Evento do IBGC em Jaraguá do Sul fortalece cultura da governança corporativa nas empresas familiares
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) reuniu, no último dia 5, lideranças do setor empresarial no evento “Conexão Corporativa – Capítulo SC”, com o objetivo de ampliar os debates sobre a governança corporativa em empresas familiares e a construção de um futuro com legado nas organizações.
Realizado no Centro Empresarial, o evento aproximou empreendedores e seus stakeholders, fortalecendo a cultura da governança corporativa e familiar, além de discutir desafios para que as empresas preservem legados e se tornem longevas.
Líderes compartilharam experiências e aprendizados com base em cases de empresas convidadas, como Monika Hufenüssler Conrads, sócia da Duas Rodas e conselheira da ACIJS, FIESC, FGM e outras instituições; Carolina de Oliveira, sócia líder da KPMG Private Enterprise; Felipe Hansen, presidente do Grupo CRH e do conselho de administração do Grupo Tigre; Paula Setúbal, conselheira de administração da Dexco S.A.; Rodrigo Cassol, presidente do Grupo Cassol; e Laurence Gomes, vice-presidente de administração, finanças e relações com investidores na C&A.
Durante o evento, foi lançado o livro “Jornada de propósito”, celebrando os 30 anos do IBGC.




>>> Confira acima, imagens do evento no Centro Empresarial
[fotos Rodrigo Arsego]
Para Monika Conrads, ex-presidente e conselheira da ACIJS, o encontro em Jaraguá do Sul fortalece ainda mais o movimento de disseminação da governança no Estado. “Santa Catarina tem um empreendedorismo consolidado que pode dar ainda mais relevância à governança familiar. Ela é extremamente importante para a organização das empresas, que têm sua própria governança, mas podem evoluir com a troca de experiências, conhecendo a realidade de grandes empresas e de empresas longevas, aumentando assim a performance de seus negócios”, assinalou.
Caroline Obenaus Cani, presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, também destacou a importância de Jaraguá do Sul receber o evento. “É um assunto com o qual a ACIJS está muito familiarizada. Nossa cidade e região, pelas características dos nossos empreendedores, têm a boa governança como um importante valor para o sucesso e a longevidade dos negócios, sustentada por lideranças fortes e determinadas a preservar o legado dos seus antecessores”, pontuou Caroline.
Monika Conrads ressaltou ainda que “O IBGC tem muito a ver com Jaraguá, é uma história construída em conjunto”, lembrando os primeiros passos para que o tema passasse a fazer parte das preocupações das empresas locais. Ela reforçou a importância desta cultura chegar a empresas de menor porte, que formam a maioria dos empreendimentos no Brasil.
“A governança é primordial para a continuidade dos negócios, principalmente em momentos difíceis como a sucessão, em uma crise econômica ou até numa situação de vulnerabilidade da empresa. Trazer este conhecimento nos dá muitas possibilidades de pensar e de poder olhar o futuro de forma diferenciada”.
BR-280: Ministro dos Transportes visita túnel duplo e diz que obra será concluída este ano
Túnel duplo é uma das etapas mais complexas da duplicação da rodovia, obra importante para a melhoria da mobilidade rodoviária e ao desenvolvimento econômico regional
Com o Femusc, Jaraguá do Sul dá largada às comemorações dos 150 anos
Programação especial vai reunir várias atrações ao longo de todo o ano
Fortalecimento da representatividade, infraestrutura e educação: metas da nova diretoria da ACIJS
Gestão atuará com foco no protagonismo do associativismo empresarial, consolidando ações em prol do empreendedorismo gerador do desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social de Jaraguá do Sul e região
ACIJS celebra conquistas no ecossistema empresarial e reforça presença na comunidade
2025 foi um ano marcado por muitas realizações e conquistas que reafirmam papel da entidade na representação empresarial e no compromisso com a comunidade
BR-280: trecho estadualizado entra na reta final com novo viaduto na Mannes
Obra da travessia elevada sobre a linha férrea, em Guaramirim, segue com previsão de entrega para abril de 2026
Ranking de agência de riscos destaca Jaraguá do Sul entre as Melhores Cidades do Brasil
O estudo evidencia que boas práticas de administração, alinhadas à eficiência na gestão dos recursos públicos e e qualidade dos serviços para a população podem transformar cidades em polos de desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social