Notícias 18 ago, 23

Evento valoriza e reconhece presença feminina no associativismo empresarial de Santa Catarina

FACISC celebra Dia da Mulher Empresária com evento para lideranças femininas

O evento “Mulheres que Inspiram: 1º Encontro de Lideranças Femininas do Sistema FACISC” reuniu cerca de 70 representantes de todas as regiões do estado, nesta quinta-feira (17), data em comemoração ao Dia Nacional da Mulher Empresária, na sede da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, em Florianópolis.

O presidente da FACISC, Sérgio Rodrigues Alves, destacou que as mulheres chegam onde estão por mérito e competência. Atualmente, 37 mulheres estão nas presidências das Associações Empresariais. “São cinco associações empresariais centenárias em Santa Catarina e dessas quatro são presididas por mulheres”, reforça.

A presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME), Poliana de Oliveira, ressalta o significado especial da homenagem ao empreendedorismo feminino. “Sempre organizamos eventos para nós mesmas e agora temos uma homenagem vinda do presidente do nosso sistema”, pontua, destacando que as mulheres que estão em cargos de liderança como presidentes de associações empresariais são especiais e diferenciadas, que doam seu tempo em prol do associativismo.

A presidente da ACIJS, Ana Clara Franzner Chiodini, e a vice-presidente de Comunidade e Urbanismo, Caroline Elisa Obenaus Cani, participaram do evento, que contou com duas palestras.

>>> Confira alguns momentos do evento:

A ex-presidente da ACIJS Monika Hufenussler Conrads lembrou que o sucesso de qualquer projeto é resultado de cooperação. A empresária falou sobre o tema “Impulsionando Mudanças: empreendedorismo e cidadania”, destacando a experiência de atuar em várias frentes do associativismo empresarial e em organizações sociais.

“Trabalhei em conjunto, em equipe, porque é assim que atuei em toda a minha vida. Nada se faz sozinho”, assinala Monika, que preside o Conselho de Administração da Duas Rodas. Ela destacou que olhar para trás e ver o legado deixado é o que importa. “Ver a obra crescer é muito mais importante do que ser o centro das atenções”, resume a empresária, que hoje integra o Conselho Superior da ACIJS, foi presidente da SCAR e tem atuação em outros setores, como a governança corporativa e mentorias de empreendedores.

Luciana Nunes, diretora jurídica da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), falou sobre “O poder feminino no terceiro setor” e ressaltou a importância do aprendizado. “Quando penso no que precisamos ter para uma vida de sucesso vejo que três delas são compromisso, confiança e competência”, disse.

O evento contou ainda com um Talk Show comandado pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária, com a participação de Marina Barbieri, gestora do programa Sebrae Delas; Cristiano Demartini, CEO da Odonto Top; e Karina Colombo, gerente regional de Desenvolvimento do Sicredi Sul. (Com informações da FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina)