Representantes da Associação Jaraguá Mais Saudável (JMS), se reuniram recentemente com os secretários municipais de Jaraguá do Sul. O encontro discutiu as possibilidades de cada pasta da administração municipal pode contribuir com os objetivos do programa, que consiste em um movimento amplo que visa tornar a cidade mais saudável, produtiva e longeva.
Sidnei Marcelo Lopes, diretor do Gabinete, elogiou a apresentação, acrescentando que o município é parceiro das iniciativas que estejam alinhadas com os objetivos da administração. “Afinal, é nosso compromisso construir um futuro mais saudável e integrado. E programas como esse vem ao encontro daquilo que almejamos para a comunidade”, destacou Lopes.

>>> Encontro reafirmou parceria existente entre o município e a iniciativa
[foto PMJS]
De acordo com a diretora executiva do JMS, Amanda de Lemos Mello, foi apresentada a estruturação do programa, o objetivo principal e como se pretende implementar diversas ações. Segundo ela, o Jaraguá Mais Saudável não é apenas uma ideia ou um projeto temporário, mas uma associação sem fins lucrativos, com um propósito claro que é tornar a comunidade local mais produtiva, vivendo mais e com hábitos saudáveis. “Dentro da entidade temos um programa registrado, que dá vida a essa missão e impulsiona ações concretas para melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade”, ressaltou.
A presidente da Associação Jaraguá Mais Saudável e presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Caroline Elisa Obenaus Cani, enfatizou o compromisso da entidade e a importância do alinhamento com o município. “Nosso compromisso está em cada passo que damos, no sentido de promover a saúde e o bem-estar da comunidade, incentivando hábitos de vida saudáveis e fortalecendo os laços sociais. Acreditamos que, ao focar na promoção da saúde e na qualidade de vida, criamos uma cidade mais conectada, ativa e de resiliência para todos”, completou.
Movimento mobilizou classe empresarial, poder público e sociedade civil
O movimento por uma Jaraguá Mais Saudável começou em 2016, com o objetivo de transformar a cidade em um exemplo de qualidade de vida. Em 2017, uma equipe técnica do Blue Zones – iniciativa global que envolve iniciativas com o mesmo viés da qualidade de vida com sustentabilidade – visitou Jaraguá do Sul.
Em 2018, com a parceria entre SESI, ACIJS e a Prefeitura Municipal, iniciou o trabalho em conjunto, culminando em 2019 com o lançamento oficial do programa e a criação da Associação Jaraguá Mais Saudável, com ações para promover uma vida mais saudável na cidade.
Em 2024, o programa passou para o domínio da ACIJS, sempre com foco nos pilares COMER (Estimular a alimentação equilibrada, acessível e baseada em escolhas saudáveis), MOVER (incentivar a atividade física como ferramenta para uma vida mais saudável e ativa) e PERTENCER (Fortalecer os laços sociais, promovendo o engajamento comunitário e o bem-estar emocional). (Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)