Notícias 27 ago, 21

Iniciativa está alinhada ao projeto de transformar Jaraguá do Sul em Smart City, que inclui o incentivo à eletro mobilidade

Ônibus elétrico passa a circular em Jaraguá do Sul a partir desta semana

Preocupações com mudanças climáticas e o aquecimento global resultam na recente formulação e adoção do acordo de Paris por grande parte dos países do mundo, inclusive o Brasil, fazendo parte também deste grupo os maiores emissores de Gases de Efeito Estufa mundiais China e Estados Unidos da América.

A mensagem que o acordo de Paris transmite é que o mundo está disposto a transformar sua maneira de gerar e consumir energia, investindo em fontes renováveis e em tecnologia para que sua geração e consumo se tornem cada vez mais sustentáveis. O setor de transporte é o terceiro maior gerador de Gases de Efeito Estufa, então descarbonizar o setor de transporte se torna uma peça fundamental para atingir o objetivo de maior sustentabilidade alinhado no acordo de Paris.

Desta forma, dada a importância do setor de transportes torna-se relevante a transformação do setor para uma economia de baixa emissão de carbono, tornando central a utilização de Veículos Elétricos, devido ao seu papel na transição energética para esta nova economia.

Dentro deste contexto e em parceria entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Instituto da Indústria FIESC SENAI Eggon João da Silva, WEG, Viação Canarinho trazem o eBus, ônibus totalmente elétrico desenvolvido em parceria entre a WEG e a UFSC. O ônibus elétrico possui capacidade para transportar 38 passageiros sentados, possui a propulsão elétrica composta de motor elétrico WEG de 200kW, e um inversor de frequência CVW 900 ambos com refrigeração a água e que asseguram uma velocidade máxima de 80 km/h com total segurança para todos os passageiros e condutor, o sistema de armazenamento de energia é composto por baterias de Ion de Lítio que asseguram uma autonomia de 70 km. O sistema de recarga será realizado por eletroposto WEG de 60kW que tem a capacidade de realizar a recarga do total do eBus em 1 hora instalado na garagem da Viação Canarinho, o eBus conta também com sistemas de internet Wi-fi de alta velocidade e mesa de reunião para os passageiros.

O roteiro do eBus está sendo criado pelas entidades envolvidas e, em breve, as pessoas poderão ter a experiência de utilizar o veículo. O eBus estará em Jaraguá do Sul nos próximos meses com o intuito de despertar a população para esse novo cenário, onde a inovação tem protagonismo essencial na transformação da sociedade. (Informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)



Confira as

Últimas notícias

Venda de gasolina sem tributos conclui Feirão do Imposto em Jaraguá do Sul

Objetivo da ação foi mostrar impacto dos tributos no dia a dia das pessoas

Segurança e saúde no trabalho é tema de palestras no Centro Empresarial

Evento gratuito e aberto à participação de empresas, profissionais da área e público em geral

Feirão do Imposto mobiliza jovens empreendedores de Jaraguá do Sul

Ação busca conscientizar a sociedade quanto aos impactos da carga tributária em todo o Brasil

ACIJS reúne Conselho de Núcleos e reforça estratégias da gestão 2022-2023

Núcleos Empresariais representam um dos braços ativos da ACIJS em prol do associativismo e da representação do setor produtivo

Jaraguá busca suporte da Celesc à inovação

Objetivo do encontro foi alinhar as estratégias com foco na tecnologia e inovação à ações de infraestrutura sob responsabilidade do governo estadual

Núcleo do Voluntariado Corporativo ACIJS inicia campanha “Aqueça o coração”

Objetivo é incentivar a solidariedade ajudando na doação de agasalhos para quem precisa diante do frio

Cenário atual traz incertezas sobre as eleições, diz economista no Encontro Empresarial ACIJS

Evento marcou os 103 anos da Rede OCP de Comunicação

ACIJS avalia que novo aumento da Taxa Selic pode inibir investimentos

Entidades expõem preocupação com o novo ajuste anunciado pelo Comitê de Política Monetária

Empreendedores compartilham sucesso de programa de mentoria ACIJS

Encontro do Núcleo de Jovens Empreendedores deu oportunidade a troca de experiências e ganhos com programa de Mentoria

Audiência pública debate oportunidades de aprendizagem a menores

Evento trouxe esclarecimentos sobre a importância social do programa "Trabalhando Juntos"

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar