Notícias 22 nov, 21

Evento teve como propósito ampliar debate sobre a importância da longevidade com qualidade de vida

Seminário de Longevidade deixa lição de respeito à idade, cuidado com saúde e engajamento social

Assegurar a longevidade com qualidade de vida é um desafio para a sociedade, impondo na atual e futuras gerações a necessidade de maior respeito e atenção às consequências do avanço da idade, aos cuidados com a saúde e no fortalecimento de valores humanos e experiências acumuladas.

A reflexão foi deixada pelos participantes do IV Seminário de Longevidade que o Núcleo de Saúde e Bem-Estar da ACIJS realizou no dia 18, com o propósito de disseminar conceitos que estimulem a melhor qualidade de vida da comunidade.

O evento reuniu no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul três convidados que expuseram suas percepções sobre o tema central “Os desafios da longevidade”, abordando cuidados com a saúde e compartilhando experiências que contribuem para uma vida mais equilibrada e de melhor qualidade.

Participaram o médico de família Michel Jorge de Oliveira, expondo o ponto de vista da medicina; o empresário Vicente Donini, ex-presidente e membro do Conselho Superior da ACIJS, apresentando a experiência pessoal e a visão empresarial sobre o assunto; e a voluntária Everli Teresinha Klein da Silva, demonstrando como a atuação em programas sociais podem contribuir para contribuir por meio da espiritualidade e do senso de pertencimento à comunidade. As palestras tiveram a mediação de Tatiana Krawulski, membro do Núcleo.

O evento teve o patrocínio da Athina Administradora e Corretora de Seguros, Dalila Têxtil, Equilíbrio Academia, Estácio/Idomed, Hospital São José, Levmed, Naturale Produtos Naturais, Receituário Farmácia Magistral e Urbano. Em sua quarta edição, o seminário foi realizado no formato híbrido, com a presença de público no CEJAS, respeitando os protocolos sanitários em função da pandemia, e transmissão online pelo canal da ACIJS no YouTube. Como forma de ampliar a acessibilidade a deficientes auditivos, o evento contou com tradução pelo método Libras.

“É preciso refletir sobre a atenção ao idoso”

Para o médico Michel Jorge de Oliveira, a sociedade precisa repensar o sentido de coletividade e a atenção às pessoas com idade mais avançada. Abordando o tema do ponto de vista da medicina e da experiência como médico de família, o especialista analisou o quadro da saúde no período que antecedeu o surgimento do coronavírus e as consequências da pandemia. Apresentou dados sobre a expectativa de vida de homens e mulheres em 2010 e 2020 e as projeções para os próximos anos.

“O processo de vida e de envelhecimento da população é irreversível e progressivo, é um movimento global com impactos a toda a sociedade”, aponta o médico. Ele cita a preocupação do ponto de vista humanista, sobre como os idosos são reconhecidos por suas próprias famílias e na comunidade, muitas vezes sem respeito e a atenção que merecem, mas também observando o custeio para se manter estruturas de atendimento, via sistema público de saúde e previdenciário, entre outros aspectos.

Segundo ele, os estudos mostram que a população idosa foi a mais afetada pela pandemia, com consequências desde a perda de renda para quem mantinha alguma atividade remunerada e precisou cumprir o isolamento, à própria vulnerabilidade afetada pele vírus ou por doenças crônicas que se agravaram na medida em que perderam oportunidades de socialização. “Saúde não é apenas uma condição física, biológica, mas a condição mental, social e espiritual. Se o distanciamento obrigatório trouxe o seu lado positivo, com a possibilidade de diminuir o crescimento dos casos de Covil, o afastamento de pessoas idosas com atividades sociais trouxe consequências porque essas pessoas passaram a se sentir inúteis, rejeitadas, solitárias”.

A solidão é uma das principais causas de depressão e de demência, mas também por mortes causadas por infarto agudo, reitera Michel. O desafio, sublinha, é estimular o idoso a ter uma vida ativa e conscientizar as pessoas mais velhas de que mesmo com um cenário ainda indefinido em relação à pandemia, com o avanço da vacinação e os cuidados que devem ser tomados é possível manter atividades e não se infectar. “Os idosos estão abandonados, se tornaram pessoas invisíveis e estão sendo deixados de lado pelos mais jovens. É preciso refletir sobre a atenção ao idoso”, completa o médico.

“Os idosos estão abandonados, se tornaram pessoas invisíveis e estão sendo deixados de lado pelos mais jovens” – Michel Jorge de Oliveira

“O ‘Fique em casa’ foi criminoso “

Na visão empresarial, as dificuldades são uma oportunidade de aprendizado e melhoria. Com essa percepção, o empresário Vicente Donini lembrou que os objetivos de qualquer empreendimento deve ser sempre a geração de riquezas como forma de promover o bem-estar das pessoas. Donini disse que em uma crise deve-se pensar em ‘como sair de uma situação melhor do que se entrou’. Para ele, não há como imaginar desenvolvimento e riqueza de uma comunidade sem a existência de indicadores de bem-estar físico, cuidando do corpo e da mente das pessoas.

“O trabalho deve ser um momento de felicidade, de prazer. A mente tem de estar permanentemente ocupada e a alma trazer o sentimento de espiritualidade. Quando conseguimos esse equilíbrio, somos longevos”, descreve o empresário de 79 anos, que mantém plena atividade produtiva aliada a prática esportiva e envolvimento comunitário.

Citou iniciativas na comunidade, lideradas pela ACIJS como o projeto Jaraguá 2010 que mobilizou diversos setores da sociedade em torno do planejamento futuro da cidade, com ações pautadas na sustentabilidade econômica e na qualidade de vida e bem-estar da população, e mais recentemente o Jaraguá Mais Saudável, também alinhado aos mesmos objetivos e apoiado ainda no engajamento por um melhor estilo de vida dos moradores, refletindo em maior longevidade.

Para o empresário, o enfrentamento da pandemia deixa lições importantes. “O distanciamento social, os hábitos de higiene são básicos, a vacinação ajuda muito, são cuidados necessários para evitar a disseminação do vírus, mas o isolamento e o ‘Fique em casa’ foi criminoso. A pandemia foi criminosamente politizada e causou um mal muito grande para a saúde, há uma perda que ficará para décadas”.

“Não há como imaginar desenvolvimento e riqueza de uma comunidade sem a existência de indicadores de bem-estar das pessoas” – Vicente Donini

“A espiritualidade torna o coração mais paciente”

A dona de casa Everli Teresinha Klein da Silva, que atua como voluntária na Oficina de Oração, falou sobre a experiência de propagar o sentimento de fé e espiritualidade na ajuda às pessoas por uma qualidade de vida melhor.

“A espiritualidade é um processo, não é algo que acontece de uma hora para outra”, explicou, ao comentar a atuação da instituição fundada pelo frei capuchinho espanhol Ignacio Larrañaga, como um serviço de animação eclesial para fortificar a fé. O serviço é aberto a todas as pessoas independentes de seu credo religioso, e está presente em vários países.

Para Everli, atuar como um guia tem sido uma forma de enfrentar o dia a dia. “A oração e a espiritualidade ajudam muito na longevidade, torna o coração mais paciente e leva a uma aceitação maior porque aprendemos a olhar a vida de uma maneira melhor”, diz.

“A espiritualidade nos leva a uma aceitação maior porque aprendemos a olhar a vida de uma maneira melhor” – Everli Teresinha Klein da Silva

>>> Confira a íntegra do IV Seminário de Longevidade >>



Confira as

Últimas notícias

Evento especial no dia 7 apresenta nova marca ‘Jaraguá’ e assinatura de edital para nova Central de Operações da PM

Evento aberto à comunidade, faz parte da programação dos 149 anos da cidade

Palestras gratuitas na ACIJS para empreendedores e comunidade

Acompanha a agenda de atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do ecossistema empresarial de Jaraguá do Sul e região

Empresária Viviane Lunelli recebe da FIESC a Ordem do Mérito Industrial

Maior honraria empresarial do estado, comenda reconhece contribuição da indústria para o desenvolvimento econômico e social

Persistência, teimosia e paixão: lições de Anderson Dick ao Núcleo de Automecânicas da ACIJS

Empresa surgiu no início dos anos 2000 com o propósito de desenvolver soluções tecnológicas de alto desempenho para o setor automotivo, especialmente voltadas à injeção eletrônica e performance de motores

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais e eventos ACIJS

Acompanhe os eventos e reuniões de trabalho da ACIJS e contribua para o fortalecimento do associativismo empresarial da região

Qualificação de mão de obra é desafio para avanço da IA em empresas de médio e pequeno porte

A palestra durante edição especial do Encontro Empresarial comemorativo aos 87 anos da ACIJS, evidenciou como a IA pode ser uma aliada estratégica na competitividade industrial

Núcleo de Automecânicas da ACIJS celebra 30 anos com evento especial, dia 24

Evento é aberto a empreendedores, profissionais e público em geral

ACIJS e SEBRAE iniciam ciclo de oficinas gratuitas a empreendedores

Programação de oficinas terá sequência nos próximos meses, gratuita e exclusiva para associados

DNIT atualiza estágio de obras no trecho federal da duplicação da BR-280

Etapa importante do projeto de duplicação da rodovia no contorno, as obras no túnel do Vieira avançam entre Jaraguá do Sul e Schroeder

Comando da Polícia Militar apresenta ações e projetos para Jaraguá e região

Presidente Caroline Obenaus Cani e demais lideranças ressaltaram demandas da cidade e região para manutenção dos bons indicadores de segurança

whatsapp
You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar