Gestão de resultados e substituição tributária na pauta empresarial
A plenária da ACIJS e APEVI na segunda-feira (26) traz aos empresários de Jaraguá do Sul e região dois assuntos importantes para as empresas.
Spyrus Diamantaras, gestor de negócios do Sebrae de Santa Catarina, fará a apresentação do programa GIR – Gestão de Indicadores de Resultados, voltado à busca de formas eficientes para a garantia de bons resultados a empreendimentos de todos os portes.
Trata-se de um programa bastante completo, que trabalha a parte estratégica e ajuda a definir indicadores de metas e estabelece um plano de crescimento e possibilita melhores oportunidades às empresas que querem atingir resultados eficientes.
O programa oferece uma carga horária em sala de aula e consultoria na própria empresa, com o objetivo de permitir ao gestor aprender a monitorar periodicamente seus resultados em diferentes esferas: finanças, marketing, recursos humanos e processos.
Através de práticas mensuráveis, as empresas poderão ao final do curso analisar o crescimento de seus negócios, com ganhos reais para o dia a dia. O GIR começa com um Diagnóstico Empresarial Preliminar que irá identificar o perfil da empresa e a possibilidade de participação no programa.
A partir daí os selecionados realizam o Plano Empresarial, que traça estratégias e indicadores que irão nortear todo o andamento das ações em cada negócio. Após esta etapa, acontece o aprofundamento nas áreas de gestão e em seguida, a revisão estratégica do negócio e a apresentação da evolução da performance, finalizando com um novo plano empresarial traçado com base nas necessidades exclusivas de cada empresa participante.
Ainda na plenária, o contador Dionei Hienckmayer vai abordar os impactos para as empresas a partir de recente decisão da Secretaria de Estado da Fazenda de desonerar a cadeia produtiva do Estado, por meio da revogação no CONFAZ os protocolos que garantiam a cobrança de ICMS devido por substituição tributária (ICMS-ST) para produtos alimentícios, materiais de limpeza e utilidades domésticas. Estas alterações terão efeitos já a partir de 1º de abril, tanto nas operações internas como nas interestaduais que tenham como destino Santa Catarina.
O objetivo do Governo do Estado, explica o secretário Paulo Eli, é excluir a maior parte dos produtos do regime de substituição tributária progressiva (“para frente”) no ICMS. Hoje o Estado tem entre 60% e 70% dos produtos sob o regime do ICMS-ST. Não é de hoje que Santa Catarina vem mudando a sistemática da substituição tributária. O processo iniciou em 2017, quando houve alteração nas regras do recolhimento de ICMS para eletroeletrônicos e brinquedos. A recente decisão da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, de suspender a “dupla incidência do imposto”, levou Santa Catarina a dar continuidade ao realinhamento estratégico.
A plenária é aberta a empresários, profissionais, estudantes e comunidade em geral, com entrada gratuita.
Informações pelo telefone (47) 3275-7027 e pelo e-mail eventos@acijs.com.br.

DNIT atualiza informações sobre obras da BR-280 em Jaraguá do Sul
ACIJS acompanha execução do projeto de duplicação da rodovia federal, que trará melhorias na mobilidade e segurança viária na região

Construção de cadeia de valor é tema de palestra gratuita da ACIJS, dia 17
Confira a agenda de atividades da ACIJS para associados e eventos abertos à comunidade e fortaleça o movimento empresarial de Jaraguá do Sul e região

Estudo da FIESC mostra efeitos do tarifaço na economia de SC
Cenário mais provável aponta recuo de R$ 1,2 bilhão no PIB de SC, perda de 20 mil empregos e de R$ 171,9 milhões no ICMS. Diversificação industrial de Jaraguá do Sul ajuda a reduzir impactos maiores na região, mas cenário segue monitorado pela Prefeitura

Jaraguá do Sul inicia obras da nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar
Reforma do imóvel que já foi a sede da ACIJS foi oficialmente anunciada no dia 7 de julho, e deverá estar concluída num prazo de 300 dias

Jaraguá do Sul intensifica campanha de vacinação contra o sarampo
Campanha tem como um dos focos prioritários trabalhadores da região

Jaraguá do Sul promove Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados
Programação da Semana Inclusiva tem como foco mobilizar a sociedade em torno do assunto e motivar empresas para a ampliação das oportunidades de inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho