Parceria com a comunidade garante bons indicadores de segurança, afirma comando da Polícia Militar
Os indicadores positivos que Jaraguá do Sul tem alcançado nos últimos anos, comparados a outras regiões do País, refletem o engajamento da sociedade local com os órgãos de segurança pública.
A parceria entre poder público, classe empresarial, poder judiciário, Ministério Público e as polícias civil e militar, além do envolvimento de entidades que representam outros segmentos organizados, conselhos de segurança e as associações de moradores, foi enaltecida em painel realizado nesta segunda-feira (23), durante a plenária da ACIJS e APEVI.
Durante o painel, os comandos da 12ª Região de Polícia Militar e do 14º Batalhão da Polícia Militar relataram como a corporação tem atuado, destacando investimentos realizados, apresentando indicadores de desempenho e enfatizando a importância de continuidade do trabalho realizado.
“Se não fosse a organização e o envolvimento de entidades da sociedade civil, em parceria com o poder público, com o judiciário e o Ministério Público, não seria possível termos essa condição de atender a comunidade com o nível de resposta que estamos apresentando”, assinalou o tenente-coronel Gildo Martins de Andrade Filho, comandante do 14º BPM.
No relato, o oficial destacou investimentos superiores a R$ 2,5 milhões realizados recentemente para a compra de viaturas (automóveis e motocicletas), armamentos e munições, coletes, câmeras de monitoramento, fardas, equipamentos e materiais diversos usados no dia a dia. Na maior parte, os recursos são oriundos de convênios com o município e com a Justiça, mas também resultados de doações da comunidade, ressalta o comandante.
Embora com uma estrutura de qualidade, a PM se ressente de maior efetivo para atender aos 5 municípios da região. Atualmente são 221 policiais, contingente para atender uma população de cerca de 270 mil habitantes e área de 1.800 quilômetros quadrados, o que está longe dos parâmetros mundiais de segurança pública.
Segundo ele, a cidade se horizontaliza e a região cresce, há urgência de se aumentar o efetivo para atender a este crescimento. Desde 2002, com a criação do 14º BPM, o contingente reduz em relação à densidade populacional. “Nos últimos 16 anos, enquanto a população cresceu cerca de 50 por cento o número de policiais diminuiu 21 por cento. Compensamos a falta de maior efetivo com uma estrutura qualificada, com equipamentos e com a tecnologia.”, explica Andrade Filho.
O comandante da 12ª RPM, coronel Amarildo Alves, diz que a situação de queda de efetivo é dramática e expõe uma realidade de Santa Catarina. “Estamos preocupados com esta situação porque se de um lado as regiões têm aumento de ocorrências o número de policiais diminui. Há expectativa de que o Governo do Estado contrate 900 policiais, e mesmo que este número apenas venha cobrir um déficit já existente, vai representar uma situação melhor do que a atual”, afirma. Ele também destaca o envolvimento da comunidade para que a PM realize um trabalho de qualidade.

Samae apresenta na ACIJS resultados de gestão de água e saneamento
Relato mostra avanços significativos em áreas essenciais à qualidade de vida, como a ampliação de fornecimento de água, tratamento de esgoto e no incentivo à destinação correta de resíduos e na reciclagem

Núcleo de Voluntariado recebe reconhecimento por atuação social em Jaraguá do Sul
Honraria concedida pelo Poder Legislativo distingue a força do voluntariado e capacidade de organização de pessoas, entidade e poder público em torno da causa social no município

Jaraguá do Sul entre as cidades mais competitivas do Brasil
Município aparece em 12º lugar em ranking nacional do Centro de Liderança Pública

Painel SC que Dá Certo destaca histórias de empreendedorismo de sucesso
Um dos destaques, o Grupo Agricopel estará no Summit ACIJS, em setembro

Especialistas orientam empresas sobre importância da gestão de riscos no ambiente de trabalho
Encontro Empresarial realizado pela ACIJS em parceria com a Unimed debateu as alterações na NR 1 e os impactos de doenças psicossociais nos trabalhadores

Jornada Empreendedora Sebrae e ACIJS sobre legislação tributária
Confira os destaques da agenda ACIJS, participe e ajude a fortalecer o associativismo empresarial da região