Samae apresenta na ACIJS resultados de gestão de água e saneamento
Nos últimos anos o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) vem alcançando resultados expressivos em Jaraguá do Sul em áreas como saneamento, gestão e sustentabilidade. Com cobertura de 99,8% no abastecimento de água e 91,5% no tratamento de esgoto, a autarquia superou médias nacionais e ampliou significativamente os serviços em áreas urbanas e iniciou a expansão para regiões do interior do município.
Os dados foram relatados pelo presidente do Samae, Onésimo Sell, acompanhado da assessora de gestão Ana Carolina B. Silveira Figur, durante encontro com a diretoria da ACIJS no último dia 25.

Diretoria do Samae apresentou os principais números da autarquia e o desempenho em áreas como coleta de resíduos, tratamento de esgoto e abastecimento
[Foto: Caroline Stinghen/ACIJS]
O balanço das atividades registra, no período 2020 a 2025, a implantação de quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e duas de Tratamento de Água (ETAs), além da construção de 39 reservatórios com capacidade total de 25 milhões de litros.
Na atenção aos resíduos sólidos, o Samae ampliou a coleta seletiva para 21% da cidade e instalou novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Também elaborou o edital de concessão dos resíduos, com previsão de investimento superior a R$ 28 milhões em 2025.
Segundo o relato, a modernização administrativa também foi destaque com a criação da Central de Compras, redução de 21% nos custos com frota por meio da locação de veículos, implantação de balança eletrônica e novo almoxarifado. A autarquia também adotou a ferramenta do Pix como forma de pagamento e transmitiu licitações ao vivo, segundo Onésimo Sell com o objetivo de dar maior transparência aos atos da autarquia.
Mesmo com os avanços, o presidente do Samae assinala que há desafios que exigem cada vez mais atenção, como a baixa cobertura de esgoto na área rural, a complexidade das obras de infraestrutura, a modernização de processos internos e a ampliação da coleta seletiva. Neste sentido ele falou sobre o Programa de Distribuição de Saco Verde e de incentivo à separação correta dos resíduos recicláveis, que segue ativo e estruturado, com entregas regulares e foco na conscientização ambiental.
O programa consiste na entrega de sacos verdes nas residências cadastradas, desde que o morador já pratique a separação dos recicláveis. A entrega é feita pela empresa responsável pela coleta, conforme o cronograma de cada bairro. Em condomínios, a retirada deve ser feita na sede do Samae pelos síndicos ou administradoras. O uso dos sacos verdes não é obrigatório e a coleta seletiva ocorre mesmo com materiais acondicionados em sacos comuns ou caixas. O calendário de distribuição está disponível no site oficial do Samae.
Reconhecimento estadual
Nesta terça-feira, dia 2, o Samae de Jaraguá do Sul recebeu o Prêmio Fecam – Práticas de Excelência 2025, durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (COMAC-SC), realizado no Expocentro de Balneário Camboriú. A autarquia foi premiada pela prática de excelência “Política pública de incentivo à reciclagem: o modelo consolidado do Samae de Jaraguá do Sul”, na área temática “Meio ambiente e Sustentabilidade”.
ACIJS celebra 88 anos com painel sobre governança familiar e preservação de legados
Preservar valores como a simplicidade e o respeito ao legado são a base da boa governança familiar, enfatizaram Décio da Silva e Mariana Werninghaus de Carvalho, em painel especial realizado no Encontro Empresarial da ACIJS
Historiador revisita linha do tempo da ACIJS e revela importância do associativismo para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul
Pesquisa do historiador Ademir Pfiffer, publicada no Jornal do Vale e no Portal Observa +, mostra a importância do legado de empreendedores pioneiros que há 88 anos enxergaram no associativismo motor para o crescimento do município com sustentabilidade econômica e social
Expo 150 divulga destaques da programação especial de celebração do sesquicentenário de Jaraguá do Sul
Com entrada 100% gratuita, o maior evento de negócios e cultura da história do município ocorre de 1º a 5 de julho no Parque Municipal de Eventos, reunindo grandes líderes, circuito de memória, espaço gastronômico e atrações artísticas
Secretário de Estado da Saúde conhece plano regional e anuncia recursos para UTI do Hospital São José
Com projeção de dobrar a população até 2050, lideranças do Vale do Itapocu apresentam diagnóstico e buscam soluções para evitar colapso no atendimento do SUS
Expo150 projeta comemoração histórica de Jaraguá do Sul
Com a realização de feira de negócios e uma governança colaborativa pioneira, município celebra 150 anos e ganha espaço na mídia nacional como polo de atração econômica e de turismo de negócios
Memória Revelada: Jaraguá do Sul abre Arca do Centenário após 50 anos
A “capsula do tempo”, enterrada há 50 anos, foi aberta na manhã desta sexta-feira, em uma solenidade histórica e cheia de significado