Social Summit pauta o desenvolvimento com sustentabilidade
Causas sociais, fortalecimento institucional empresarial e o investimento social privado no Brasil marcam a programação do Social Summit 2018, que ocorrerá no dia 10 de outubro (quarta-feira), no Centro Cultural da SCAR – Sociedade Cultura Artística. O evento terá com o tema central “Investimento Social Privado: Uma agenda de impacto para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina”.
A proposta é aprofundar debates importantes em Santa Catarina sobre este tema, provocando os presentes a discutir como construir, enquanto sociedade, uma agenda de impacto voltada ao desenvolvimento sustentável.
O evento é gratuito e pretende reunir especialistas, empresas e profissionais que atuam na área de responsabilidade social e sustentabilidade. Santa Catarina ainda tem muito a desenvolver nesta área, gerando retorno para a população catarinense sob o formato de redução das desigualdades e benefícios sociais advindos deste tipo de investimento.
O evento é gratuito e promovido a partir de parceria entre a FIESC/SESI, FECOMÉRCIO, Bee The Change e GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas, com apoio da ACIJS e SCAR.
Inscrições podem ser feitas gratuitamente no site: https://www.sympla.com.br/social-summit__364609
Agenda aborda temática relevante
“Entendemos que o investimento social privado é uma pauta relevante para as empresas. O SESI, por meio do Fundo Social, tem sido um agente impulsionador da cultura do uso dos incentivos fiscais em Santa Catarina. Redirecionar parte do imposto de renda devido a projetos socioculturais pode ser o primeiro passo para a prática do ISP”, afirma o superintendente do SESI, Fabrizio Machado Pereira.
“A realização do evento acontece em um momento importante para o nosso país, em que os atritos político-partidários ofuscam debates mais profundos sobre os problemas sociais que vivemos. O papel da iniciativa privada e da sociedade são fundamentais para construir esse debate, de forma apolítica e com visão de longo prazo. O evento irá apresentar cenários e tendências do Investimento Social Privado no Brasil, com a intenção de inspirar iniciativas para o território catarinense”, destaca Camila Aloi, assessora de relacionamento no GIFE, instituição que reúne 137 investidores sociais no Brasil, sejam eles institutos, fundações ou empresas que, somados, investem por volta de R$ 2,9 bilhões por ano na área social, operando projetos próprios ou viabilizando os projetos de organizações da sociedade civil.
A programação contará com painéis, palestras e debates. O primeiro painel irá tratar sobre o Investimento Social Privado no Brasil, com palestra do GIFE e debate com convidados. Haverá palestra sobre Incentivos Fiscais e o alinhamento das estratégias de ISP ao negócio. O segundo painel irá tratar sobre cenários e tendências, com uma abordagem alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, causa capitaneada pela ONU – Organização das Nações Unidas, em conjunto com 193 países, dentro os quais o Brasil faz parte. Como encerramento, o evento irá apresentar um case de responsabilidade social, a fim de promover boas práticas, a serem replicadas em Santa Catarina.
Confira a programação completa:
13:30 – Abertura
13:45 – Painel 1: Santa Catarina e o Investimento Social Privado – Caminhos para uma Agenda de Impacto.
Palestra com Camila Aloi (GIFE) – ISP no Brasil e o papel do GIFE nesse cenário nacional.
Debate com a participação da palestrante e dos convidados Sabrina Adami Schappo (WEG), Andressa Mongruel Martins Vicenzi (FIESC/SESI), Rodolfo Schneider (RIS GIFE Curitiba), com mediação de Clarissa Iser (Bee The Change).
15:00 – Palestra: Investimento Social Privado e Incentivos Fiscais, com Clarissa Iser (Bee The Change).
15:30 – Coffee Break
16:00 – Painel 2: Cenários e Tendências do Investimento Social Privado no Brasil, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Palestra com a Professora Anna Maria Tiburcio Medeiros Peliano (Comunitas) – Pesquisa BISC
Debate com a participação da palestrante e dos convidados Hospital São José e FECOMÉRCIO, com mediação de Regina May (Movimento ODS Santa Catarina).
17:15 – Palestra: Alinhamento ao negócio: possibilidades e desafios, com Camila Aloi (GIFE)
17:45 – Case de responsabilidade social
19:00 – Encerramento
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública
Voz Única: Facisc reforça pleitos prioritários para a região Norte
Projetos estruturantes, necessários para o desenvolvimento regional, formam o eixo central na mobilização do setor produtivo junto ao poder público
Resultados reforçam a importância da destinação do Imposto de Renda a projetos sociais
Encontro realizado no Centro Empresarial teve como objetivo fortalecer parcerias entre poder público, organizações sociais e comunidade para ampliar destinações via renúncia fiscal a projetos no município
Sicredi é a melhor empresa para trabalhar no Brasil e a maior da região Sul
Instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil conquistou dois reconhecimentos de grande relevância em 2025
Jornada Empreendedora ACIJS/SEBRAE quer mostrar importância de ESG para as micro e pequenas empresas
Palestra gratuita no Centro Empresarial, exclusiva para empresas associadas, quer mostrar que ações focadas na construção de um mundo melhor, limpo e economicamente equilibrado não representam mais apenas uma tendência e sim exigência do mercado
FACISC lança campanha para reforçar representatividade do setor produtivo catarinense
ACIJS está integrada à campanha Aí me representa, que mostra o valor do associativismo em prol do desenvolvimento empresarial
