Fundada em 10 de setembro de 1985, por iniciativa de empresários do ramo metal mecânico por meio do Sindicato Patronal que representava o segmento na época. A iniciativa contou desde o primeiro momento com o apoio da ACIJS, naquele período sob a presidência do empresário Vicente Donini. Quando surgiu, a entidade teve a denominação de AMEVI – Associação de Micro Empresas, assumindo anos depois a atual denominação e integrando micro e pequenas empresas e empreendedores individuais do Vale do Itapocu, com um quadro associativo em parceria com a ACIJS e fazendo parte ao lado da Câmara de Dirigentes Lojistas do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.
Marciano Alves, presidente da APEVI (foto), destacou na plenária realizada no dia 10 que a entidade, mesmo se renovando a cada dia mantém o propósito de defender e apoiar o fomento de negócios de empresários deste segmento que responde no Brasil por mais de 90% da economia.
Ressalta a missão de fomentar a auto-sustentação do ambiente no qual se insere a micro e pequena e empresa e mais recentemente, com o surgimento da figura jurídica do Micro Empreendedor Individual, também esta categoria de atividade econômica. “Isto se dá pela representatividade, pela melhoria da gestão e na indução de negócios, com ações que fazem parte do nosso DNA e reforçadas diariamente, com o objetivo de cumprirmos a missão da entidade de ser excelência no estado no apoio à micro e pequena empresa”.
Além das atividades rotineiras de capacitação e de auxílio ao desenvolvimento do segmento através da realização de feiras e de eventos voltados à qualificação empresarial, busca o fortalecimento da representatividade por meio do engajamento à Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), apoio mobilizações do setor produtivo por menos burocracia, flexibilização da carga tributária conforme preconiza a Constituição Federal de tratamento diferenciado e favorecido às micro e pequenas empresas. Assim, como nas iniciativas ao lado das demais entidades que formam o CEJAS, e na articulação com o meio associativista do Vale do Itapocu, principalmente na defesa de menos impostos e mais transparência na política pública.
Os presidentes da ACIJS e da CDL, Anselmo Ramos e Gabriel Seifert, além dos ex-presidentes da entidade Leandro Schmöckel Gonçalves e Márcio Manoel da Silveira, e outras lideranças do município, também destacaram a trajetória da APEVI e sua importância no contexto social e econômico do município e região.
Após a plenária conjunta com a ACIJS, a APEVI recepcionou os presentes com um coquetel no salão de eventos Rodolfo Hufenüssler.