Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 27/08/2021
Compartilhe:

Ônibus elétrico passa a circular em Jaraguá do Sul a partir desta semana

Preocupações com mudanças climáticas e o aquecimento global resultam na recente formulação e adoção do acordo de Paris por grande parte dos países do mundo, inclusive o Brasil, fazendo parte também deste grupo os maiores emissores de Gases de Efeito Estufa mundiais China e Estados Unidos da América.

A mensagem que o acordo de Paris transmite é que o mundo está disposto a transformar sua maneira de gerar e consumir energia, investindo em fontes renováveis e em tecnologia para que sua geração e consumo se tornem cada vez mais sustentáveis. O setor de transporte é o terceiro maior gerador de Gases de Efeito Estufa, então descarbonizar o setor de transporte se torna uma peça fundamental para atingir o objetivo de maior sustentabilidade alinhado no acordo de Paris.

Desta forma, dada a importância do setor de transportes torna-se relevante a transformação do setor para uma economia de baixa emissão de carbono, tornando central a utilização de Veículos Elétricos, devido ao seu papel na transição energética para esta nova economia.

Dentro deste contexto e em parceria entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Instituto da Indústria FIESC SENAI Eggon João da Silva, WEG, Viação Canarinho trazem o eBus, ônibus totalmente elétrico desenvolvido em parceria entre a WEG e a UFSC. O ônibus elétrico possui capacidade para transportar 38 passageiros sentados, possui a propulsão elétrica composta de motor elétrico WEG de 200kW, e um inversor de frequência CVW 900 ambos com refrigeração a água e que asseguram uma velocidade máxima de 80 km/h com total segurança para todos os passageiros e condutor, o sistema de armazenamento de energia é composto por baterias de Ion de Lítio que asseguram uma autonomia de 70 km. O sistema de recarga será realizado por eletroposto WEG de 60kW que tem a capacidade de realizar a recarga do total do eBus em 1 hora instalado na garagem da Viação Canarinho, o eBus conta também com sistemas de internet Wi-fi de alta velocidade e mesa de reunião para os passageiros.

O roteiro do eBus está sendo criado pelas entidades envolvidas e, em breve, as pessoas poderão ter a experiência de utilizar o veículo. O eBus estará em Jaraguá do Sul nos próximos meses com o intuito de despertar a população para esse novo cenário, onde a inovação tem protagonismo essencial na transformação da sociedade. (Informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Ranking de agência de riscos destaca Jaraguá do Sul entre as Melhores Cidades do Brasil
Destaques

Ranking de agência de riscos destaca Jaraguá do Sul entre as Melhores Cidades do Brasil

O estudo evidencia que boas práticas de administração, alinhadas à eficiência na gestão dos recursos públicos e e qualidade dos serviços para a população podem transformar cidades em polos de desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social

Leia mais
Programa que transforma vidas: Qualifica Jaraguá conclui edição 2025
Associativismo

Programa que transforma vidas: Qualifica Jaraguá conclui edição 2025

Formatura no Centro Empresarial movimentou lideranças e demonstrou importância da iniciativa para a empregabilidade e inclusão social

Leia mais
Confira o horário de atendimento de fim de ano na ACIJS
Administrativo

Confira o horário de atendimento de fim de ano na ACIJS

Associado: programe-se e fique atento aos horários de plantão de fim de ano na ACIJS. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ACIJS pelo WhatsApp: (47) 98835-8568.

Leia mais
ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos
Destaques

ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos

Evento reuniu lideranças da comunidade, parceiros do programa e jovens acolhidos, marcando mais um ano de realizações

Leia mais
BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação
Notícias

BR-280: DNIT alerta para alteração no trânsito em obras na duplicação

Órgão federal informa alteração no tráfego na rodovia no trecho em obras na região de Guaramirim

Leia mais
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.