Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 31/10/2019
Compartilhe:

Hamilton Mourão diz que governo trabalha para que a sociedade retome a confiança no País 

 

“O tamanho do Estado é muito pesado para quem trabalha e produz”, disse o vice-presidente Hamilton Mourão na palestra no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul  –  Foto: Bruno Batista / VPR

Na sua primeira visita à região como vice-presidente eleito, o general Hamilton Mourão exaltou o que encontrou em Jaraguá do Sul. “Estou aqui no Brasil que trabalha e produz”, afirmou ao final da palestra para cerca de 450 pessoas no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul,onde esteve a convite da ACIJS.

Na fala durante o Encontro Empresarial da ACIJS, Mourão traçou um panorama do cenário internacional e os reflexos para a economia brasileira, citando desafios que o governo enfrenta para a retomada do crescimento econômico.”O governo precisa ser indutor do desenvolvimento, estimular a competitividade das empresas e olhar a questão social”, assinalou.

O presidente da ACIJS, Anselmo Luiz Jorge Ramos, destacou a importância da presença do vice-presidente e a oportunidade de Mourão conhecer uma região onde as empresas se dedicam e a comunidade está integrada.

“Acreditamos em uma grande aliança transversal entre setor produtivo, poder público e sociedade. Há uma capacidade econômica,mas sentimos a ausência do governo em relação à questão da infraestrutura”, citando a BR-280 como um dos grandes gargalos para que a região receba mais investimentos. “Temos uma via que está em obras de duplicação há anos, semperspectivas porque os repasses de recursos não são suficientes”.

“O que torna Jaraguá do Sul única, e gostaríamos de salientar isso no momento em que recebemos um dos representantes máximos dos poderes constituídos, é justamente a capacidade de convergência das discussões e norteamento das ações que transcendem aos planos de governo, transformando-se em planos de Estado”, disse o presidente da ACIJS Anselmo Luiz Jorge Ramos ao saudar o vice-presidente da República – Foto: Bruno Batista/ VPR

Hamilton Mourão elogiou a mobilização da comunidade e as cobranças por mais investimentos públicos, dizendo que estas cobranças fazem parte da democracia e fortalecem o Estado. “Um país que não tem uma sociedade civil forte não funciona”. Tanto a união como os estados, salientou, há algum tempo não contam com recursos porque a arrecadação é comprometida com despesas da administração pública.

O vice-presidente enumerou oque considera passos fundamentais para que o País avance, destacando que o governo federal está pautado na retomada da confiança da sociedade. “O legado que queremos deixar para a sociedade é uma política de Estado, não uma política de governo, porque só assim o país terá um rumo”.

Dos desafios que o governo traçou para alcançar esta meta, explicou, estão questões como o ajuste das contas públicas e a busca de maior capacidade de investimentos. O governo traçou dois pilares que são o equilíbrio fiscal e a produtividade, destacando a reforma da Previdência como o primeiro deles, a reforma administrativa para diminuir o tamanho do Estado, a desregulamentação e a privatização de empresas, cuidando também de questões como o meio ambiente e a segurança pública.

“O Brasil tem menos produtividade porque o custo de produção é alto, são mais de 5 mil e setecentas legislações diferentes de tributos. Temos um pacote tributário de R$ 70 bilhões por ano, mas outros R$ 400 bilhões são estão na evasão ou na sonegação. É preciso simplificar a base de tributação, combater a sonegação e com isto aumentar a arrecadação, o que vai permitir reduzir a carga tributária”.

Privatizações e desregulamentações, disse o vice-presidente, também poderão melhorar a eficiência do Brasil. Há pelo menos 148 estatais que podem ser vendidas,fechadas ou se tornarem de capital misto. Para que estas medidas sejam aprovadas, explicou, é preciso que a sociedade participe, fazendo referência à atuação do Congresso Nacional e de setores representativos.

Diretoria da ACIJS com o vice-presidente da República Hamilton Mourão

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Notícias

Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM

Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar

Leia mais
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Associativismo

Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático

Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional

Leia mais
Jaraguá do Sul ganhará novas delegacias e ampliação da DIC, anuncia delegado-geral da Polícia Civil
Destaques

Jaraguá do Sul ganhará novas delegacias e ampliação da DIC, anuncia delegado-geral da Polícia Civil

Ulisses Gabriel apresentou um panorama da atuação da Polícia Civil em Santa Catarina e destacou avanços em infraestrutura, aquisição de viaturas, uso de tecnologia e aprimoramento da inteligência na atuação das forças de segurança

Leia mais
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Destaques

Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG

Nesta quarta-feira (5), Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de investimentos alinhados às práticas ESG — ambientais, sociais e de […]

Leia mais
Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado
Associativismo

Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado

Estratégias para o desenvolvimento do setor passam pelo engajamento regional e pela afirmação de políticas públicas consistentes, defendem lideranças e especialistas no 7º Seminário de Turismo realizado pelo Núcleo de Hospitalidade da ACIJS

Leia mais
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Destaques

Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil

Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.