No Encontro Empresarial da ACIJS, realizado nesta segunda-feira (17), especialistas apresentaram de forma prática o uso da Inteligência Artificial (IA) nos negócios, demonstrando soluções que têm potencial para impactar o cotidiano das pessoas e o funcionamento das empresas.
O painel contou com a participação de profissionais que atuam neste campo da tecnologia aplicada aos negócios. Waldemar Roberti, sócio-fundador da NewAgent; Giovani Marcelo Pradi, gerente do Departamento de Desenvolvimento de Soluções Digitais na WEG Digital & Sistemas; e Thiago Sequinel, CEO da Vick – uma empresa focada em soluções de IA para o meio corporativo. Pauline Menegotti Horn, vice-presidente de Empreendedorismo e Inovação da ACIJS, fez a mediação do encontro, que teve ainda a participação da presidente Ana Clara Franzner Chiodini, ambas ressaltando a importância do evento para esclarecer dúvidas e desmistificar conceitos em torno da Inteligência Artificial.
Ana Clara enfatizou que a Inteligência Artificial tem transformado radicalmente a forma como as empresas operam, otimizando processos e impulsionando a inovação em várias áreas. Ela destacou a necessidade das empresas se atualizarem tecnologicamente para aproveitar os benefícios da IA, obtendo insights valiosos para o crescimento e produtividade dos negócios.
A proposta do evento, explicou Pauline Horn, foi apresentar exemplos concretos de como a Inteligência Artificial pode ser aplicada em diversos setores das empresas, proporcionando aos associados da entidade e ao público a oportunidade de conhecer novas ferramentas e tecnologias, bem como levar sugestões inovadoras para os negócios da região. Ela enfatizou o perfil inovador das empresas da região no desenvolvimento de soluções baseadas na plataforma digital de IA.
>>> Confira momentos do painel que abordou tema importante para o desenvolvimento de empresas. Fotos de Caroline Stinghen
Durante o painel, Waldemar Roberti salientou que a Inteligência Artificial já está presente tanto no dia a dia pessoal quanto no meio empresarial há algum tempo. O crescimento exponencial da tecnologia permitiu sua incorporação em rotinas que vão além das tradicionais consultas em buscadores da internet. Ele mencionou que um exemplo notável desse avanço foi a velocidade com que o ChatGPT alcançou 100 milhões de usuários em apenas dois meses, em comparação com os sete anos necessários para a Web atingir essa mesma marca.
Waldemar enfatizou que a IA é um recurso disruptivo que inova a comunicação e o tratamento de dados, oferecendo velocidade, evolução e simplicidade de forma democrática e acessível a todos. No entanto, ele também alertou sobre a necessidade de cuidados ao utilizá-la. A NewAgent, empresa representada por ele, atua como consultora e desenvolvedora de projetos estratégicos para empresas, oferecendo soluções em transformação digital, gestão e operações, governança compartilhada e educação executiva.
Tiago Sequinel enfatizou a importância do uso da IA como aliada para um propósito ético na comunicação digital. O empresário destacou que 41% das empresas brasileiras já utilizam a IA de alguma forma, seja em tarefas complexas ou no atendimento a clientes online, possibilitando a tomada de decisões autônomas e a resolução eficiente de problemas. Sequinel recomendou que as empresas conheçam as particularidades de diferentes abordagens da IA para melhor aproveitá-las. No painel, ele apresentou projeto em parceria com a empresa Agricopel (Rede Mime), que visa implementar um assistente pessoal baseado em IA para colaboradores, auxiliando na tomada de decisões estratégicas nas áreas de TI, RH e desenvolvimento de mercado, entre outras aplicações corporativas.
Giovani Marcelo Pradi, da WEG, abordou o potencial da Inteligência Artificial na indústria, desde a inspeção precisa de produtos até a orientação de robôs em tarefas complexas, além da integração de sistemas avançados para aprimorar a qualidade dos produtos, aumentar a produtividade e reduzir custos. Ele também enfatizou a aplicabilidade da IA em diversos processos e produtos industriais, assim como no monitoramento de ativos industriais. A WEG desenvolve programa interno de capacitação de colaboradores, contribuindo desta forma para a educação de trabalhadores quanto ao uso do recurso de uma tecnologia avançada.
O Encontro Empresarial proporcionou a mais de 200 pessoas que acompanharam o painel um panorama abrangente das possibilidades e desafios relacionados à aplicação da Inteligência Artificial nos negócios, inspirando empreendedores a adotar soluções inovadoras que promovam o crescimento sustentável de suas empresas.