Núcleo de Automecânicas participa de encontro do Programa Empreender
A Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG) recebeu no dia 11 deste mês reunião de coordenadores do Programa Empreender, iniciativa ligada à FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina que integra participantes dos Núcleos mantidos pelas entidades e fomentar um ambiente de troca de informações e busca de soluções que estime o crescimento dos negócios.
Na programação, o líder do Núcleo de Automecânicas da ACIJS, Gilberto Nicoluzzi Junior, participou do painel “Desafio e manutenção de Núcleos Empresariais”, juntamente com o gerente-executivo da ACIAG Rogério Souza Silva, e do consultor de Núcleos da ACIAC – Associação Empresarial de Corupá, Alex Ribeiro Krainski.

Gilberto Nicoluzzi apresentou o núcleo e suas ações, contou a trajetória da empresa automecânica mantida por sua família no núcleo e comentou sobre a dinâmica e o envolvimento dos participantes. Falou também sobre os desafios de manter o núcleo como líder e como é feito o engajamento e o pertencimento. Para isso, o núcleo precisa ter ações e atividades bem definidas, que tragam valor e resultados para os nucleados.
Explicou que o papel do líder em um núcleo como o de automecânicas é fundamental para garantir a coesão e o engajamento dos membros. O líder atua como representante, promovendo a colaboração entre os participantes, identificando oportunidades de desenvolvimento e incentivando a participação ativa. Além disso, o líder precisa ser estratégico, apoiando ações que tragam valor prático e resultados claros para os nucleados, garantindo que eles percebam benefícios em sua participação.
Manter os nucleados engajados é um desafio constante, reforçou o líder. Isso exige não apenas atividades relevantes, mas também a capacidade de ouvir as necessidades dos participantes e adaptar o planejamento às demandas do setor. O sentimento de pertencimento é cultivado através de uma liderança inspiradora, que promove um ambiente de confiança, troca de conhecimento e benefícios mútuos.
Núcleo é referência em SC
Criado em 1995, o Núcleo de Automecânicas da ACIJS é reconhecido pela expressiva atuação na representação deste importante segmento econômico. Graças a esta atuação, em 2021, o Núcleo ganhou destaque na publicação “Melhores Práticas – Passe Boas Ideias Adiante”, iniciativa do programa Empreender Competitivo em âmbito nacional.
Desde sua criação, o grupo reúne empresários e profissionais do setor de manutenção e reparação automotiva em atividades que visam promover a cooperação e o fortalecimento do segmento na região. Formado por oficinas mecânicas e empresas ligadas ao setor automotivo, o núcleo busca aprimorar a capacitação técnica dos seus membros, promover ações de inovação e incentivar o empreendedorismo local. Além disso, atua na organização de cursos, workshops e eventos que fomentam a troca de conhecimento entre os participantes. Através do associativismo, o núcleo também promove a representatividade e defende os interesses da categoria junto a entidades e instituições locais.
Com sua destacada atuação, o Núcleo obteve reconhecimento e visibilidade das marcas representadas em ações voltadas à qualificação do setor e envolvimento com a comunidade. Uma das conquistas expressivas é a Certificação do IQA – Instituto de Qualidade Automotiva, um certificado reconhecido pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro e que evidencia a confiabilidade das empresas e atesta a qualidade dos serviços.

DNIT atualiza informações sobre obras da BR-280 em Jaraguá do Sul
ACIJS acompanha execução do projeto de duplicação da rodovia federal, que trará melhorias na mobilidade e segurança viária na região

Construção de cadeia de valor é tema de palestra gratuita da ACIJS, dia 17
Confira a agenda de atividades da ACIJS para associados e eventos abertos à comunidade e fortaleça o movimento empresarial de Jaraguá do Sul e região

Estudo da FIESC mostra efeitos do tarifaço na economia de SC
Cenário mais provável aponta recuo de R$ 1,2 bilhão no PIB de SC, perda de 20 mil empregos e de R$ 171,9 milhões no ICMS. Diversificação industrial de Jaraguá do Sul ajuda a reduzir impactos maiores na região, mas cenário segue monitorado pela Prefeitura

Jaraguá do Sul inicia obras da nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar
Reforma do imóvel que já foi a sede da ACIJS foi oficialmente anunciada no dia 7 de julho, e deverá estar concluída num prazo de 300 dias

Jaraguá do Sul intensifica campanha de vacinação contra o sarampo
Campanha tem como um dos focos prioritários trabalhadores da região

Jaraguá do Sul promove Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados
Programação da Semana Inclusiva tem como foco mobilizar a sociedade em torno do assunto e motivar empresas para a ampliação das oportunidades de inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho