Seja um associado
Notícias

Fique bem informado

Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 30/06/2026
Compartilhe:

Evento celebra sesquicentenário e mostra força econômica e cultural de Jaraguá do Sul

Celebrar o sesquicentenário de uma cidade exige mais do que resgatar o passado; demanda também um olhar atento ao futuro. De 1º a 5 de julho de 2026, o Parque Municipal de Eventos sedia a Expo 150, consolidando-se como a maior exposição da história de Jaraguá do Sul.

Eleita a “Cidade Mais Feliz do Brasil” pelo World Happiness Report 2026, o município se projeta nacionalmente ao provar que a eficiência de seu parque industrial caminha de mãos dadas com a qualidade de vida, o bem-estar social e a efervescência cultural.

Eixos temáticos asseguram singularidade às comemorações

A feira foi desenhada sob três pilares que conectam a vocação econômica regional ao desenvolvimento humano e à solidariedade:

  • Orgulho que inspira (empreendedorismo e superação): Painéis e palestras gratuitas no Espaço Domo com grandes líderes de marcas globais nascidas na cidade, discutindo inovação, sucessão familiar e estratégias de mercado.
  • Orgulho que acolhe (turismo, cultura e gastronomia): Lançamento de Jaraguá do Sul como destino de referência para o turismo de negócios e de experiência, valorizando a identidade e os sabores locais.
  • Orgulho que cuida (associativismo e sustentabilidade social): Uma praça gastronômica coberta com mais de 40 pratos — da tradição alemã a opções inclusivas —, em que 15% do faturamento será revertido igualmente para oito entidades assistenciais do município, incluindo hospitais locais, APAE, AMA e Bombeiros Voluntários.

Cultura como motor de desenvolvimento sustentável

Mais do que puro entretenimento, a forte presença artística na Expo 150 joga luz sobre o papel da cultura no crescimento sustentável.

O Palco Arte e Cultura, que terá mais de 20 atrações gratuitas ao longo dos cinco dias, conta com a curadoria da Sociedade Cultura Artística (SCAR). Além dos shows, o público poderá conferir exposições exclusivas, como os figurinos da Ópera Onheama e telas do artista Luciano Martins.

Para Edilma Lemanhê, diretora executiva da SCAR e responsável pela programação cultural, a arte humaniza o avanço industrial e gera o sentimento de pertencimento essencial para fixar talentos e promover a inovação criativa.

“A cultura é a alma de Jaraguá do Sul. Ela gera o sentimento de pertencimento e humaniza o crescimento econômico que celebramos nestes 150 anos. Trazer a diversidade dos nossos artistas para o palco da Expo 150 é mostrar que a nossa inovação também passa pela criatividade e pela preservação da nossa identidade”, destaca Edilma.

Especialistas indicam que o desenvolvimento econômico de qualquer comunidade só se consolida quando acompanhado pela sustentabilidade social. Ao integrar a força de sua indústria, a responsabilidade social da gastronomia solidária e a efervescência cultural local, Jaraguá do Sul celebra seus 150 anos mostrando ao Brasil que o verdadeiro progresso se constrói cuidando da identidade e das pessoas.

>>> Atrações valorizam produção local
[Fotos: Divulgação/SCAR]

Programação Completa: Palco Arte e Cultura

DiaHorárioAtração
Quarta-feira (01/07)20h às 21hTrio 407 – Show Água Viva (Jazz)
Quinta-feira (02/07)17h às 18h
20h às 21h
Grupo de Câmara da SCAR (“Quatro Estações de Vivaldi”)
Banda Now Yes (Picui)
Sexta-feira (03/07)17h30 às 19h30
19h
20h às 21h
Escola de Hip Hop da SCAR – Aula aberta (Breaking, MC, Grafite e DJ)
Aulão de danças urbanas – Prof. Gabriel
Banda The Mequetrefes
Sábado (04/07)10h
14h às 15h
15h às 16h
18h às 19h
19h às 20h
20h às 21h
Oficina de artes visuais
Banda Dropout
Mery Petty – Espetáculo “Família Kasperl e venda de dedoches”
Débora Ameline – Show Pontes Sonoras
Grupo de palhetas duplas SCAR
SCAR Jazz Big Band
Domingo (05/07)09h às 10h
10h às 11h
14h às 15h
15h às 16h
Banda Rivo Rock
Banda Pane no Sistema
Banda MPB+
Coral + Orquestra Jovem (Encerramento)

Serviço: Como participar da Expo 150

O acesso ao Parque Municipal de Eventos e ao Palco Arte e Cultura é totalmente gratuito, assim como as palestras no domo geodésico — a grande atração estrutural da feira.

Contudo, para garantir o acesso ao espaço das palestras e painéis, é necessária a inscrição antecipada, que deve ser feita na plataforma Sympla, na página Landing Page Oficial – Expo 150 Jaraguá do Sul.

No site, também estão disponíveis o mapa detalhado [abaixo] e as informações gerais do evento.

Sobre a Expo 150

A Expo 150 é uma realização conjunta de entidades representativas da região: ACIJS, CDL, APEVI, SCAR e Vale dos Encantos – Convention Bureau, com apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul e do Sebrae.

O evento é patrocinado por Caixa Econômica Federal, DR Aromas & Ingredientes, Grupo Flexível, Indumak, Live!, Grupo Malwee, Menegotti Têxtil, Trapp, Urbano e WEG.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
ACIJS e Sicredi promovem palestra gratuita sobre inteligência patrimonial e alocação de investimentos
Cursos e Eventos

ACIJS e Sicredi promovem palestra gratuita sobre inteligência patrimonial e alocação de investimentos

Encontro no dia 26, promovido pela ACIJS e Sicredi ensina como alinhar carteira de investimentos ao perfil de risco e objetivos de longo prazo

Leia mais
Associação Jaraguá Mais Saudável é reconhecida como entidade de utilidade pública estadual
Comunidade

Associação Jaraguá Mais Saudável é reconhecida como entidade de utilidade pública estadual

Aprovado na Alesc, projeto de lei permite à entidade acessar recursos estaduais e expandir projetos de saúde e qualidade de vida na região

Leia mais
Entidades empresariais apresentam pleitos do Voz Única estadual, dia 20, em Guaramirim
Associativismo

Entidades empresariais apresentam pleitos do Voz Única estadual, dia 20, em Guaramirim

Classe Empresarial vê o movimento como estratégico para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina, a partir da junção de esforços entre sociedade civil, poder público e entidades organizadas

Leia mais
Beny Fard debate a geopolítica do tempo na 2ª Bienal do Livro de Jaraguá do Sul
Destaques

Beny Fard debate a geopolítica do tempo na 2ª Bienal do Livro de Jaraguá do Sul

O empresário lança o livro “Tempocracia” nesta quinta-feira, dia 13, em painel mediado pelo presidente da ACIJS, Francisco Tavares Junior

Leia mais
Núcleos Empresariais da ACIJS e Defesa Civil debatem gestão de riscos climáticos
Comunidade

Núcleos Empresariais da ACIJS e Defesa Civil debatem gestão de riscos climáticos

Agendado para o dia 18, encontro no CEJAS atualizará empresários da região e comunidade sobre ações de contingência em meio à preparação de Santa Catarina e Jaraguá do Sul para os impactos do fenômeno El Niño

Leia mais
Na Bienal do Livro de Jaraguá do Sul, André Carvalhal alerta para o “piloto automático” do mundo digital
Destaques

Na Bienal do Livro de Jaraguá do Sul, André Carvalhal alerta para o “piloto automático” do mundo digital

Em bate-papo no Centro Empresarial, o escritor e consultor de tendências falou sobre a temática do livro “A Alegria de Ficar de Fora” e defendeu a desconexão consciente e o resgate da autonomia frente à ditadura dos algoritmos

Leia mais
01 02 03 202
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.