CEO da Duas Rodas, Leonardo Zipf, receberá Ordem do Mérito da CNI
O empresário catarinense Leonardo Fausto Zipf, presidente do Grupo Duas Rodas Industrial, de Jaraguá do Sul, será agraciado com a Ordem do Mérito Industrial da CNI. A indicação, que foi feita pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), foi aprovada nesta quarta (20), pela diretoria da Confederação Nacional da Indústria.
“Esta homenagem é o reconhecimento da indústria brasileira à trajetória de um líder que conduziu o processo de internacionalização da empresa e a posicionou no topo do mercado latino-americano de ingredientes para alimentos”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
“Zipf carrega características comuns do industrial e do empreendedor catarinense, da perseverança, arrojo, da capacidade de inovação, de resiliência e de se reinventar”, acrescenta Aguiar.

Executivo conduziu o processo de industrialização da indústria de Jaraguá do Sul – foto DIVULGAÇÃO/DUAS RODAS
Nascido em Blumenau, Zipf chegou à Duas Rodas em 1989, na área comercial, como supervisor de vendas. Posteriormente, ocupou as funções de gerente e diretor comercial, até assumir a posição de CEO executivo do Grupo. Sob sua liderança, a empresa estabeleceu unidades produtivas no Chile, Colômbia e México. Além disso, em 2024, a indústria adquiriu a tropextrakt GmbH, na Alemanha, com a qual a Duas Rodas estabeleceu um centro avançado de inovação e logística em um dos maiores mercados globais. A empresa também expandiu sua presença com escritórios comerciais nos Estados Unidos e na China.
A expansão também ocorreu em território nacional, com a implantação de unidades fabris na cidade sergipana de Estância, e com a aquisição, em 2015, da Mix Indústria de Produtos Alimentícios Ltda, em São Bernardo do Campo-SP.
Administrador com especialização em Marketing, Zipf integrou os conselhos de administração de diversas empresas, incluindo Dudalina, Tigre Tubos e Conexões, Sênior Sistemas e Karsten. Atualmente, faz parte do conselho de administração da EMBRAED. Na Duas Rodas, além de CEO executivo, ele preside o conselho. Em 2019, ele recebeu a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, outorgada pela FIESC.
Ordem do Mérito Industrial da CNI
Zipf será o 33º industrial catarinense a receber a maior condecoração da indústria brasileira, criada em 1958. A Ordem do Mérito Industrial CNI é concedida a personalidades e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento da indústria brasileira.
Sobre a Duas Rodas
A fábrica de extratos e essências naturais foi fundada em 1925, na cidade de Jaraguá do Sul, pelo casal de imigrantes Rudolph e Hildegard Hufenüssler. Ele químico-farmacêutico e ela física, oriundos de Mainz, na Alemanha. Em 1935, a empresa começou a exportar para o Uruguai e, em 1938, para a Europa. O nome Duas Rodas Industrial, pelo qual os produtos já eram conhecidos, passou a ser adotado oficialmente em 1992, substituindo a nomenclatura anterior – Indústrias Reunidas S/A.
A companhia emprega cerca de 1,7 mil pessoas e produz mais de três mil itens divididos em três mercados: Flavors (aromas, extratos botânicos, condimentos e aditivos, além de soluções integradas), Food Service (onde atua com as marcas Selecta, Specialitá e Mix na fabricação de ingredientes para sorvetes, chocolates e confeitaria) e Animal Nutrition (ingredientes para nutrição animal, com a marca Statera). (Com informações da FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina)

DNIT atualiza informações sobre obras da BR-280 em Jaraguá do Sul
ACIJS acompanha execução do projeto de duplicação da rodovia federal, que trará melhorias na mobilidade e segurança viária na região

Construção de cadeia de valor é tema de palestra gratuita da ACIJS, dia 17
Confira a agenda de atividades da ACIJS para associados e eventos abertos à comunidade e fortaleça o movimento empresarial de Jaraguá do Sul e região

Estudo da FIESC mostra efeitos do tarifaço na economia de SC
Cenário mais provável aponta recuo de R$ 1,2 bilhão no PIB de SC, perda de 20 mil empregos e de R$ 171,9 milhões no ICMS. Diversificação industrial de Jaraguá do Sul ajuda a reduzir impactos maiores na região, mas cenário segue monitorado pela Prefeitura

Jaraguá do Sul inicia obras da nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar
Reforma do imóvel que já foi a sede da ACIJS foi oficialmente anunciada no dia 7 de julho, e deverá estar concluída num prazo de 300 dias

Jaraguá do Sul intensifica campanha de vacinação contra o sarampo
Campanha tem como um dos focos prioritários trabalhadores da região

Jaraguá do Sul promove Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados
Programação da Semana Inclusiva tem como foco mobilizar a sociedade em torno do assunto e motivar empresas para a ampliação das oportunidades de inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho