Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 26/07/2018
Compartilhe:

Parceria com a comunidade garante bons indicadores de segurança, afirma comando da Polícia Militar

Os indicadores positivos que Jaraguá do Sul tem alcançado nos últimos anos, comparados a outras regiões do País, refletem o engajamento da sociedade local com os órgãos de segurança pública.

A parceria entre poder público, classe empresarial, poder judiciário, Ministério Público e as polícias civil e militar, além do envolvimento de entidades que representam outros segmentos organizados, conselhos de segurança e as associações de moradores, foi enaltecida em painel realizado nesta segunda-feira (23), durante a plenária da ACIJS e APEVI.

Durante o painel, os comandos da 12ª Região de Polícia Militar e do 14º Batalhão da Polícia Militar relataram como a corporação tem atuado, destacando investimentos realizados, apresentando indicadores de desempenho e enfatizando a importância de continuidade do trabalho realizado.

“Se não fosse a organização e o envolvimento de entidades da sociedade civil, em parceria com o poder público, com o judiciário e o Ministério Público, não seria possível termos essa condição de atender a comunidade com o nível de resposta que estamos apresentando”, assinalou o tenente-coronel Gildo Martins de Andrade Filho, comandante do 14º BPM.

No relato, o oficial destacou investimentos superiores a R$ 2,5 milhões realizados recentemente para a compra de viaturas (automóveis e motocicletas), armamentos e munições, coletes, câmeras de monitoramento, fardas, equipamentos e materiais diversos usados no dia a dia. Na maior parte, os recursos são oriundos de convênios com o município e com a Justiça, mas também resultados de doações da comunidade, ressalta o comandante.

Embora com uma estrutura de qualidade, a PM se ressente de maior efetivo para atender aos 5 municípios da região. Atualmente são 221 policiais, contingente para atender uma população de cerca de 270 mil habitantes e área de 1.800 quilômetros quadrados, o que está longe dos parâmetros mundiais de segurança pública.

Segundo ele, a cidade se horizontaliza e a região cresce, há urgência de se aumentar o efetivo para atender a este crescimento. Desde 2002, com a criação do 14º BPM, o contingente reduz em relação à densidade populacional. “Nos últimos 16 anos, enquanto a população cresceu cerca de 50 por cento o número de policiais diminuiu 21 por cento. Compensamos a falta de maior efetivo com uma estrutura qualificada, com equipamentos e com a tecnologia.”, explica Andrade Filho.

O comandante da 12ª RPM, coronel Amarildo Alves, diz que a situação de queda de efetivo é dramática e expõe uma realidade de Santa Catarina. “Estamos preocupados com esta situação porque se de um lado as regiões têm aumento de ocorrências o número de policiais diminui. Há expectativa de que o Governo do Estado contrate 900 policiais, e mesmo que este número apenas venha cobrir um déficit já existente, vai representar uma situação melhor do que a atual”, afirma. Ele também destaca o envolvimento da comunidade para que a PM realize um trabalho de qualidade.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Aniversário com gostinho e sabor especial: Jaraguá do Sul prepara bolo dos 150 anos
Comunidade

Aniversário com gostinho e sabor especial: Jaraguá do Sul prepara bolo dos 150 anos

Corte e distribuição gratuita do bolo de aniversário é tradição em Jaraguá do Sul e uma das atrações mais aguardadas pela comunidade na programação de 25 de julho

Leia mais
Grandes nomes da cultura nacional e internacional são confirmados na 2ª Bienal do Livro de Jaraguá do Sul
Comunidade

Grandes nomes da cultura nacional e internacional são confirmados na 2ª Bienal do Livro de Jaraguá do Sul

De 6 a 16 de agosto, o evento gratuito reúne pensadores, romancistas, artistas e cientistas para debater as conexões entre literatura, tecnologia e sociedade

Leia mais
Concessionárias de Jaraguá do Sul concluem ciclo de formação em vendas
Gestão Empresarial

Concessionárias de Jaraguá do Sul concluem ciclo de formação em vendas

Após encerrar ciclo de formação em vendas, Núcleo de Concessionárias da ACIJS projeta ações para o segundo semestre e convida novos empresários. Confira a agenda completa de atividades dos Núcleos Empresariais

Leia mais
Centro Empresarial recebe Circuito FIESC em debate estratégico para fortalecer indústria catarinense
Institucional

Centro Empresarial recebe Circuito FIESC em debate estratégico para fortalecer indústria catarinense

Encontro com empresários e lideranças consolidou roteiro pelas regiões produtivas de Santa Catarina, debatendo inovação, impactos de mudanças na legislação trabalhista, internacionalização e oportunidades com linhas de crédito para o setor

Leia mais
Celebração do sesquicentenário encerra com público de 35 mil pessoas e consolida Jaraguá do Sul como modelo de desenvolvimento
EXPO 150

Celebração do sesquicentenário encerra com público de 35 mil pessoas e consolida Jaraguá do Sul como modelo de desenvolvimento

Evento histórico transformou o Parque Municipal de Eventos em palco de inovação, cultura e impacto social durante cinco dias de programação gratuita que envolveu comunidade

Leia mais
Núcleos Empresariais retomam agenda de encontros e reuniões de fortalecimento do empreendedorismo regional
Destaques

Núcleos Empresariais retomam agenda de encontros e reuniões de fortalecimento do empreendedorismo regional

Agenda da semana na ACIJS inclui palestras sobre gestão de terceiros em SST, inteligência financeira para mulheres, marketing com o presidente da entidade e visita técnica

Leia mais
01 02 03 198
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.