Qualificar cada vez mais os destinos, com rotas estruturadas e atrativos que proporcionem ao visitante uma experiência que permaneça em suas memórias e faça com que retornem, capacitação profissional e empreendimentos comprometidos com a sustentabilidade ambiental. Estes são desafios permanentes para que o turismo se desenvolva ainda mais na região, contribuindo para o crescimento econômico com mais geração de empregos, aumento de arrecadação para os municípios e estabelecendo um ciclo virtuoso como negócio que traz riquezas e bem-estar para as comunidades.
Foi para debater questões como estas que o Núcleo de Hospitalidade ACIJS promoveu nesta terça-feira (23) o 5º Seminário de Turismo, reunindo no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul empreendedores do setor e consultores que abordaram aspectos que envolvem a cadeia produtiva do setor.
Conforme Everton Pacheco, líder do Núcleo de Hospitalidade, a proposta do seminário foi instigar a reflexão sobre os caminhos para tornar o turismo ainda mais contributivo para a economia regional. O tema “Sustentabilidade e Transformação: O Futuro dos Negócios?”, com tom interrogativo, explica, teve justamente o propósito de motivar empreendedores e profissionais da área, a partir da apresentação de cases de sucesso, ao mesmo tempo em que consultores convidados ressaltaram questões importantes na gestão dos negócios, como a capacitação de mão de obra, para melhor receber o visitante, comunicação assertiva e até o impacto que o compromisso com o meio ambiente gera para a fidelização de turistas.
>>> Confira imagens do Seminário de Turismo – fotos de Caroline Stinghen
“Alinhar os empreendimentos com foco na sustentabilidade já é uma exigência de muitos turistas”, explica Cristiane Soares Cardoso, consultora do programa DEL – Desenvolvimento Econômico Local da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), auxiliando empreendedores na busca de certificação específica para o setor. Administradora de hotel em Orleans, no Sul do estado, e participante do DEL, Drielli Debiasi Baggio, expôs que a mudança de cultura em empreendimentos familiares tradicionais não algo fácil. “Não se consegue uma mudança de cultura, em uma empresa, de forma imediata”, explicou ao contar a experiência no hotel que comanda. Segundo ela, é um processo que passa por treinamento das equipes, fortalecimento das relações com a comunidade e investimentos na infraestrutura do estabelecimento e na forma de se comunicar com os clientes.
Comunicação em um mundo cada vez mais digital também foi destacada na fala de Fábio de Lucca, que há 35 anos atua no mercado da gastronomia, na área gestão de restaurantes e com especialização em administração e controladoria. Ganhador do prêmio “Veja: Melhores do ano” por 18 vezes, em Fortaleza, Ceará, para ele é preciso tirar proveito de ferramentas digitais como aliadas para a melhoria do turismo como negócio.
“Hoje mais de 70% das viagens são decididas naquilo que o turista vê no digital”, observa Fábio. Para ele, nem sempre grandes estruturas são determinantes para atrair o interesse do visitante, mas sim que ele se sinta atendido nas suas necessidades como cliente. É muito importante valorizar os locais, tratar as atrações com únicas, que elas proporcionem experiências valiosas, assegura.
A riqueza e a diversidade do turismo regional também foram enfatizadas pela turismóloga Valéria Assis de Oliveira, pelo agente de viagens e presidente do Vale dos Encantos Convention Kilian Sohn Neto, e por Cíntia Buzian e Everton Pacheco, ambos ligados ao Núcleo de Hospitalidade ACIJS.
A integração de municípios para divulgar seus produtos turísticos, explicou Valéria, tem avançado, mas é preciso fortalecer ainda mais o trabalho conjunto. Kilian também destacou ações que segundo ele vêm impulsionando o setor, com esforços de entidades do trade, da iniciativa privada e do poder público “para fazer mais e melhor, deixando um legado ao turismo regional”, acentua.
Cíntia e Everton ressaltaram projetos nesta direção, que visam tornar a região um destino conhecido por turistas do País e exterior. Vídeos apresentando as atrações turísticas, gastronomia, valores culturais e belezas naturais da região foram produzidos e veiculados em plataformas digitais, e um guia de orientação a visitantes com informações completas sobre roteiros e a estrutura à disposição será lançado em breve em Jaraguá do Sul.
Completando a programação, William Pereira falou sobre atributos que oportunizem experiência ao turista, como cliente. Bacharel em administração de empresas, ele explicou como o Programa de Experiência do Paciente no Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, onde atua, tem relação com qualquer atividade. A base desta relação, conceitua, é o cuidado centrado na pessoa.
“Negócios são feitos por pessoas, para se fazer negócios é preciso conhecer pessoas”, resumiu William. No turismo, como em qualquer empreendimento, pondera, é preciso ter percepção de valor do cliente, e saber o que entregar no negócio. Citou pesquisa realizada no hospital, mas que segundo ele, traduz uma realidade em qualquer ramo. Este levantamento apontou que as maiores expectativas das pessoas é quanto a forma como elas são tratadas, mencionando que atender este requisito é cumprir uma jornada que envolve pessoas, processos e o ambiente, capaz de proporcionar a qualquer pessoa uma experiência de qualidade.