Feirão de Empregos mobiliza mais de 20 mil pessoas em Jaraguá do Sul
Iniciativa que mobilizou empresas da região, entidades ligadas ao setor produtivo, instituições de ensino e Prefeitura, o 1º Feirão de Empregos de Jaraguá do Sul movimentou mais de 20 mil pessoas no sábado, no Parque de Eventos do município.
O evento teve como objetivo aproximar empresas com vagas disponíveis e instituições com ofertas de cursos de capacitação profissional, de pessoas fora do mercado ou que buscam recolocação, jovens que buscam o primeiro emprego e ainda quem procura opções de qualificação.
Durante o período da manhã e tarde, uma programação oportunizou a 50 empresas espaço para a para a divulgação de suas vagas de trabalho, receberem currículos e os primeiros contatos para encaminhamentos visando a contratação de trabalhadores. Para o público em geral, foi a chance de conhecer vagas em potencial em várias áreas da indústria, comércio e setor de serviços, e acesso a programas de qualificação de mão de obra e de ensino profissionalizante disponíveis no município e região.
>>> Confira na galeria de imagens, alguns momentos do evento. Fotos de CAROLINE STINGHEN:



Thiago Sarmanho, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Jaraguá do Sul, faz uma avaliação positiva da iniciativa. Ele disse que a presença de um grande volume de pessoas, com o encaminhamento de currículos em vários segmentos traz a expectativa de aumento do número de contratações na região. Segundo ele, devido a repercussão, os organizadores já estudam uma segunda edição do Feirão do Emprego que poderá ser realizada no segundo semestre.
A presidente da Associação Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini, destaca o trabalho de entidades para que o município mantenha indicadores favoráveis na geração de postos de trabalho. “Demonstramos mais uma vez a capacidade de organização do município, com a adesão do setor produtivo e de entidades, juntamente com o poder público, por resultados que são favoráveis ao desenvolvimento com sustentabilidade”, destaca.
O vice-presidente regional da FIESC, Célio Bayer, avalia que o evento superou os resultados previstos e deve estimular novas ações com o objetivo de dar mais visibilidade às vagas geradas na indústria e iniciativas de qualificação profissional oferecidas na região. “O sucesso é resultado do esforço de várias entidades e demonstra a capacidade de aglutinação que podemos ter com o envolvimento da indústria, das entidades organizadas e do poder público, além de voluntários que foram ajudar no evento”, resume Célio Bayer, que preside o Comitê de Desenvolvimento Regional.
Segundo ele, o assunto deverá estimular a proposta de realização de um evento que reúna os demais municípios do Vale do Itapocu. “Já temos várias ações em parceria com as Prefeituras, para a realização de cursos de capacitação de trabalhadores, e com a plataforma desenvolvida para apresentar os empregos das indústrias, e o feirão é mais um projeto que pode agregar para o desenvolvimento regional”, completa.
Daren de Vargas Basso de Souza, gerente executiva regional do SENAI-SESI e IEL, ressaltou a realização do Feirão de Empregos como uma ‘iniciativa de cidade’, integrando todas as forças representativas do município, e “convergindo com o mesmo objetivo de divulgar oportunidades de trabalho em vários segmentos e as oportunidades de capacitação profissional e elevação da escolaridade”.
Além da ACIJS, Prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e FIESC, por meio do SENAI-SESI e IEL, participaram da realização do evento a Associação das Micro e Pequenas Empresas, do Empreendedor Individual e Startup’s do Vale do Itapocu (Apevi), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Gastronomia solidária reverterá 15% do faturamento para oito entidades de Jaraguá do Sul
Parte da arrecadação da Praça Gastronômica durante a Expo 150, em comemoração ao sesquicentenário de Jaraguá do Sul, será destinada a hospitais, corporações de socorro e associações de assistência social do município
ACIJS celebra 88 anos com painel sobre governança familiar e preservação de legados
Preservar valores como a simplicidade e o respeito ao legado são a base da boa governança familiar, enfatizaram Décio da Silva e Mariana Werninghaus de Carvalho, em painel especial realizado no Encontro Empresarial da ACIJS
Historiador revisita linha do tempo da ACIJS e revela importância do associativismo para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul
Pesquisa do historiador Ademir Pfiffer, publicada no Jornal do Vale e no Portal Observa +, mostra a importância do legado de empreendedores pioneiros que há 88 anos enxergaram no associativismo motor para o crescimento do município com sustentabilidade econômica e social
Expo 150 divulga destaques da programação especial de celebração do sesquicentenário de Jaraguá do Sul
Com entrada 100% gratuita, o maior evento de negócios e cultura da história do município ocorre de 1º a 5 de julho no Parque Municipal de Eventos, reunindo grandes líderes, circuito de memória, espaço gastronômico e atrações artísticas
Secretário de Estado da Saúde conhece plano regional e anuncia recursos para UTI do Hospital São José
Com projeção de dobrar a população até 2050, lideranças do Vale do Itapocu apresentam diagnóstico e buscam soluções para evitar colapso no atendimento do SUS
Expo150 projeta comemoração histórica de Jaraguá do Sul
Com a realização de feira de negócios e uma governança colaborativa pioneira, município celebra 150 anos e ganha espaço na mídia nacional como polo de atração econômica e de turismo de negócios