Campanha incentiva doação para projetos de entidades sociais via Imposto de Renda
Iniciativa da FIESC, a campanha IRPF do Bem busca incentivar contribuintes de Santa Catarina ao repasse, via declaração do Imposto de Renda, de uma parte dos valores a pagar ou a restituir para apoio a projetos sociais da própria comunidade.
A campanha é realizada todos os anos por meio do programa Fundo Social, e ganha mais impulso no período de declaração do Imposto de Renda, como forma de sensibilizar os contribuintes de que os valores passíveis de direcionamento e projetos sociais podem ser fundamentais a diversas entidades de auxílio a crianças e adolescentes, e a idosos, nas suas próprias regiões.


Em Jaraguá do Sul, a campanha conta com o apoio da ACIJS, de empresas e instituições que atuam na área social, com projetos do Fundo da Infância e Adolescência e Fundo do Idoso junto aos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de Jaraguá do Sul e Guaramirim. Em 2022, Jaraguá do Sul obteve a segunda maior arrecadação através das contribuições do IR em Santa Catarina, atrás apenas de Florianópolis.
Até o dia 31 de maio, quando encerra o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda, pessoas físicas podem doar até 6% do imposto de renda devido, sendo até 3% para os Fundos da Criança e do Adolescente e até mais 3% para os Fundos do Idoso. As Pessoas Jurídicas também podem fazer a destinação. Com o advento da Lei nº 12.594/2012, o limite para destinação feito pelas PJ passou a ser de 1% para cada um dos fundos, desde que sejam tributadas com base no lucro real e destinem no decorrer do ano-calendário.
>> Os projetos aptos para receber recursos e como fazer a doação podem ser consultados na plataforma do Fundo Social, acessando https://fundosocial.sesisc.org.br/.
Confira o passo a passo para o repasse a projetos na comunidade
1 – Ao acessar o site da Receita Federal, clique no banner “Meu Imposto de Renda” e, após o login, selecione a opção “por deduções legais”.
2 – Lance os rendimentos e deixe a doação para o final do preenchimento da declaração.
3 – Selecione o menu “fichas da declaração” e, em seguida, “doações diretamente na declaração”.
4 – Escolha a opção “criança e adolescente” e “idoso”, em seguida, clique em “novo”.
5 – Selecione: 1. Fundo Municipal 2. UF: Santa Catarina 3. Município: [sugestão de indicação da cidade do contribuinte] 4. Valor: informe o valor da doação lembrando que o valor deve estar dentro do limite de dedução e é calculado automaticamente pelo programa da Receita Federal.
6 – Vá no menu “imprimir” DARF – Doações Diretamente na Declaração – ECA e DARF – Doações Diretamente na Declaração – Idoso.
Observações
O pagamento do DARF deve ser efetuado nos bancos ou caixas eletrônicos. Lembre-se que o período de apuração é 31/12/2022. O pagamento deve ser feito até o último dia de entrega da declaração. A doação não pode ser parcelada em quotas.
Noite de reconhecimento aos Núcleos Empresariais da ACIJS
Moção de Aplausos representa o reconhecimento do Poder Legislativo à atuação dos Núcleos Empresariais em prol do desenvolvimento econômico e social do município
BR-280: obra do novo viaduto em Guaramirim prossegue
Última grande Obra de Arte Especial do projeto de duplicação do trecho estadual, expectativa do Governo do Estado é de conclusão do viaduto nos primeiros meses de 2026
Câmara de Vereadores homenageará Núcleos Empresariais da ACIJS
Reconhecimento com moção de aplausos aos Núcleos Empresariais acontece nesta quinta-feira, às 19 horas, no CEJAS. Evento é aberto à comunidade
ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria
Associados são convidados a partir da AGE que definirá novo período de gestão para a diretoria no biênio 2026-2027
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional