Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 30/05/2022
Compartilhe:

Evento do Feirão do Imposto reforça importância de apoio a projetos sociais via IR

Com a aproximação do prazo final de entrega de declaração do Imposto de Renda, o Núcleo de Jovens Empreendedores ACIJS incluiu na agenda do Feirão do Imposto 2022, realizado na semana que passou, uma live com o objetivo de reforçar a alternativa que contribuintes têm com a destinação do valor devido na tributação em favor de projetos sociais na comunidade.

O tema foi abordado pelo advogado Cristiano Mahfud, que destacou a importância do apoio a projetos inseridos no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e no Fundo Municipal do Idoso. Graças ao mecanismo legal, qualquer pessoa pode ajudar crianças e idosos assistidos por entidades do município, com 3% do valor do imposto devido sendo automaticamente definido na declaração. Essa destinação de parte do imposto é possível para pessoas físicas e na modalidade de declaração completa, não sendo acessível na simplificada. O total também se limita a 3% do imposto devido para cada fundo, e o próprio sistema calcula, na hora, o valor máximo que o contribuinte pode doar.

Para contribuir, depois de preencher a declaração completa, o contribuinte deve selecionar o fundo e colocar o valor, sendo gerado uma guia do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para quitação até o dia 31 de maio, último prazo para entregar a declaração do IR.

Com isso, o fundo beneficiado receberá a doação e o contribuinte terá o referido valor subtraído do imposto a pagar, ou acrescido na sua restituição, dependendo de qual for a situação. No caso de restituição, quando ela ocorrer, o valor é corrigido pela taxa Selic.

O incentivo à destinação de parte do imposto de renda devido a projetos locais é uma ação que tem mobilizado a ACIJS nos últimos anos.  Em 2017, a entidade participou diretamente da criação do Fundo Social, programa articulado pela FIESC, por meio do SESI, que busca impulsionar a cultura do uso de incentivos fiscais em iniciativas regionais. Jaraguá do Sul foi a primeira cidade do Estado a aderir ao programa que, desde então, vem sendo levado a outras regiões. Além do incentivo para a adesão de empresas, como contribuinte Pessoa Jurídica, a ACIJS também tem buscado sensibilidade a participação do contribuinte Pessoa Física, ampliando o alcance social dos recursos.

Ana Clara Franzner Chiodini, presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, reforça a importância dos recursos para a continuidade de projetos que atendem diversos setores. “Temos um histórico de projetos de muita qualidade e com gestão eficiente dos recursos utilizados pelas instituições, o que assegura resultados melhores na área social, como demonstram os indicadores em segurança pública, saúde, educação e cultura. É um envolvimento que traz ganhos coletivos, a cidade e a região são beneficiadas com mais qualidade de vida”, assinala.

O empresário Giuliano Donini, ex-presidente da ACIJS, lembra que a entidade participou de maneira decisiva na formatação do Fundo Social. Jaraguá do Sul, inclusive, foi a cidade piloto na implantação do programa, graças ao engajamento da comunidade. “Foi possível desenvolver metodologias de curadoria a projetos sociais que poderiam gerar maior impacto, com a aplicação de recursos que antes eram direcionados para outras regiões sem que houvesse um acompanhamento e a percepção do valor para a comunidade local”, explica.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Noite de reconhecimento aos Núcleos Empresariais da ACIJS
Associativismo

Noite de reconhecimento aos Núcleos Empresariais da ACIJS

Moção de Aplausos representa o reconhecimento do Poder Legislativo à atuação dos Núcleos Empresariais em prol do desenvolvimento econômico e social do município

Leia mais
BR-280: obra do novo viaduto em Guaramirim prossegue
Destaques

BR-280: obra do novo viaduto em Guaramirim prossegue

Última grande Obra de Arte Especial do projeto de duplicação do trecho estadual, expectativa do Governo do Estado é de conclusão do viaduto nos primeiros meses de 2026

Leia mais
Câmara de Vereadores homenageará Núcleos Empresariais da ACIJS
Associativismo

Câmara de Vereadores homenageará Núcleos Empresariais da ACIJS

Reconhecimento com moção de aplausos aos Núcleos Empresariais acontece nesta quinta-feira, às 19 horas, no CEJAS. Evento é aberto à comunidade

Leia mais
ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria
Associativismo

ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria

Associados são convidados a partir da AGE que definirá novo período de gestão para a diretoria no biênio 2026-2027

Leia mais
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Notícias

Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM

Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar

Leia mais
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Associativismo

Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático

Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.