Notícias 05 abr, 22

Iniciativa do Núcleo da Mulher Empreendedora abordou a participação feminina em projetos inovadores

Painel destaca presença de mulheres em negócios com foco na inovação

Entender o ambiente em volta e como um produto ou serviço pode mudar a vida das pessoas. Esta é uma condição fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, mas principalmente nos negócios com características de inovação.

Além do impacto econômico para a sustentabilidade de qualquer empresa, os reflexos de um investimento para a sociedade, atendendo demandas do mercado, solucionando problemas do dia a dia das pessoas e melhorando a qualidade de vida em sociedade, são fatores decisivos para a sua maior competitividade frente a concorrentes.

As percepções de muitos especialistas de que inovação é muito mais do que simplesmente criar algo que ofereça um diferencial, mas que reforcem a participação de uma empresa no seu segmento de atuação, pautaram o painel organizado pelo Núcleo da Mulher Empreendedora da ACIJS nesta segunda-feira, dia 4, no Novale Hub Centro de Inovação Jaraguá do Sul.

Na abordagem do tema “Inovação no empreendedorismo feminino”, participaram o professor Nelson Martins de Almeida Netto, gestor do Novale; Pauline Menegotti Horn, CEO do Grupo Menegotti e vice-presidente de Empreendedorismo e Inovação da ACIJS; e a coordenadora do Labic Novale, Laryssa Tarachuky. Os convidados relataram experiências profissionais, seguindo a apresentação de projetos inovadores e a interação com o público, mediada por Karolliny Dutra, diretora da Fiscall Gestão de Condomínios e integrante do Núcleo da Mulher Empreendedora.

Tempos difíceis motivam busca da inovação

“As mulheres sempre foram empreendedoras, mas por muito tempo ficaram à sombra dos homens. Com um empoderamento cada vez maior, o empreendedorismo feminino se destaca muito mais em vários segmentos”, assinala Nelson Neto.

Independente do gênero, o conceito de inovação precisa sempre estar alinhado a uma necessidade, muitas vezes associada a um período de dificuldades. Muitas inovações na indústria surgiram em momentos de guerra ou, mais recentemente, no período de pandemia do coronavírus, seja com produtos ou serviços, impondo muitas vezes mudanças de comportamento na sociedade.

“Todo empreendimento começa a partir de uma ideia, mas ela precisa servir para algo, satisfazer uma necessidade. Qualquer inovação está relacionada ao uso e ao tempo em que ela surge, precisa ter contexto e o momento para que gere negócios. É preciso entender o seu negócio, investir tempo e conhecimento, metodologia, porque cada negócio ou uma solução que se busca, para avançar, é único, pensando cada passo separadamente”, reforça.

Não basta, entretanto, ter somente disposição e uma inspiração momentânea, explica Netto. Contar com uma liderança gera confiança e valor à inovação, olhando o ambiente macro e não apenas localmente. Levar em conta os movimentos sociais e culturais podem dar consistência ao que se desenvolve e uma condição como algo inovador. Neste processo, sustenta, deve-se agregar ao conhecimento técnico, muita empatia com a equipe, flexibilidade para mudar o que for preciso e resiliência para não desistir na primeira dificuldade, ter foco na melhoria constante, e seguir uma cultura de disrupção, de estudos e pesquisas. “Inovar pode ser um processo de melhoria contínua e intensa. Ou se diferencia ou está fora”.

Tecnologia a favor da cidadania e do senso de coletividade

Laryssa Tarachuky, coordenadora do LabIC Novale, falou sobre a iniciativa de integrar conceitos de design e inovação em experiências que valorizam os sensos de cidadania e coletividade. Por meio do LabIC Novale, a ideia é integrar o Centro de Inovação à comunidade, como ambiente para o desenvolvimento de soluções que contribuam para uma cidade mais humanizada, sustentável e participativa.

“É um projeto de inovação cidadã, de entender como a tecnologia nos ajuda a nos relacionarmos como sociedade”, explica Laryssa. Segundo ela, trata-se do primeiro projeto estruturado no âmbito da rede de centros de inovação de Santa Catarina, utilizando o suporte de uma plataforma digital para uma ação coletiva e multidisciplinar.

Embora seja um projeto iniciado em 2021, apoiado plenamente pela direção do Novale Hub, o LabIC Novale recebeu muita adesão do público já na primeira edição de um evento denominado Convocatória de Ideias. Seguiu-se uma agenda de encontros em workshop aberto a interessados em propor soluções em várias áreas, que resultou na apresentação de 12 ideias. Destas, 6 foram selecionadas para uma etapa seguinte, de desenvolvimento, com a participação de 48 pessoas de regiões diferentes que se inscreveram para ajudar na estruturação de sugestões.

Dentre essas ideias estão a proposta de apoio a trabalhadores informais do ramo da alimentação; a estruturação de uma biblioteca virtual para estimular a leitura mais acessível em diversos ambientes; a de mobilização da comunidade para um dia de limpeza permanente com o objetivo de conscientizar quanto aos impactos do descarte de lixo em áreas públicas; de criação de salas de aula inteligentes visando a maior eficiência energética; de aplicação da tecnologia no enfrentamento contra a violência à mulheres; e de um aplicativo para facilitar a coleta e distribuição de doações sociais.

Gestão participativa busca a liderança do mercado

Pauline Menegotti Horn, CEO do Grupo Menegotti e vice-presidente de Empreendedorismo e Inovação da ACIJS, falou da experiência como principal gestora de uma das empresas mais tradicionais de Jaraguá do Sul

Com presença nos mercados nacional e internacional e fortemente impactada pelas transformações tecnológicas nos segmentos em que atua, a Menegotti tem o desafio da atualização para se manter competitiva, meta que a empresária diz ser alcançada por meio de uma gestão apoiada em três pilares: inovação de processos e produtos, sustentabilidade financeira, social e ambiental e valorização do capital humano.

Representando a quarta geração no negócio fundado pela família há 82 anos, Pauline assinala a importância da preparação de executivos para a sucessão empresarial. Como a primeira mulher da família a ocupar a alta gestão da companhia, aponta que a liderança é um processo de aculturação permanente, de planejamento a longo prazo e orientado para a inovação como recurso estratégico. Graças a essa visão, explica, a Menegotti vem se consolidando nos três segmentos em que está presente – fabricação de máquinas e equipamentos para a indústria da construção, de movimentação e de casa e campo – e tem como meta conquistar a liderança como principal marca no mercado.

“Nós somos a cabeça dos negócios, mas as pessoas que estão em outras funções colaboram para o sucesso de qualquer empreendimento, mas é importante que elas sejam provocadas e participem da busca de algo diferente e inovador, que possa ajudar a alcançar os resultados”, assinala.



Confira as

Últimas notícias

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira a programação de encontros de nucleados e participe do fortalecimento do associativismo empresarial

Palestra sobre sucessão familiar marca encontro estadual de automecânicas

Encontro reúne representantes de Núcleos Empresariais que congregam o setor em todo o estado, no Centro Empresarial

Encontro Empresarial da ACIJS traz debate sobre inovação como impulsionadora de negócios

Evento com ingresso solidário, mediante doação de 1 quilo de alimento, é aberto a empresas associadas ou não, e oportunizará insights importantes para empreendimentos de todos os portes e segmentos econômicos

Seminário debate potencial turístico do Vale dos Encantos

Evento ocorre pelo sexto ano e busca envolver operadores de segmentos do turismo para potencializar interesse de visitantes à região

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Acompanhe e participe das atividades dos Núcleos Empresariais e ajude a fortalecer a representatividade do associativismo empresarial de Jaraguá do Sul e região

Competitividade industrial e expansão da mobilidade dependem de mais avanços nas políticas públicas

Indústria nacional tem potencial para ser protagonista, mas a inovação tecnológica e maior adesão a projetos de infraestrutura industrial dependem de incentivos, dizem especialistas

Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade atualiza ACIJS sobre informações da BR-280

Acompanhamento mensal visa trazer a associados e comunidade informações atualizadas e oficiais sobre o projeto de duplicação da rodovia, considerada estratégica para a logística e mobilidade da região

ACIJS e Núcleos recebem homenagens em noite de reconhecimento à solidariedade

Emoção e reconhecimento ao voluntariado e engajamento social da comunidade marcaram noite especial de abertura das comemorações dos148 anos de Jaraguá, no Centro Cultural da SCAR

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Acompanhe a programação de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Tecnologia, inovação e empreendedorismo vão à sala de aula no contraturno escolar em Jaraguá do Sul

Iniciativa via oportunizar aos estudantes referências para uma futura carreira profissional

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar