Ônibus elétrico passa a circular em Jaraguá do Sul a partir desta semana
Preocupações com mudanças climáticas e o aquecimento global resultam na recente formulação e adoção do acordo de Paris por grande parte dos países do mundo, inclusive o Brasil, fazendo parte também deste grupo os maiores emissores de Gases de Efeito Estufa mundiais China e Estados Unidos da América.
A mensagem que o acordo de Paris transmite é que o mundo está disposto a transformar sua maneira de gerar e consumir energia, investindo em fontes renováveis e em tecnologia para que sua geração e consumo se tornem cada vez mais sustentáveis. O setor de transporte é o terceiro maior gerador de Gases de Efeito Estufa, então descarbonizar o setor de transporte se torna uma peça fundamental para atingir o objetivo de maior sustentabilidade alinhado no acordo de Paris.
Desta forma, dada a importância do setor de transportes torna-se relevante a transformação do setor para uma economia de baixa emissão de carbono, tornando central a utilização de Veículos Elétricos, devido ao seu papel na transição energética para esta nova economia.
Dentro deste contexto e em parceria entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Instituto da Indústria FIESC SENAI Eggon João da Silva, WEG, Viação Canarinho trazem o eBus, ônibus totalmente elétrico desenvolvido em parceria entre a WEG e a UFSC. O ônibus elétrico possui capacidade para transportar 38 passageiros sentados, possui a propulsão elétrica composta de motor elétrico WEG de 200kW, e um inversor de frequência CVW 900 ambos com refrigeração a água e que asseguram uma velocidade máxima de 80 km/h com total segurança para todos os passageiros e condutor, o sistema de armazenamento de energia é composto por baterias de Ion de Lítio que asseguram uma autonomia de 70 km. O sistema de recarga será realizado por eletroposto WEG de 60kW que tem a capacidade de realizar a recarga do total do eBus em 1 hora instalado na garagem da Viação Canarinho, o eBus conta também com sistemas de internet Wi-fi de alta velocidade e mesa de reunião para os passageiros.
O roteiro do eBus está sendo criado pelas entidades envolvidas e, em breve, as pessoas poderão ter a experiência de utilizar o veículo. O eBus estará em Jaraguá do Sul nos próximos meses com o intuito de despertar a população para esse novo cenário, onde a inovação tem protagonismo essencial na transformação da sociedade. (Informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)
Eleições 2026: Infraestrutura lidera pleitos da região Norte para o Voz Única estadual
Iniciativa da FACISC consolida a infraestrutura rodoviária e a estabilidade energética como as principais bandeiras das associações empresariais do Norte catarinense para o ciclo eleitoral de 2026
Expo 150 celebra sesquicentenário de Jaraguá do Sul com foco em inovação e negócios
Empresas podem confirmar presença na Feira de Exibição de Negócios, um dos pontos altos da comemoração de 150 anos e oferece oportunidades exclusivas de exposição para negócios que desejam fazer parte do novo ciclo de desenvolvimento econômico da região. Saiba como garantir presença neste grande evento!
ACIJS abre inscrições para Trilha Empreendedora de Finanças
Programa de Educação Empresarial abre inscrições para Trilha Empreendedora de Finanças em maio, oportunizando a empreendedores de todas as áreas conteúdo com foco em gestão financeira, precificação e tomada de decisão
Jaraguá do Sul, 150 anos: Cidade reverencia o passado, festeja o presente e projeta o futuro
Abertura de cápsula do tempo enterrada em 1976 conecta gerações e dá início ao projeto ‘Cartas ao Amanhã’, que registrará o legado atual para o bicentenário da cidade
Painel na ACIJS reflete expectativas e desafios das empresas com a Reforma Tributária
Especialistas e gestores discutem estratégias de adaptação para garantir a saúde do caixa e a competitividade das empresas frente às mudanças no sistema tributário
FIESC reforça parcerias em Jaraguá do Sul e anuncia investimentos de R$ 60 milhões
Em agenda na cidade, o presidente Gilberto Seleme se reuniu com lideranças na ACIJS, visitou o Centro WEG e detalhou o cronograma da nova Escola SESI de Referência, a ser inaugurada em 2026


