Seja um associado
Notícias

Fique bem informado

Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 15/07/2026
Compartilhe:

Grandes nomes da cultura nacional e internacional são confirmados na 2ª Bienal do Livro de Jaraguá do Sul

Romancistas premiados, uma das psicanalistas mais conhecidas do país, um influente palestrante de comunicação, um urbanista renomado, um especialista em inteligência artificial e o baterista de uma das maiores bandas do rock nacional. Estas são algumas das atrações que integram a programação oficial da 2ª Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul, que ocorre de 6 a 16 de agosto no Centro Cultural da SCAR e Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS).

Com a lista completa de autores e datas de sessões já disponível, o público pode se preparar para 11 dias de debates, palestras, sessões de autógrafos, contação de histórias e reflexões sobre temas urgentes da atualidade. Toda a programação é gratuita, com reserva de ingressos online através de plataforma digital que em breve estará disponível.

Nesta edição, os visitantes poderão interagir de perto com convidados de destaque no Brasil e no exterior, incluindo nomes como Adriana Lunardi, Ana Maria Gonçalves, Ana Paula Maia, André Carvalhal, Carlos Leite de Souza, Cristovão Tezza, Emanuele Coccia, Guilherme Karsten, Klécio Santos, Mar Becker, Margarita García Robayo, Maria Homem, Marcelo Bonfá, Marcus Bruzzo e Michel Alcoforado.

Destaques da programação diária

  • 6 de agosto (Abertura): A noite de estreia recebe o filósofo italiano Emanuele Coccia, que ministrará a palestra “Habitar, vestir, existir: uma Filosofia das formas de vida contemporâneas”. A participação de Coccia homenageia a Itália, país que nesta edição recebe as honrarias da Bienal por sua forte contribuição histórica e migratória na região de Jaraguá do Sul entre os séculos XIX e XX.
  • 7 de agosto, às 19h: O antropólogo Michel Alcoforado, autor de “Coisa de Rico” (2024), comanda o palco para debater o estilo de vida, a visibilidade e a culpa das elites brasileiras contemporâneas.
  • 11 de agosto, às 19h: O escritor e especialista em comportamento André Carvalhal apresenta reflexões de sua obra mais recente, “A alegria de ficar de fora” (2026), propondo a desaceleração como o grande ato criativo da atualidade.
  • 14 de agosto, às 19h: O baterista da Legião Urbana, Marcelo Bonfá, compartilha sua trajetória artística e visual. O músico detalhará o processo de criação de sua autobiografia ilustrada em quadrinhos, “Minha Banda Preferida de Todos os Tempos”, lançada em 2025.
  • 15 de agosto, às 16h: A escritora colombiana Margarita García Robayo une-se à brasileira Adriana Lunardi no painel “Entre a pele e a palavra”, um debate profundo sobre como a literatura captura os limites e as contradições da vida real.
  • 16 de agosto (Encerramento): O último dia de evento traz um debate crucial sobre tecnologia. O pesquisador Marcus Bruzzo comanda a mesa sobre Inteligência Artificial, analisando os impactos do aprendizado de máquina nas relações sociais e na imaginação humana.

>>> Com presença de autores internacionais, nacionais e catarinenses, contações de histórias, shows, apresentações e muito mais atrações, evento é destaque da agenda cultural de Jaraguá do Sul no segundo semestre

Literatura e Sociedade: o eixo temático

O fio condutor que amarra toda a programação desta edição é o tema “Literatura e Sociedade: cidade, criatividade e conhecimento”. A proposta busca debater o papel dos livros e da imaginação humana na transformação ativa das realidades sociais. O conceito parte do pensamento do sociólogo e crítico literário brasileiro Antonio Candido, defensor da ideia de que a literatura é uma força viva que não apenas reflete, mas molda ativamente as estruturas de uma sociedade.

>>> Confira a programação no site bienaljaragua.com.br/programacao

Quem é quem: conheça os autores confirmados

  • Adriana Lunardi: Autora catarinense (natural de Xaxim) e coautora da série de TV “Ilha de Ferro” (Globo). Seu aclamado romance “Vésperas” é leitura obrigatória para os vestibulares da UDESC 2026 e UFSC 2027.
  • Ana Maria Gonçalves: Romancista histórica, roteirista e professora de escrita criativa. Autora da obra-prima “Um Defeito de Cor” (2006), tornou-se em 2025 a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em 128 anos de história da instituição.
  • Ana Paula Maia: Autora publicada em 15 países, foi finalista do International Booker Prize 2026 por “Assim na Terra como Embaixo da Terra”. No audiovisual, assina as produções originais Globoplay “Desalma” e “Enterre Seus Mortos”.
  • André Carvalhal: Especialista em Marketing e Branding, palestrante e autor dos best-sellers “A marca imita a vida” (2024) e “Moda com Propósito” (2022).
  • Carlos Leite de Souza: Urbanista, arquiteto e professor doutor pela FAU-USP. É coordenador do Laboratório de Urbanismo Social do Insper e autor de referências acadêmicas como o “Guia de Urbanismo Social” (2023).
  • Cristovão Tezza: Um dos romancistas brasileiros mais premiados da atualidade. Nascido em Lages (SC), é autor do clássico “O filho eterno” (2007) e do recente “Visita ao pai” (2026).
  • Emanuele Coccia: Filósofo italiano e professor titular da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris. É autor de obras prestigiadas como “A vida das plantas” (2018) e “O espaço doméstico e a felicidade” (2024).
  • Guilherme Karsten: Ilustrador e autor de livros infantis premiado globalmente, com publicações traduzidas para mais de 30 idiomas. Venceu o Prêmio Jabuti de Melhor Ilustração e de Melhor Livro Infantil em 2024.
  • Klécio Santos: Jornalista investigativo agraciado com a Medalha Rachel de Queiroz pela ABL em 2025. É autor dos livros históricos “Sete de Abril, o teatro do imperador” e “Sonhos de Pedra”.
  • Mar Becker: Poeta premiada com o prestigiado Prêmio APCA 2026 pelo livro “Noite devorada”. É autora de “A mulher submersa” (2020), obra finalista do Prêmio Jabuti.
  • Marcelo Bonfá: Músico e artista visual, cofundador da lendária banda Legião Urbana. Lançou recentemente a autobiografia ilustrada em quadrinhos “Minha Banda Preferida de Todos os Tempos” (2025).
  • Marcus Bruzzo: Pesquisador e mestre em Semiótica da Cultura (Estônia) e Mídia (ECA-USP). Autor de obras voltadas à relação humana com as tecnologias, como “Seremos dados: A filosofia da perda dos espaço humano para a inteligência artificial” (2026).
  • Margarita García Robayo: Autora colombiana radicada na Argentina, famosa por sua prosa afiada de viés psicológico e geográfico. Tem livros editados no Brasil pela editora Moinhos, como “A encomenda” (2024).
  • Maria Homem: Psicanalista de destaque nacional, pesquisadora da USP e professora da FAAP. Autora de ensaios fundamentais como “Lupa da alma” (2020) e colunista de grandes jornais.
  • Michel Alcoforado: Doutor em Antropologia Social, palestrante, colunista do jornal O Globo e comentarista da Rádio CBN. Analisa o consumo e o comportamento social moderno em obras como “De tédio ninguém morre” (2024).

Sobre a Bienal Internacional

A 2ª Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul é realizada pela Design Cultural, com apoio institucional da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS) e Serviço Social do Comércio (SESC/SC).

O evento conta com o incentivo de empresas parceiras como LIVE!, Trapp, Malwee, Dalila Ateliê Têxtil, Raumak Packaging, Agricopel, Grupo Menegotti, Grupo Bell’Arte, Choco Leite, Grupo KYLY e Buschle & Lepper, além de fomento via Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo de Santa Catarina.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Novembro Azul: palestra gratuita reforça a importância da prevenção e do autocuidado para a saúde do homem
Comunidade

Novembro Azul: palestra gratuita reforça a importância da prevenção e do autocuidado para a saúde do homem

Evento exclusivo para homens reúne especialistas da Unimed e do SESI + Saúde para estimular a prevenção, o autocuidado e a qualidade de vida no ambiente empresarial

Leia mais
Jaraguá do Sul segue entre as cidades mais seguras do Brasil
Comunidade

Jaraguá do Sul segue entre as cidades mais seguras do Brasil

Levantamento do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta municípios catarinenses com as menores taxas estimadas de homicídios do Brasil, mantendo o estado distante da média nacional de letalidade

Leia mais
Programa Novos Caminhos celebra conquista de adolescentes e reconhece parcerias
Comunidade

Programa Novos Caminhos celebra conquista de adolescentes e reconhece parcerias

Solenidade reuniu magistrados e empresários da região para certificar 38 jovens em acolhimento e reconhecer empresas e instituições apoiadoras da iniciativa social – CEJAS, ACIJS e o Núcleo de Voluntariado Corporativo estão entre as homenageadas

Leia mais
Jaraguá do Sul tem nova edição do programa Inspeção Veicular Gratuita
Comunidade

Jaraguá do Sul tem nova edição do programa Inspeção Veicular Gratuita

Ação educativa do Núcleo de Automecânicas da ACIJS no dia 19 de setembro marca a Semana Nacional do Trânsito, oferece checagem de 60 itens sem custo e reforça a manutenção preventiva como fator decisivo na redução de sinistros

Leia mais
Seminário dá largada ao planejamento estratégico para os 200 anos de Jaraguá do Sul
Comunidade

Seminário dá largada ao planejamento estratégico para os 200 anos de Jaraguá do Sul

Encontro no CEJAS reúne poder público e sociedade civil para projetar o município até 2076. “Cartas do Amanhã” serão preservadas em uma Cápsula do Tempo, para leitura na comemoração do bicentenário

Leia mais
“Nos deixa legado de inspiração”, diz ACIJS, sobre Rodolfo Hufenüssler
Comunidade

“Nos deixa legado de inspiração”, diz ACIJS, sobre Rodolfo Hufenüssler

Entidade presta reconhecimento à trajetória marcante do empresário no associativismo, na indústria catarinense e na vida cultural de Jaraguá do Sul

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.