Painel debate impactos do carro elétrico na segurança, inovação e mercado, dia 5
A eletrificação de veículos no Brasil já é uma realidade, com um mercado que vem crescendo a cada ano. O aumento no volume de vendas e a presença da frota de mobilidade elétrica, entretanto, implica em mudanças em vários ambientes, da legislação, circulação e na manutenção com segurança destes veículos.
Para debater todos os aspectos que envolvem o tema, Jaraguá do Sul sedia na próxima segunda-feira, dia 5, o 1º Painel “Impactos do Carro Elétrico na Segurança, Inovação e Mercado” organizado pelos Núcleos Empresariais de Automecânicas, de Concessionárias de Veículos e de Segurança e Saúde no Trabalho, ligados à ACIJS.
O evento vai ocorrer no Centro Empresarial (CEJAS), às 19 horas, e será aberto à participação de empresários, profissionais de todas as áreas e ao público em geral. Os participantes vão discutir questões como procedimentos de segurança, tendências e inovação dos carros elétricos. O objetivo é reunir o setor privado, público, entidades e comunidade para tratar o assunto em Jaraguá do Sul.

As inscrições não têm custo, mas terão caráter solidário, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, por meio do portal ACIJS In rede [www.acijs.com.br]. Informações pelo telefone (47) 98900-7612 e pelo e-mail consultor2@acijs.com.br.
Debate oportuno sobre cadeia produtiva do setor
Conforme Odair Borges de Freitas, empresário e diretor da ABF Bosch Service, empresa de Jaraguá com especialização em veículos elétricos e híbridos, e membro do Núcleo de Automecânicas da ACIJS, o painel vai tratar de todos os aspectos que envolvem o assunto. Integrante da Turnê Internacional de Veículo Híbridos e Elétricos, ele será o mediador do painel, que contará com as participações de Alex S. Barbosa Passos, gerente de Engenharia de Powertrain Elétrico na WEG; Frederico Bastos, técnico especialista em Diagnose e Instrumentação Eletrônica e CEO na TBox – Automotive Diagnostics – Atendimento veicular premium, híbridos e elétricos; e Diego Zaninotto, diretor do Grupo Uvel, com formação em Administração e especializações em gestão de negócios, liderança e marketing; e membro do Núcleo de Concessionárias de Veículos da ACIJS.
Conforme Odair, a realização do 1º Painel “Impactos do Carro Elétrico na Segurança, Inovação e Mercado” é oportuna diante do que o mercado vem apresentando em relação a maior presença de veículos elétricos e híbridos nas ruas.
“É um tema importante para Jaraguá do Sul e região, onde se observa um movimento forte do setor. Há um crescimento no volume de carros com esta inovação rodando, e há necessidade dos segmentos que envolvem o segmento de carros elétricos e a comunidade, tanto na parte de reparação automotiva como no suporte na questão da segurança, como é o caso do trabalho dos bombeiros, que precisam saber como proceder em situações de sinistros nestes veículos”, observa.
Diego Zaninotto também reforça a importância de abordar toda a cadeia produtiva do setor, desde a industrialização, vendas e o pós-venda com a manutenção de veículos. Ele explica que em 2022, as vendas de veículos elétricos representaram 9,5% das vendas globais. “Esta taxa vem crescendo de maneira agressiva ano após ano e, com base nestes números, é importante trazer para debate as informações referentes a este mercado que já é uma realidade em vários lugares do mundo e que tem na região uma importante relevância”, assinala.
Diego destaca que há um crescimento na circulação de veículos elétricos ou híbridos emplacados e rodando na região, além de uma rede de concessionárias que já comercializam os elétricos ou híbridos e são homologadas para fazer as devidas manutenções. “Por isso é importante discutirmos quais os impactos destas novas tecnologias, não apenas pro mercado de compra e venda de automóveis, mas para todo o sistema que envolve a distribuição de veículos, peças, baterias, manutenções, estações de recarga, geração de energia limpa, meio ambiente e governo”.
Pesquisa mostra crescimento da frota
Conforme reportagem da revista especializada Quatro Rodas, o volume de negócios do setor no Brasil vem crescendo anualmente. Em relação a 2020, a frota de veículos híbridos e elétricos no país praticamente triplicou. Segundo a publicação, em comparação com 2015 o número é cerca de 40 vezes maior.
Outro levantamento, da consultoria McKinsey & Company, aponta que, em 2040, o Brasil terá uma frota de elétricos composta por 11 milhões de veículos, o que representará mais de 20% da frota circulante atual e um mercado de US$ 65 bilhões.
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional
Jaraguá do Sul ganhará novas delegacias e ampliação da DIC, anuncia delegado-geral da Polícia Civil
Ulisses Gabriel apresentou um panorama da atuação da Polícia Civil em Santa Catarina e destacou avanços em infraestrutura, aquisição de viaturas, uso de tecnologia e aprimoramento da inteligência na atuação das forças de segurança
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Nesta quarta-feira (5), Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de investimentos alinhados às práticas ESG — ambientais, sociais e de […]
Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado
Estratégias para o desenvolvimento do setor passam pelo engajamento regional e pela afirmação de políticas públicas consistentes, defendem lideranças e especialistas no 7º Seminário de Turismo realizado pelo Núcleo de Hospitalidade da ACIJS
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública
Voz Única: Facisc reforça pleitos prioritários para a região Norte
Projetos estruturantes, necessários para o desenvolvimento regional, formam o eixo central na mobilização do setor produtivo junto ao poder público