Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 04/09/2018
Compartilhe:

Eleições 2018: ACIJS inicia encontros com candidatos

Gestão eficaz de recursos públicos e a priorização de projetos voltados à melhoria da infraestrutura e na atenção à saúde, principalmente, são compromissos que os candidatos a Assembleia Legislativa Dieter Janssen (PP) e Vicente Caropreso (PSDB) destacaram em suas falas durante encontro na ACIJS nesta segunda-feira, 3 de setembro. Os dois políticos foram os primeiros convidados da entidade a participarem de plenária com o objetivo de dar espaço para que candidatos às eleições deste ano apresentem suas propostas.

A plenária abriu uma agenda que a entidade cumpre em setembro e no começo de outubro. Além de Dieter Janssen e de Vicente Caropreso, o roteiro seguirá no dia 17 com o candidato ao Governo do Estado Mauro Mariani (MDB); no dia 24 será a vez dos candidatos à Câmara Federal Carlos Chiodini (MDB) e Leandro Schmöckel Gonçalves (Novo); e no dia 1º de outubro a plenária contará com a presença do candidato ao Governo do Estado Gelson Merísio (PSD).

Antes da apresentação dos candidatos, o presidente da ACIJS Anselmo Ramos falou sobre a iniciativa de ouvir concorrentes ao pleito eleitoral e ressaltou o posicionamento da entidade, com um formato diferente ao de outros pleitos. Ele explica que não se trata de restringir nomes, mas de defender um posicionamento que a entidade tem manifestado há algum tempo: o de que partidos definam um número menor de candidatos e que se pense muito mais nos interesses coletivos do que nas articulações de partidos, vinculados a coligações e utilizando esta nominata como moeda de troca na administração pública.

“Temos buscado este entendimento, mas sem respostas de siglas que insistem em levar mais em conta os interesses da agremiação do que as necessidades do município e da região. Estamos reiterando, com este ciclo de plenárias onde teremos a presença de candidatos, o desejo de que tenhamos uma reflexão sobre o voto distrital, porque entendemos que a lógica atual de lançamento de muitos nomes reduz a possibilidade de uma representação efetiva para a região”, assinala Anselmo.

Anselmo Ramos avalia que a preocupação dos partidos, em vez de quantidade de candidatos, deveria ser voltada a conscientizar o eleitor quanto à importância de ir votar.

>> Confira a íntegra da plenária acessando https://youtu.be/tfWVIbs0hTc

“Há uma preocupação clara de que tenhamos menos votos válidos. Aliado ao número excessivo de candidatos, corremos o risco de novamente não termos uma representação à altura”
Anselmo Luiz Jorge Ramos, presidente da ACIJS

Esta situação inclusive, como lembrou o presidente da ACIJS, levou ao lançamento da campanha “Eu Voto!”, apresentada na plenária. A ação foi desenvolvida em parceria com outras entidades da região: ACIAC (Corupá), ACIAG (Guaramirim), ACIAM (Massaranduba) e ACIAS (Schroeder).

A estratégia da campanha e as peças foram desenvolvidas pelas agências CMC, Oodles, KWB e Woop, que fazem parte do Núcleo de Marketing e Comunicação ACIJS-APEVI e, a partir de agora cada entidade fará a divulgação em seu município, em outdoors, mídias digitais, rádio e em outros meios com o objetivo de ampliar o alcance das mensagens.

“A campanha surgiu da necessidade de um maior engajamento dos eleitores para que exerçam o direito de cidadania, comparecendo às urnas e participando para que a região tenha mais representatividade política”, explicou a publicitária Silene Wolf, que apresentou a ideia central da campanha.

Dieter defende mais eficiência e menos despesas

O principal ponto destacado por Dieter Janssen é a racionalização de despesas e o bom uso de recursos públicos.

“Precisamos de um Estado mais enxuto, que economize nas suas despesas de custeio, e com isso tenha mais capacidade de investir naquilo que a população precisa”
Dieter Janssen

Dieter ressaltou ainda do empenho que terá, caso eleito, na busca de solução para a duplicação da BR-280, no apoio à saúde e no auxílio aos hospitais da região, no incentivo ao ensino em tempo integral, melhoria da segurança pública e no reconhecimento ao trabalho dos bombeiros voluntários.

Caropreso diz que foco é saúde e infraestrutura

Deputado estadual que busca a reeleição e ex-secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso diz que o foco principal da atuação, se vitorioso, será direcionado à saúde e infraestrutura.

“Como médico, não poderia pensar diferente, porque é angustiante ver como as pessoas sofrem com a falta de mais atenção nesta área”
Vicente Caropreso

Falou também de prioridades que têm sido levantadas pela comunidade e permanecem sem solução rápida, como a duplicação da BR-280, da promessa não cumprida pelo Governo do Estado de implantação de viaduto em Guaramirim e de respostas para melhorar a mobilidade. “Continuarei sendo um chato, insistindo nestas questões, porque vejo que são importantes para o desenvolvimento da região”.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Gastronomia solidária reverterá 15% do faturamento para oito entidades de Jaraguá do Sul
EXPO 150

Gastronomia solidária reverterá 15% do faturamento para oito entidades de Jaraguá do Sul

Parte da arrecadação da Praça Gastronômica durante a Expo 150, em comemoração ao sesquicentenário de Jaraguá do Sul, será destinada a hospitais, corporações de socorro e associações de assistência social do município

Leia mais
ACIJS celebra 88 anos com painel sobre governança familiar e preservação de legados
Encontro Empresarial

ACIJS celebra 88 anos com painel sobre governança familiar e preservação de legados

Preservar valores como a simplicidade e o respeito ao legado são a base da boa governança familiar, enfatizaram Décio da Silva e Mariana Werninghaus de Carvalho, em painel especial realizado no Encontro Empresarial da ACIJS

Leia mais
Historiador revisita linha do tempo da ACIJS e revela importância do associativismo para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul
Destaques

Historiador revisita linha do tempo da ACIJS e revela importância do associativismo para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul

Pesquisa do historiador Ademir Pfiffer, publicada no Jornal do Vale e no Portal Observa +, mostra a importância do legado de empreendedores pioneiros que há 88 anos enxergaram no associativismo motor para o crescimento do município com sustentabilidade econômica e social

Leia mais
Expo 150 divulga destaques da programação especial de celebração do sesquicentenário de Jaraguá do Sul
Comunidade

Expo 150 divulga destaques da programação especial de celebração do sesquicentenário de Jaraguá do Sul

Com entrada 100% gratuita, o maior evento de negócios e cultura da história do município ocorre de 1º a 5 de julho no Parque Municipal de Eventos, reunindo grandes líderes, circuito de memória, espaço gastronômico e atrações artísticas

Leia mais
Secretário de Estado da Saúde conhece plano regional e anuncia recursos para UTI do Hospital São José
Institucional

Secretário de Estado da Saúde conhece plano regional e anuncia recursos para UTI do Hospital São José

Com projeção de dobrar a população até 2050, lideranças do Vale do Itapocu apresentam diagnóstico e buscam soluções para evitar colapso no atendimento do SUS

Leia mais
Expo150 projeta comemoração histórica de Jaraguá do Sul
Institucional

Expo150 projeta comemoração histórica de Jaraguá do Sul

Com a realização de feira de negócios e uma governança colaborativa pioneira, município celebra 150 anos e ganha espaço na mídia nacional como polo de atração econômica e de turismo de negócios

Leia mais
01 02 03 193
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.