Especialista fala sobre a importância da IA para a melhoria da competitividade
O uso da Inteligência Artificial tem se intensificado cada vez mais por diferentes setores, mas a aplicação da ferramenta vai além de pesquisas e formação de conteúdos escritos ou na geração de imagens.
Segundo ele, o uso de IA cresceu muito a partir de 2022. Hoje, mais de 70% dos negócios em todo o mundo fazem uso da inteligência artificial em seus processos, em áreas como desenvolvimento de produtos, tecnologia da informação, operações de serviços e gestão de conhecimento.
“O principal impacto para as empresas que passam a utilizar a inteligência artificial é na produtividade, que no Brasil vem caindo e ficando na contramão de Estados Unidos e China”, acentuou o especialista em inovação e futuro dos negócios Arthur Igreja, em palestra sobre o tema “Inovação e tendências tecnológicas”, no dia 13, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. Produtividade não se mede pelas horas de trabalho, mas pelos recursos utilizados e a IA ajuda muito nisto, pontua Igreja. A palestra fez parte da programação em comemoração à Semana da Indústria.
A convite da FIESC e ACIJS, Arthur Igreja apresentou as novidades mais recentes do setor de tecnologia, após acompanhar o SXSW – South by Southwest, evento internacional que reúne temas como inteligência artificial, robótica, economia criativa, moda, marketing, startups e sustentabilidade.
A IA, explicou, está se tornando uma tecnologia de uso geral, comparável à chegada da internet, com potencial para transformar profundamente o mercado e a sociedade. Para ele, as empresas devem estar atentas às mudanças cada vez mais rápidas em um mundo digitalizado, com grande impacto na competitividade. Não se trata de competir com máquinas, mas de aprender a utilizar os recursos que a tecnologia oferece de maneira estratégica e olhando a inovação que acontece de forma contínua.
>>> Confira imagens da palestra de Arthur Igreja, no CEJAS
[Fotos de Caroline Stinghen/ACIJS]



Ele incentiva líderes a promoverem ambientes abertos à experimentação, colaboração e aprendizado contínuo. Arthur defende que a formação de profissionais deve acompanhar o ritmo das transformações, com foco em habilidades digitais e pensamento crítico.
Além da palestra, Arthur Igreja participou de um bate-papo com o púlico, respondendo perguntas e insights com Luis Leigue, ex-presidente e conselheiro da ACIJS, presidente da SCAR e membro do Conselho de Inovação do município.
O evento contou ainda com o lançamento do programa Qualifica Jaraguá 2025, uma parceria da FIESC com a Prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jaraguá do Sul.
ACIJS mobiliza áreas de Finanças e Controladoria em novo Núcleo Empresarial
Entidade conta atualmente com 20 Núcleos Empresariais que cumprem papel estratégico para ampliação do networking entre associados e no fortalecimento do associativismo empresarial do município
Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra
Evento, gratuito, é uma das atividades do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, uma opção de qualificação profissional e de excelência para líderes, empresários e empreendedores
Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região
Em sua sétima edição, evento tem programação com foco em experiências e desenvolvimento regional
Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT
Encontro Empresarial da ACIJS reuniu lideranças e profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades da indústria têxtil no Brasil
BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região
A participação no encontro é gratuita e aberta a empresários de todos os setores que buscam conhecer linhas de crédito definidas pelo governo federal no enfrentamento ás tarifas impostas pelo governo dos EUA
Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul
Iniciativa do Núcleo de Voluntariado Corporativo tem como objetivo promover valores como solidariedade, consciência ambiental e consumo responsável, por meio da troca de brinquedos e livros entre crianças da comunidade