Seja um associado
Notícias

Fique bem informado

Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 18/02/2019
Compartilhe:

Secretaria da Educação apresenta relato de atividades no município

O secretário de Educação do município, Rogério Junckes, apresentou no Encontro de Empresários, realizado pela ACIJS nesta segunda-feira (18) um relato das atividades da pasta.

Com 60 unidades de educação infantil e de educação básica, que abrigam mil alunos, a rede de ensino do município passa, segundo o secretário, por mudanças na sua estruturação. “Desde 2017 estamos investindo nas melhorias, desde o quadro funcional até as escolas, visando sempre a melhor qualificação dos professores, com melhores condições de ensino e beneficiando os alunos”, assinalou Rogério Junckes.

Ele destacou investimentos na estrutura física de escolas, ampliação de unidades escolares, utilização de recursos de apoio aos diretores e professores como a e no cabeamento com fibra ótica para utilização de internet, dentre outras ações. “Todos os investimentos foram feitos com apoio dos pais, Jaraguá deve muito da qualidade da sua educação ao apoio e comprometimento das APPs”.

Junto com a melhoria física das escolas e com os demais investimentos, uma das prioridades da gestão, comentou Junckes, foi com o zoneamento escolar, que permite ao município saber quais as regiões com demandas e assim otimizar os recursos para a ampliação da rede de ensino. Ele também falou da inclusão de atividades como ensino de robótica, dança, música e canto coral, ensino de idiomas como alemão e italiano, oferecendo opções para os estudantes se qualificarem em atividades extraclasse.

No campo da tecnologia, um dos avanços é a parceria com a Google para disponibilizar recursos do Google for Education, uma plataforma de ensino que segundo o secretário vai preparar os alunos para o futuro. “Vínhamos buscando esta parceria desde 2014 e agora ela está viabilizada, em breve teremos a capacitação dos professores para utilização da plataforma”.

“A Educação de Jaraguá é boa, mas nossa meta é sempre buscar mais e com isto melhorar nosso desempenho no IDEB”, assinalou o secretário. Ele mencionou como uma das preocupações a realização da avaliação educacional, com o objetivo de medir o desempenho dos estudantes e auxiliar os professores na melhoria de seu trabalho em sala de aula.

Como forma de ampliar o desenvolvimento em áreas de inovação, Rogério Junckes comentou que o município pretende sediar eventos como a Olimpíada Brasileira de Robótica, a Olimpíada Brasileira de Matemática, e reeditar a Feira de Iniciação Científica. Estes eventos têm permitido aos professores e estudantes alcançarem resultados positivos, de repercussão nacional e internacional. Na reunião, professores e alunos que obtiveram conquistas recentes falaram da importância desta experiência.

“A ACIJS tem a Educação como uma de suas principais bandeiras porque considera que a formação qualificada dos cidadãos, desde os seus primeiros anos, é fundamental para as mudanças que desejamos na sociedade, no município e no Brasil”, ressaltou o presidente da ACIJS Anselmo Luiz Jorge Ramos. Clécio Fábio Zucco, vice-presidente de Desenvolvimento Empresarial, citou o projeto idealizado pela entidade em 2015 com o objetivo de contribuir com a administração municipal na melhoria dos indicadores como uma ação prática do setor produtivo na área da Educação.

O desempenho da Secretaria de Educação também mereceu manifestações de reconhecimento do prefeito Antídio Lunelli, e de outras pessoas que acompanharam a apresentação na reunião.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Três histórias, diferentes setores e um ponto em comum: gestão como estratégia para construir o futuro
Gestão Empresarial

Três histórias, diferentes setores e um ponto em comum: gestão como estratégia para construir o futuro

Summit Empresarial ACIJS reúne cases da DR Aromas & Ingredientes, Urbano Alimentos e Jaraguá Futsal para discutir governança, sucessão e gestão de alta performance

Leia mais
ACIJS recebe Reitoria da UFSC para fortalecer integração entre academia e setor produtivo
Institucional

ACIJS recebe Reitoria da UFSC para fortalecer integração entre academia e setor produtivo

Encontro buscou estreitar relações entre a instituição de ensino e a classe empresarial, debatendo demandas da indústria para o desenvolvimento de parcerias da academia em projetos de inovação

Leia mais
Agenda ACIJS traz inovação, liderança e desenvolvimento a associados e comunidade
Núcleos Empresariais

Agenda ACIJS traz inovação, liderança e desenvolvimento a associados e comunidade

Programação de atividades dos núcleos setoriais reúne capacitações, visitas técnicas e eventos de networking para fortalecer o empreendedorismo na região

Leia mais
SESI apresenta estrutura da nova Escola de Referência em Jaraguá do Sul
Institucional

SESI apresenta estrutura da nova Escola de Referência em Jaraguá do Sul

Projeto traz proposta inovadora, como a metodologia STEAM, laboratórios de alta tecnologia e contraturno escolar para reforçar a educação integrada ao desenvolvimento regional

Leia mais
Entidades do Vale do Itapocu concluem Diálogos Institucionais por mais representatividade regional
ELEIÇÕES 2026

Entidades do Vale do Itapocu concluem Diálogos Institucionais por mais representatividade regional

Série de encontros com candidatos teve como objetivo ouvir candidatos e apresentar “Carta de Compromissos”, reforçando demandas estratégicas da região

Leia mais
Programa Novos Caminhos celebra conquista de adolescentes e reconhece parcerias
Comunidade

Programa Novos Caminhos celebra conquista de adolescentes e reconhece parcerias

Solenidade reuniu magistrados e empresários da região para certificar 38 jovens em acolhimento e reconhecer empresas e instituições apoiadoras da iniciativa social – CEJAS, ACIJS e o Núcleo de Voluntariado Corporativo estão entre as homenageadas

Leia mais
01 02 03 206
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.