Entidades empresariais lançam campanha “Eu voto!” para motivar ida às urnas
“Eu faço a diferença. Eu voto!” Com este mote, as entidades empresariais do Vale do Itapocu – ACIJS (Jaraguá do Sul), ACIAC (Corupá), ACIAG (Guaramirim), ACIAM (Massaranduba) e ACIAS (Schroeder) – pretendem motivar os eleitores da região a comparecerem às urnas nas eleições deste ano.
A iniciativa foi apresentada nesta segunda-feira (6), durante a plenária da ACIJS e APEVI, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. A linha condutora da campanha, como explicou o presidente da ACIJS e do CEJAS, Anselmo Luiz Jorge Ramos, é a motivação para a mudança de comportamento do eleitor.
“Estamos nos aproximando de mais um pleito eleitoral e precisamos ter uma tomada de decisão quanto à nossa atitude no sentido de que não basta nos indignarmos, e de entendermos que é somente através do voto que conseguiremos alterar este quadro político indesejável”, assinala.
O empresário lembra que há indicadores que apontam para um cenário de desinteresse pelo pleito. Estima-se que 60% de votos possam ser desperdiçados, seja pelo número de eleitores que não regularizaram seus títulos com a biometria (cerca de 9 mil pessoas), ou pelo não comparecimento às urnas, voto nulo ou em branco. “Desde o início deste ano, as entidades já vinham discutindo uma forma de participar do processo eleitoral, seja no intuito de buscar a melhor representatividade para a região, seja com este propósito de valorização do voto”, explica Anselmo.
Com a participação das agências CMC, Oodles, KWB e Woop, que fazem parte do Núcleo de Marketing e Comunicação ACIJS-APEVI, foram elaboradas peças que em breve estarão sendo divulgadas em outdoors, em mídias digitais, rádio e em outros meios com o objetivo de ampliar o alcance das mensagens.
O vice-presidente de Marketing da ACIJS, Luis Hufenüssler Leigue, explica que a campanha tem um caráter de provocação, mas no bom sentido, estabelecendo a inquietude do eleitor.
Segundo ele, as agências trabalharam com elementos que estão presentes em diálogos comuns nas redes sociais, para mostrar que apenas questionar de maneira não producente não melhora o nível político do País.
“A campanha quer sugerir este sentimento, de que compartilhar a indignação de uma celebridade no Facebook, ou replicar algo que até pode parecer engraçado no WhatsApp, mesmo sendo uma Fake News, não resolve o problema. É só o voto que muda o que não concordamos”, lembra.
O presidente da ACIJS completa destacando que o comparecimento do eleitor no dia da votação pode ajudar a qualificar a representação regional. “Há bons candidatos que participarão das eleições, cabe ao eleitor fazer sua opção. Mas isto só poderá acontecer através da votação, e não simplesmente deixando de participar do processo eleitoral”.
Montagem de domo gigante no Parque de Eventos prepara ‘clima’ das comemorações do sesquicentenário de Jaraguá do Sul
Com acesso gratuito ao público, maior exposição da história do município acontece de 1º a 5 de julho no Parque de Eventos, unindo cultura, gastronomia, resgate histórico, inovação e grandes nomes do empreendedorismo
STF suspende por 90 dias penalização a empresas que descumprirem NR-1
Decisão judicial reconhece que a norma não estabelece regras claras sobre como incluir os fatores de riscos psicossociais no programa de gestão de riscos (PGR) e cria insegurança jurídica
Jaraguá do Sul e região são destaque do “Oscar Ambiental Brasileiro” em 2026
WEG, Malwee, Lunelli e DR Aromas & Ingredientes recebem o Troféu Onda Verde no Prêmio Expressão Ecologia pela vanguarda em inovação e sustentabilidade industrial
Gastronomia solidária reverterá 15% do faturamento para oito entidades de Jaraguá do Sul
Parte da arrecadação da Praça Gastronômica durante a Expo 150, em comemoração ao sesquicentenário de Jaraguá do Sul, será destinada a hospitais, corporações de socorro e associações de assistência social do município
ACIJS celebra 88 anos com painel sobre governança familiar e preservação de legados
Preservar valores como a simplicidade e o respeito ao legado são a base da boa governança familiar, enfatizaram Décio da Silva e Mariana Werninghaus de Carvalho, em painel especial realizado no Encontro Empresarial da ACIJS
Historiador revisita linha do tempo da ACIJS e revela importância do associativismo para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul
Pesquisa do historiador Ademir Pfiffer, publicada no Jornal do Vale e no Portal Observa +, mostra a importância do legado de empreendedores pioneiros que há 88 anos enxergaram no associativismo motor para o crescimento do município com sustentabilidade econômica e social
