José, Itajaí, Chapecó, Palhoça, Criciúma, Jaraguá do Sul e Lages são as dez com maior estimativa populacional neste ano.
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional
Jaraguá do Sul ganhará novas delegacias e ampliação da DIC, anuncia delegado-geral da Polícia Civil
Ulisses Gabriel apresentou um panorama da atuação da Polícia Civil em Santa Catarina e destacou avanços em infraestrutura, aquisição de viaturas, uso de tecnologia e aprimoramento da inteligência na atuação das forças de segurança
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Nesta quarta-feira (5), Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de investimentos alinhados às práticas ESG — ambientais, sociais e de […]
Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado
Estratégias para o desenvolvimento do setor passam pelo engajamento regional e pela afirmação de políticas públicas consistentes, defendem lideranças e especialistas no 7º Seminário de Turismo realizado pelo Núcleo de Hospitalidade da ACIJS
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública