Município mantém parceria com o Programa Jaraguá Mais Saudável
Representantes da Associação Jaraguá Mais Saudável (JMS), se reuniram recentemente com os secretários municipais de Jaraguá do Sul. O encontro discutiu as possibilidades de cada pasta da administração municipal pode contribuir com os objetivos do programa, que consiste em um movimento amplo que visa tornar a cidade mais saudável, produtiva e longeva.
Sidnei Marcelo Lopes, diretor do Gabinete, elogiou a apresentação, acrescentando que o município é parceiro das iniciativas que estejam alinhadas com os objetivos da administração. “Afinal, é nosso compromisso construir um futuro mais saudável e integrado. E programas como esse vem ao encontro daquilo que almejamos para a comunidade”, destacou Lopes.

>>> Encontro reafirmou parceria existente entre o município e a iniciativa
[foto PMJS]
De acordo com a diretora executiva do JMS, Amanda de Lemos Mello, foi apresentada a estruturação do programa, o objetivo principal e como se pretende implementar diversas ações. Segundo ela, o Jaraguá Mais Saudável não é apenas uma ideia ou um projeto temporário, mas uma associação sem fins lucrativos, com um propósito claro que é tornar a comunidade local mais produtiva, vivendo mais e com hábitos saudáveis. “Dentro da entidade temos um programa registrado, que dá vida a essa missão e impulsiona ações concretas para melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade”, ressaltou.
A presidente da Associação Jaraguá Mais Saudável e presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Caroline Elisa Obenaus Cani, enfatizou o compromisso da entidade e a importância do alinhamento com o município. “Nosso compromisso está em cada passo que damos, no sentido de promover a saúde e o bem-estar da comunidade, incentivando hábitos de vida saudáveis e fortalecendo os laços sociais. Acreditamos que, ao focar na promoção da saúde e na qualidade de vida, criamos uma cidade mais conectada, ativa e de resiliência para todos”, completou.
Movimento mobilizou classe empresarial, poder público e sociedade civil
O movimento por uma Jaraguá Mais Saudável começou em 2016, com o objetivo de transformar a cidade em um exemplo de qualidade de vida. Em 2017, uma equipe técnica do Blue Zones – iniciativa global que envolve iniciativas com o mesmo viés da qualidade de vida com sustentabilidade – visitou Jaraguá do Sul.
Em 2018, com a parceria entre SESI, ACIJS e a Prefeitura Municipal, iniciou o trabalho em conjunto, culminando em 2019 com o lançamento oficial do programa e a criação da Associação Jaraguá Mais Saudável, com ações para promover uma vida mais saudável na cidade.
Em 2024, o programa passou para o domínio da ACIJS, sempre com foco nos pilares COMER (Estimular a alimentação equilibrada, acessível e baseada em escolhas saudáveis), MOVER (incentivar a atividade física como ferramenta para uma vida mais saudável e ativa) e PERTENCER (Fortalecer os laços sociais, promovendo o engajamento comunitário e o bem-estar emocional). (Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)
Mutirão de Limpeza mobiliza voluntários em Jaraguá do Sul
Aberta à participação de toda a comunidade, ação busca valorizar os espaços públicos e fortalecer o orgulho de viver em Jaraguá do Sul.
Noite de reconhecimento aos Núcleos Empresariais da ACIJS
Moção de Aplausos representa o reconhecimento do Poder Legislativo à atuação dos Núcleos Empresariais em prol do desenvolvimento econômico e social do município
BR-280: obra do novo viaduto em Guaramirim prossegue
Última grande Obra de Arte Especial do projeto de duplicação do trecho estadual, expectativa do Governo do Estado é de conclusão do viaduto nos primeiros meses de 2026
Câmara de Vereadores homenageará Núcleos Empresariais da ACIJS
Reconhecimento com moção de aplausos aos Núcleos Empresariais acontece nesta quinta-feira, às 19 horas, no CEJAS. Evento é aberto à comunidade
ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria
Associados são convidados a partir da AGE que definirá novo período de gestão para a diretoria no biênio 2026-2027
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar