Notícias 16 out, 23

Evento nesta terça-feira, dia 17, é gratuito e aberto a participação de empresários e profissionais que atuam na área do comércio internacional

Palestra do Núcleo de Negócios Internacionais orienta empresas sobre mercado argentino

Um dos principais parceiros do Brasil no comércio internacional, a Argentina ocupa posição estratégica na balança comercial de Santa Catarina.

Conforme o Observatório FIESC, em 2022 os negócios da indústria catarinense com a Argentina movimentaram U$ 704,5 milhões em exportações e importações, desempenho somente superado por EUA e China.

Comparativamente ao ano anterior, o país foi o que ganhou mais participação na balança comercial, crescimento motivado por novos estímulos fiscais e pela necessidade de recomposição de setores da indústria argentina com demandas por insumos fabricados no estado, com destaque para os setores de metalurgia e de metal mecânica.

O atual momento político e econômico na Argentina, contudo, requer atenção seja por incertezas como por oportunidades.

Evento é gratuito e aberto a participação de empresários e profissionais de todas as áreas

Para entender os cenários futuros e os caminhos para o fortalecimento das relações comerciais de empresas de Jaraguá e região, o Núcleo de Negócios Internacionais da ACIJS está motivando empresas de todos os segmentos para a palestra “Desafios e perspectivas do mercado argentino”, nesta terça-feira, dia 17. O assunto será abordado pelo advogado Mário Eugênio Crivellaro, consultor em negócios internacionais na Bastos Wackerhagen, Berns & Advogados Associados, no Centro Empresarial, às 19 horas.

A participação é gratuita, com inscrições pelo site www.acijs.com.br. Informações pelo telefone (47) 98900-7612 e e-mail consultor2@acijs.com.br.

Adriano Della Giustina e Reimar Sebold, líder e vice-líder do Núcleo de Negócios Internacionais, destacam a importância do assunto para que as empresas que buscam atuar no mercado argentino ou para aquelas que já mantém relações comerciais com o país e precisam entender mudanças que são naturais em processos de transição política.

A iniciativa de abordar o tema, explica Adriano, vem ao encontro da missão do Núcleo Empresarial de promover o fortalecimento de negócios por meio da troca de conhecimento e do estreitamento de relações estratégicas para empresas que buscam se posicionar no mercado global.

“O relacionamento comercial com a Argentina representa um papel muito importante para a nossa região. Aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos que impulsionam o desempenho das empresas, nem como seus desafios, pode abrir portas para um maior crescimento, bem como novas oportunidades para o setor industrial e comercial da nossa região”, reitera Adriano.

Reimar ressalta a  necessidade de compreender os diferentes modelos de negociações e suas variações em questões como o câmbio, licenciamentos e outras questões que envolvem a burocracia nos processos de exportação e importação. “Entender estes contextos é fundamental para que as empresas estejam mais bem preparadas. O objetivo do Núcleo de Negócios Internacionais é fomentar as cadeias produtivas, mostrando que existem mercados interessantes além das fronteiras do Brasil”.

O empresário reforça que há potenciais atrativos que podem impulsionar os negócios e conhecer as características destes mercados é decisivo, pois em geral o mercado internacional é mais exigente que o doméstico e buscando sempre mais conhecimento podemos desenvolver ainda mais as relações comerciais.

Núcleo atua por fortalecimento das relações de negócios de empresas com o mercado externo

Criado em 19 de outubro de 2022, o Núcleo de Negócios Internacionais ACIJS tem como objetivo promover o fortalecimento das atividades de negócios internacionais, através da troca de conhecimentos e da construção de relações estratégicas, contribuindo para o crescimento global dos negócios.

As ações do núcleo consistem em fortalecer relações com órgãos e entidades como APEX, Receita Federal; aproximação com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação para transformar Jaraguá do Sul em uma cidade internacionalizada; com potenciais novos parceiros internacionais; além de estudar temas como Código de Ética, Compliance e a realização de visitas técnicas.