Combate à dengue: Jaraguá do Sul começa a utilizar drones em vistorias
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio de suas Secretarias e com apoio de entidades parceiras, segue desenvolvendo ações de combate à dengue. O trabalho em conjunto busca, principalmente, conscientizar a população sobre medidas preventivas que fazem a diferença nesta luta para barrar o avanço do mosquito Aedes aegypti.
Na tarde desta terça-feira (12), por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou mais uma ação importante no enfrentamento à dengue: a fiscalização aérea com o uso de drones para identificar locais com possíveis focos do mosquito da dengue, ou possíveis criadouros.
A iniciativa conta com o apoio da ACIJS, CDL e Policias Civil, Militar e Científica e começou pelo centro da cidade, uma das regiões com maior incidência de focos e casos de dengue. Os equipamentos subiram na região do Calçadão da Marechal e captaram as primeiras imagens daquela área.

Segundo o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, o uso dos drones vai permitir vistorias em locais de difícil acesso para os agentes de endemias, como o alto das edificações, por exemplo. “Já conseguimos ver locais com água parada e até com larvas. É uma forma de intensificarmos as fiscalizações e ampliarmos nossas ações. Vai possibilitar fiscalizar uma área maior em menor tempo”, explicou.
Com as imagens em mãos e identificando possíveis criadouros do Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde vai entrar em contato com os proprietários desses locais para que tomem as medidas necessárias para resolver o problema. “Nossa equipe vai contatar os responsáveis e pedir providências. Caso isso não ocorra, outras medidas cabíveis podem ser tomadas”, alerta Alceu Gilmar Moretti.
Os drones são utilizados pela área de segurança pública e foram cedidos especialmente para esta ação. Um modelo (DJI Mavic 2), é usado pela Polícia Científica para levantamento de locais como acidente de trânsito e crimes ambientais, e o outro (um DJI Matrice), é de uso da Polícia Militar. Na ação foram operados pela Polícia Científica.

Os equipamentos têm autonomia de 25 minutos, com capacidade de fazer imagens em 4k além da possibilidade de zoom que permite a visualização de focos do mosquito. O objetivo da utilização é visualizar áreas de difícil acesso como alto de edificações além da possibilidade de fiscalizar uma área maior em menor tempo.
As vistorias aéreas vão ocorrer por toda a cidade. O cronograma de bairros está sendo organizado e será divulgado em breve. (Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)
Summit Empresarial ACIJS reúne líderes para debater governança, sucessão e gestão de alta performance
Consolidado como um dos principais encontros de lideranças de Santa Catarina, evento promovido pela ACIJS trará os cases da DR Aromas & Ingredientes, Urbano Alimentos e Jaraguá Futsal no dia 23 de setembro
Obra avança no lote 2.1 com lançamento de vigas de viaduto na Dibrape
DNIT/SC programa operação “Pare e Siga” para o transporte de 12 vigas gigantes em Guaramirim, no lote 2.1 da duplicação da BR-280
Aniversário com gostinho especial: Jaraguá do Sul prepara bolo dos 150 anos
Corte e distribuição gratuita do bolo de aniversário é tradição em Jaraguá do Sul e uma das atrações mais aguardadas pela comunidade na programação de 25 de julho
Grandes nomes da cultura nacional e internacional são confirmados na 2ª Bienal do Livro de Jaraguá do Sul
De 6 a 16 de agosto, o evento gratuito reúne pensadores, romancistas, artistas e cientistas para debater as conexões entre literatura, tecnologia e sociedade
Concessionárias de Jaraguá do Sul concluem ciclo de formação em vendas
Após encerrar ciclo de formação em vendas, Núcleo de Concessionárias da ACIJS projeta ações para o segundo semestre e convida novos empresários. Confira a agenda completa de atividades dos Núcleos Empresariais
Centro Empresarial recebe Circuito FIESC em debate estratégico para fortalecer indústria catarinense
Encontro com empresários e lideranças consolidou roteiro pelas regiões produtivas de Santa Catarina, debatendo inovação, impactos de mudanças na legislação trabalhista, internacionalização e oportunidades com linhas de crédito para o setor