Conexão entre cultura e empreendedorismo forma temática da Bienal Internacional do Livro, em Jaraguá do Sul
A programação da Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul, de 19 a 29 de outubro, foi apresentada durante evento especial para patrocinadores do evento, nesta sexta-feira (22), no Centro Empresarial – CEJAS.
Com o tema “Como viver junto”, a Bienal do Livro terá a participação de autores húngaros, além de uma agenda de atrações com a proposta de fortalecer a relação entre cultura e empreendedorismo, integrando a comunidade em torno da criação e do fomento de ideias, valores e projetos, conceitos muito associados à própria história do desenvolvimento do município, assinalam os idealizadores do evento.
O resgate da etnia húngara, presente na formação de Jaraguá do Sul, marca a primeira edição do projeto. O país europeu, de onde vieram famílias de imigrantes que deram início à colonização de Jaraguá do Sul juntamente com alemães e italianos, principalmente, será homenageado por meio do autor Sandor Lenard, húngaro que viveu seus últimos anos no interior de Santa Catarina.
Carlos Henrique Schroeder, diretor da Programação Artística e Internacional da Bienal, explica que a homenagem é pautada na relação da cidade com o país e no potencial literário da nação. Segundo ele, Jaraguá do Sul tem aproximadamente 15 mil descendentes húngaros, e um consulado honorário. “A literatura húngara é uma das mais potentes do mundo, e Lenard foi um expoente da escrita e, também, da tradução”, afirma.
Entre os demais destaques da Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul estão atrações internacionais como Krisztina Tóth, a multipremiada e principal autora húngara da nova geração, com mais de 30 livros publicados, e o sociólogo húngaro András Szántó, um dos mais importantes consultores em arte e museus do mundo, autor de “O futuro do museu”, que virá diretamente de Nova Iorque para uma palestra exclusiva.
A programação conta ainda com importantes nomes nacionais, como Christian Dunker, Nuno Ramos, Natália Timerman, Alê Garcia, Carolina Casarin, Martha Gabriel, Nathália Rodrigues (Nath Finanças), Clarice Costa Martins, Zsuzsanna Spiry, e os catarinenses Ieda Magri, Michelli Provensi, Fernando Boppré e Sidnei Marcelo Lopes.
>> Confira aqui a programação completa por data e horário
Temas como arte, modernismo, curadoria, inteligência artificial, planejamento financeiro, negritude e saúde mental estarão em pauta nos encontros. Haverá ainda apresentações teatrais e de música, contação de história, lançamentos e vendas de livros, entre outros eventos que celebram a cultura.

O coordenador geral do evento, João Chiodini, diz que o tema “Como viver junto” segue a proposta de conexão entre a cultura e o empreendedorismo, duas características representativas de Jaraguá do Sul. A inspiração, assinala, vem do filósofo francês Roland Barthes, que apresentou o tema em uma série de conferências no Collège de France, em 1976-1977.
“A relação entre duas áreas e a integração da comunidade em prol da criação e do fomento de ideias, valores e projetos é o que trazemos inspirados em Barthes. Acreditamos que uma expressão de arte, como a literatura, e inovação social do empreendedorismo podem caminhar juntos. Ambas são formas de gerar impacto positivo para a sociedade”, resume.
A Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul é uma realização da Design Cultural, SCAR e ACIJS, que integrou o evento às comemorações dos 85 anos da entidade, completados em 2023.
Ana Clara Franzner Chiodini, presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, ressalta que a entidade abraçou o projeto por sua importância social. “Historicamente sempre houve uma interação muito forte entre as empresas e a área cultural, e a Associação Empresarial tem como propósito contribuir para fortalecer cada vez mais conexões que ajudam a tornar nossa comunidade cada vez melhor. A proximidade com o Centro Cultural e a sinergia com o poder público e com as instituições na comunidade, tornam ainda mais significativas iniciativas como a Bienal Internacional do Livro para que tenhamos uma cidade e região com muito mais qualidade de vida e bem-estar para todos. Trabalhando juntos somos mais fortes e com esta união conseguimos realizar projetos de grande relevância para a comunidade”, afirma.
O projeto é viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, através da Fundação Catarinense de Cultura do Governo do Estado, apoio municipal da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Jaraguá do Sul, e tem o patrocínio das empresas Havan, Malwee, Indumak, Urbano, Tirol, Lunelli, Zanotti, Bold, Live, Condor e Maahs. (Com informações da organização da Bienal Internacional do Livro)
>>> Confira momentos da apresentação da programação da Bienal Internacional do Livro ´fotos de CAROLINE STINGHEN




Câmara de Vereadores homenageará Núcleos Empresariais da ACIJS
Reconhecimento com moção de aplausos aos Núcleos Empresariais acontece nesta quinta-feira, às 19 horas, no CEJAS. Evento é aberto à comunidade
ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria
Associados são convidados a partir da AGE que definirá novo período de gestão para a diretoria no biênio 2026-2027
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional
Jaraguá do Sul ganhará novas delegacias e ampliação da DIC, anuncia delegado-geral da Polícia Civil
Ulisses Gabriel apresentou um panorama da atuação da Polícia Civil em Santa Catarina e destacou avanços em infraestrutura, aquisição de viaturas, uso de tecnologia e aprimoramento da inteligência na atuação das forças de segurança
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Em meio à realização da COP 30 – Conferência Mundial do Meio Ambiente, Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de […]