Painel destaca sucesso de empresas que apostaram na inovação
A plenária da ACIJS e APEVI, na última segunda-feira, foi dedicada ao empreendedorismo. Além do lançamento do livro “Estruturar, condição para crescer”, de autoria do advogado Alidor Lueders, executivo da WEG por quase 40 anos, a reunião destacou a trajetória das empresas Indumak, Liverpool e Live, como exemplos de empreendimentos que conquistaram sucesso no mercado graças à inovação.
No livro, Alidor Luerdes relembra momentos do período que atuou na empresa jaraguaense, onde ingressou em 1971, logo após a fundação por Werner Voigt, Eggon Silva e Geraldo Werningaus. “Por contemplar o crescimento e o desenvolvimento de uma grande empresa local, acredito que o que livro possa servir de subsídio para os gestores de outras empresas, especialmente as de famílias empresárias”, destacou na apresentação da obra.
O autor falou da motivação para escrever um livro que contemplasse aspectos que envolvem gestão e estratégias que contribuíssem a administradores e gerentes de empresas, líderes e estudantes.
“A velocidade e a extensão do crescimento da WEG fazem com que o caso da empresa seja razoavelmente conhecido por quem se interessa pela história do empreendedorismo brasileiro. As probabilidades iniciais de sucesso, não eram exatamente favoráveis. Quem se arriscaria a calcular as chances de um negócio criado no interior de Santa Catarina, em um tempo em que o Estado ainda ocupava espaço irrisório no capitalismo nacional, tornar-se um dos líderes mundiais no setor em que atua?”, questiona Alidor, que também foi presidente da ACIJS e hoje integra o Conselho Superior da entidade.
Para o presidente da ACIJS, Anselmo Ramos, o livro é muito importante para a preservação de valores importantes à história do empreendedorismo de Jaraguá do Sul. O empresário acentuou a iniciativa da entidade em valorizar histórias de sucesso que possam inspirar os novos negócios no município. “Temos muitos exemplos que empresas que surgiram e se perpetuaram graças à excelência dos seus fundadores. Referências do quão a fantástica fábrica de gestores temos aqui”, disse ao mencionar a realização do painel com três empresas e a intenção de novas edições na comemoração dos 80 anos da ACIJS.
Na plenária, cada empresa convidada contou um pouco da sua história. O presidente da Indumak, Célio Bayer, lembrou que a empresa fundada por Rudolfo Kreis e Fritz Pfeiffer completou 55 anos desde que surgiu como prestadora de serviços em usinagem e passar a fabricar equipamentos de automação para empacotamento de diversos produtos. Hoje, a Indumak está presente em 45 países, com mais de 4.500 clientes espalhados pelo mundo e líder brasileira no segmento.
Outra empresa de destaque, a Liverpool surgiu há pouco mais de 20 anos, inicialmente como uma divisão da Monfort, para o reaproveitamento de sobras de madeira usadas na fabricação de ferramentas. Rafael Prim, diretor da empresa, explicou que a ideia era dar destino ao material que normalmente seria descartado, fabricante baquetas.
De lá para cá, como empresa autônoma, a Liverpool é a maior empresa fabricante de baquetas no Brasil, atendendo escolas de samba do carnaval brasileiro e músicos em geral. A empresa se especializou na criação de uma linha profissional, adequada às necessidades dos bateristas brasileiros que, até então, tinham apenas opções de baquetas importadas. Hoje a Liverpool é distribuída em mais de 30 países e marca de referência no Brasil e no mundo. A empresa continua inovando e oferece uma gama de mais de 400 produtos entre baquetas e acessórios para bateria e percussão.
Gabriel Sens, diretor da Live completou a série de apresentações na plenária, falando sobre o desempenho da empresa, fabricante de produtos em malha voltados à prática esportiva, casual e de moda praia. Atua principalmente junto aos frequentadores de academias, praticantes de esportes e o público jovem. A Live conta atualmente com 17 lojas no Brasil e três no exterior, se tornando referência pela alta tecnologia, conforto e performance.
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional
Jaraguá do Sul ganhará novas delegacias e ampliação da DIC, anuncia delegado-geral da Polícia Civil
Ulisses Gabriel apresentou um panorama da atuação da Polícia Civil em Santa Catarina e destacou avanços em infraestrutura, aquisição de viaturas, uso de tecnologia e aprimoramento da inteligência na atuação das forças de segurança
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Nesta quarta-feira (5), Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de investimentos alinhados às práticas ESG — ambientais, sociais e de […]
Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado
Estratégias para o desenvolvimento do setor passam pelo engajamento regional e pela afirmação de políticas públicas consistentes, defendem lideranças e especialistas no 7º Seminário de Turismo realizado pelo Núcleo de Hospitalidade da ACIJS
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública
