Combate à dengue: Jaraguá do Sul começa a utilizar drones em vistorias
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio de suas Secretarias e com apoio de entidades parceiras, segue desenvolvendo ações de combate à dengue. O trabalho em conjunto busca, principalmente, conscientizar a população sobre medidas preventivas que fazem a diferença nesta luta para barrar o avanço do mosquito Aedes aegypti.
Na tarde desta terça-feira (12), por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou mais uma ação importante no enfrentamento à dengue: a fiscalização aérea com o uso de drones para identificar locais com possíveis focos do mosquito da dengue, ou possíveis criadouros.
A iniciativa conta com o apoio da ACIJS, CDL e Policias Civil, Militar e Científica e começou pelo centro da cidade, uma das regiões com maior incidência de focos e casos de dengue. Os equipamentos subiram na região do Calçadão da Marechal e captaram as primeiras imagens daquela área.

Segundo o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, o uso dos drones vai permitir vistorias em locais de difícil acesso para os agentes de endemias, como o alto das edificações, por exemplo. “Já conseguimos ver locais com água parada e até com larvas. É uma forma de intensificarmos as fiscalizações e ampliarmos nossas ações. Vai possibilitar fiscalizar uma área maior em menor tempo”, explicou.
Com as imagens em mãos e identificando possíveis criadouros do Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde vai entrar em contato com os proprietários desses locais para que tomem as medidas necessárias para resolver o problema. “Nossa equipe vai contatar os responsáveis e pedir providências. Caso isso não ocorra, outras medidas cabíveis podem ser tomadas”, alerta Alceu Gilmar Moretti.
Os drones são utilizados pela área de segurança pública e foram cedidos especialmente para esta ação. Um modelo (DJI Mavic 2), é usado pela Polícia Científica para levantamento de locais como acidente de trânsito e crimes ambientais, e o outro (um DJI Matrice), é de uso da Polícia Militar. Na ação foram operados pela Polícia Científica.

Os equipamentos têm autonomia de 25 minutos, com capacidade de fazer imagens em 4k além da possibilidade de zoom que permite a visualização de focos do mosquito. O objetivo da utilização é visualizar áreas de difícil acesso como alto de edificações além da possibilidade de fiscalizar uma área maior em menor tempo.
As vistorias aéreas vão ocorrer por toda a cidade. O cronograma de bairros está sendo organizado e será divulgado em breve. (Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)
Noite de reconhecimento aos Núcleos Empresariais da ACIJS
Moção de Aplausos representa o reconhecimento do Poder Legislativo à atuação dos Núcleos Empresariais em prol do desenvolvimento econômico e social do município
BR-280: obra do novo viaduto em Guaramirim prossegue
Última grande Obra de Arte Especial do projeto de duplicação do trecho estadual, expectativa do Governo do Estado é de conclusão do viaduto nos primeiros meses de 2026
Câmara de Vereadores homenageará Núcleos Empresariais da ACIJS
Reconhecimento com moção de aplausos aos Núcleos Empresariais acontece nesta quinta-feira, às 19 horas, no CEJAS. Evento é aberto à comunidade
ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria
Associados são convidados a partir da AGE que definirá novo período de gestão para a diretoria no biênio 2026-2027
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional