Painel destaca sucesso de empresas que apostaram na inovação
A plenária da ACIJS e APEVI, na última segunda-feira, foi dedicada ao empreendedorismo. Além do lançamento do livro “Estruturar, condição para crescer”, de autoria do advogado Alidor Lueders, executivo da WEG por quase 40 anos, a reunião destacou a trajetória das empresas Indumak, Liverpool e Live, como exemplos de empreendimentos que conquistaram sucesso no mercado graças à inovação.
No livro, Alidor Luerdes relembra momentos do período que atuou na empresa jaraguaense, onde ingressou em 1971, logo após a fundação por Werner Voigt, Eggon Silva e Geraldo Werningaus. “Por contemplar o crescimento e o desenvolvimento de uma grande empresa local, acredito que o que livro possa servir de subsídio para os gestores de outras empresas, especialmente as de famílias empresárias”, destacou na apresentação da obra.
O autor falou da motivação para escrever um livro que contemplasse aspectos que envolvem gestão e estratégias que contribuíssem a administradores e gerentes de empresas, líderes e estudantes.
“A velocidade e a extensão do crescimento da WEG fazem com que o caso da empresa seja razoavelmente conhecido por quem se interessa pela história do empreendedorismo brasileiro. As probabilidades iniciais de sucesso, não eram exatamente favoráveis. Quem se arriscaria a calcular as chances de um negócio criado no interior de Santa Catarina, em um tempo em que o Estado ainda ocupava espaço irrisório no capitalismo nacional, tornar-se um dos líderes mundiais no setor em que atua?”, questiona Alidor, que também foi presidente da ACIJS e hoje integra o Conselho Superior da entidade.
Para o presidente da ACIJS, Anselmo Ramos, o livro é muito importante para a preservação de valores importantes à história do empreendedorismo de Jaraguá do Sul. O empresário acentuou a iniciativa da entidade em valorizar histórias de sucesso que possam inspirar os novos negócios no município. “Temos muitos exemplos que empresas que surgiram e se perpetuaram graças à excelência dos seus fundadores. Referências do quão a fantástica fábrica de gestores temos aqui”, disse ao mencionar a realização do painel com três empresas e a intenção de novas edições na comemoração dos 80 anos da ACIJS.
Na plenária, cada empresa convidada contou um pouco da sua história. O presidente da Indumak, Célio Bayer, lembrou que a empresa fundada por Rudolfo Kreis e Fritz Pfeiffer completou 55 anos desde que surgiu como prestadora de serviços em usinagem e passar a fabricar equipamentos de automação para empacotamento de diversos produtos. Hoje, a Indumak está presente em 45 países, com mais de 4.500 clientes espalhados pelo mundo e líder brasileira no segmento.
Outra empresa de destaque, a Liverpool surgiu há pouco mais de 20 anos, inicialmente como uma divisão da Monfort, para o reaproveitamento de sobras de madeira usadas na fabricação de ferramentas. Rafael Prim, diretor da empresa, explicou que a ideia era dar destino ao material que normalmente seria descartado, fabricante baquetas.
De lá para cá, como empresa autônoma, a Liverpool é a maior empresa fabricante de baquetas no Brasil, atendendo escolas de samba do carnaval brasileiro e músicos em geral. A empresa se especializou na criação de uma linha profissional, adequada às necessidades dos bateristas brasileiros que, até então, tinham apenas opções de baquetas importadas. Hoje a Liverpool é distribuída em mais de 30 países e marca de referência no Brasil e no mundo. A empresa continua inovando e oferece uma gama de mais de 400 produtos entre baquetas e acessórios para bateria e percussão.
Gabriel Sens, diretor da Live completou a série de apresentações na plenária, falando sobre o desempenho da empresa, fabricante de produtos em malha voltados à prática esportiva, casual e de moda praia. Atua principalmente junto aos frequentadores de academias, praticantes de esportes e o público jovem. A Live conta atualmente com 17 lojas no Brasil e três no exterior, se tornando referência pela alta tecnologia, conforto e performance.
ACIJS mobiliza áreas de Finanças e Controladoria em novo Núcleo Empresarial
Entidade conta atualmente com 20 Núcleos Empresariais que cumprem papel estratégico para ampliação do networking entre associados e no fortalecimento do associativismo empresarial do município
Especialista aborda, na ACIJS, o papel da liderança em tempos de apagão de mão de obra
Evento, gratuito, é uma das atividades do Programa de Gestão e Vivência Empresarial – PGVE, uma opção de qualificação profissional e de excelência para líderes, empresários e empreendedores
Seminário de Turismo propõe reflexões estratégicas para o fortalecimento do setor em Jaraguá do Sul e região
Em sua sétima edição, evento tem programação com foco em experiências e desenvolvimento regional
Indústria têxtil tem desafios que passam por maior competitividade e ajustes na cadeia produtiva, diz diretor da ABIT
Encontro Empresarial da ACIJS reuniu lideranças e profissionais do setor para discutir os desafios e oportunidades da indústria têxtil no Brasil
BNDES apresenta medidas do Plano Brasil Soberano a empresas da região
A participação no encontro é gratuita e aberta a empresários de todos os setores que buscam conhecer linhas de crédito definidas pelo governo federal no enfrentamento ás tarifas impostas pelo governo dos EUA
Campanha “Dia das Crianças Sustentável” promove troca de brinquedos e livros em Jaraguá do Sul
Iniciativa do Núcleo de Voluntariado Corporativo tem como objetivo promover valores como solidariedade, consciência ambiental e consumo responsável, por meio da troca de brinquedos e livros entre crianças da comunidade