Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 16/10/2023
Compartilhe:

Palestra do Núcleo de Negócios Internacionais orienta empresas sobre mercado argentino

Um dos principais parceiros do Brasil no comércio internacional, a Argentina ocupa posição estratégica na balança comercial de Santa Catarina.

Conforme o Observatório FIESC, em 2022 os negócios da indústria catarinense com a Argentina movimentaram U$ 704,5 milhões em exportações e importações, desempenho somente superado por EUA e China.

Comparativamente ao ano anterior, o país foi o que ganhou mais participação na balança comercial, crescimento motivado por novos estímulos fiscais e pela necessidade de recomposição de setores da indústria argentina com demandas por insumos fabricados no estado, com destaque para os setores de metalurgia e de metal mecânica.

O atual momento político e econômico na Argentina, contudo, requer atenção seja por incertezas como por oportunidades.

Evento é gratuito e aberto a participação de empresários e profissionais de todas as áreas

Para entender os cenários futuros e os caminhos para o fortalecimento das relações comerciais de empresas de Jaraguá e região, o Núcleo de Negócios Internacionais da ACIJS está motivando empresas de todos os segmentos para a palestra “Desafios e perspectivas do mercado argentino”, nesta terça-feira, dia 17. O assunto será abordado pelo advogado Mário Eugênio Crivellaro, consultor em negócios internacionais na Bastos Wackerhagen, Berns & Advogados Associados, no Centro Empresarial, às 19 horas.

A participação é gratuita, com inscrições pelo site www.acijs.com.br. Informações pelo telefone (47) 98900-7612 e e-mail consultor2@acijs.com.br.

Adriano Della Giustina e Reimar Sebold, líder e vice-líder do Núcleo de Negócios Internacionais, destacam a importância do assunto para que as empresas que buscam atuar no mercado argentino ou para aquelas que já mantém relações comerciais com o país e precisam entender mudanças que são naturais em processos de transição política.

A iniciativa de abordar o tema, explica Adriano, vem ao encontro da missão do Núcleo Empresarial de promover o fortalecimento de negócios por meio da troca de conhecimento e do estreitamento de relações estratégicas para empresas que buscam se posicionar no mercado global.

“O relacionamento comercial com a Argentina representa um papel muito importante para a nossa região. Aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos que impulsionam o desempenho das empresas, nem como seus desafios, pode abrir portas para um maior crescimento, bem como novas oportunidades para o setor industrial e comercial da nossa região”, reitera Adriano.

Reimar ressalta a  necessidade de compreender os diferentes modelos de negociações e suas variações em questões como o câmbio, licenciamentos e outras questões que envolvem a burocracia nos processos de exportação e importação. “Entender estes contextos é fundamental para que as empresas estejam mais bem preparadas. O objetivo do Núcleo de Negócios Internacionais é fomentar as cadeias produtivas, mostrando que existem mercados interessantes além das fronteiras do Brasil”.

O empresário reforça que há potenciais atrativos que podem impulsionar os negócios e conhecer as características destes mercados é decisivo, pois em geral o mercado internacional é mais exigente que o doméstico e buscando sempre mais conhecimento podemos desenvolver ainda mais as relações comerciais.

Núcleo atua por fortalecimento das relações de negócios de empresas com o mercado externo

Criado em 19 de outubro de 2022, o Núcleo de Negócios Internacionais ACIJS tem como objetivo promover o fortalecimento das atividades de negócios internacionais, através da troca de conhecimentos e da construção de relações estratégicas, contribuindo para o crescimento global dos negócios.

As ações do núcleo consistem em fortalecer relações com órgãos e entidades como APEX, Receita Federal; aproximação com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação para transformar Jaraguá do Sul em uma cidade internacionalizada; com potenciais novos parceiros internacionais; além de estudar temas como Código de Ética, Compliance e a realização de visitas técnicas.

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Duas Rodas é reconhecida pelo 10º ano como uma das empresas mais inovadoras do Brasil
Destaques

Duas Rodas é reconhecida pelo 10º ano como uma das empresas mais inovadoras do Brasil

Empresa fundada em Jaraguá do Sul e com atuação global obteve novo reconhecimento com o Prêmio Valor Inovação

Leia mais
2º Summit ACIJS é destaque na agenda empresarial de Jaraguá do Sul em setembro
Associativismo

2º Summit ACIJS é destaque na agenda empresarial de Jaraguá do Sul em setembro

Evento mais uma vez trará cases de sucesso e reúne especialistas renomados, contribuindo para o desenvolvimento de empresas de Jaraguá do Sul e região, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo e visão estratégica

Leia mais
ACIJS inicia em setembro nova edição da Trilha Empreendedora
Gestão Empresarial

ACIJS inicia em setembro nova edição da Trilha Empreendedora

Programa oportuniza conhecimentos essenciais para os empresários melhorarem a gestão de seus negócios

Leia mais
Encontro Empresarial da ACIJS debate gestão de riscos e saúde mental no trabalho
Evento

Encontro Empresarial da ACIJS debate gestão de riscos e saúde mental no trabalho

Evento, em parceria com a Unimed, vai acontecer no próximo dia 25, e a participação é gratuita e aberta a associados e comunidade em geral

Leia mais
ACIJS apresenta programa de educação empresarial em seminário internacional
Gestão Empresarial

ACIJS apresenta programa de educação empresarial em seminário internacional

Programa de educação empresarial e eventos corporativos visam gerar conhecimento e fortalecer conexões no ecossistema empresarial de Jaraguá do Sul e região

Leia mais
Governos estadual e federal anunciam medidas de apoio a empresas afetadas por tarifas dos EUA
Associativismo

Governos estadual e federal anunciam medidas de apoio a empresas afetadas por tarifas dos EUA

Pacote anunciado pelo governador Jorginho Mello soma R$ 435 milhões em medidas financeiras e tributárias emergenciais, e o plano de ação anunciado pelo presidente Lula prevê R$ 30 bilhões em crédito, com prioridade às pequenas empresas e a setores como o de alimentos perecíveis

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.