Ministro do Meio Ambiente diz que Jaraguá está na rota global de descarbonização
Em roteiro que incluiu visita na WEG e um encontro com a diretoria da ACIJS, o ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite falou de ações que o governo tem realizado em alinhamento ao pacto global pela descarbonização. O ministro destacou o papel que o setor produtivo, governo e sociedade têm com o objetivo de atingir as metas por uma economia neutra em emissões até 2050, citando que Jaraguá faz parte desta rota.
Joaquim Leite enalteceu a visita como uma oportunidade de conhecer indústrias comprometidas com propósitos como a sustentabilidade ambiental. “Vimos aqui uma tecnologia que pode ajudar o Brasil na descarbonização, na aplicação de processos da indústria voltada à mobilidade urbana, empresas que investem na busca de uma economia verde e na geração de empregos”, afirma.
Roteiro do ministro incluiu visita à WEG e encontro com a diretoria da ACIJS e lideranças empresariais
O ministro situou os investimentos em energias renováveis como um caminho sem volta, apontando o Brasil como um dos países com maior capacidade de geração seja com a matriz hidráulica, eólica e solar, mais baratas em relação às energias fósseis.
No setor eólico, assinala, há oportunidades com a definição do marco regulatório que permitirá ao País o uso do mar para fins de produção de energia. A tramitação do projeto, informou Joaquim Leite, teve início por meio de articulação dos ministérios das Minas e Energia, e do Meio Ambiente, junto ao Senado, que pode representar a aplicação de 200 bilhões de dólares na construção de usinas na extensão territorial marítima. Como a região é produtora de equipamentos como aerogeradores e conta com indústrias de tecnologia voltada à energia eólica, ele acredita que o cenário será promissor para a economia, com benefícios ao meio ambiente.
A presidente da ACIJS, Ana Clara Franzner Chiodini, disse que a visita do ministro representa uma oportunidade para valorizar diferenciais da indústria regional que já são reconhecidos. Junto com o vice-presidente de Articulação Institucional da entidade, Daniel Godinho, Ana Clara enfatizou a agenda com o ministro, aproveitando a vinda a Jaraguá.
“É um relacionamento importante para que a região mantenha compromissos que já fazem parte da trajetória das empresas com a descarbonização e nas pautas relacionadas com políticas públicas que tratam da questão ambiental, como o crédito de carbono, a renovação da frota e a eletro mobilidade, e investimentos em biogás”, assinala.
BR-280: trecho estadualizado entra na reta final com novo viaduto na Mannes
Obra da travessia elevada sobre a linha férrea, em Guaramirim, segue com previsão de entrega para abril de 2026
Ranking de agência de riscos destaca Jaraguá do Sul entre as Melhores Cidades do Brasil
O estudo evidencia que boas práticas de administração, alinhadas à eficiência na gestão dos recursos públicos e e qualidade dos serviços para a população podem transformar cidades em polos de desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social
Programa que transforma vidas: Qualifica Jaraguá conclui edição 2025
Formatura no Centro Empresarial movimentou lideranças e demonstrou importância da iniciativa para a empregabilidade e inclusão social
ACIJS é campeã do Prêmio InovA+ como destaque do associativismo empresarial de SC
Entidade também recebeu o Selo Digital FACISC em reconhecimento à conquista
Confira o horário de atendimento de fim de ano na ACIJS
Associado: programe-se e fique atento aos horários de plantão de fim de ano na ACIJS. Em caso de dúvidas, entre em contato com a ACIJS pelo WhatsApp: (47) 98835-8568.
ACIJS é reconhecida por apoio ao programa Novos Caminhos
Evento reuniu lideranças da comunidade, parceiros do programa e jovens acolhidos, marcando mais um ano de realizações



