Notícias 05 out, 23

Evento no Centro Empresarial reuniu profissionais e empreendedores das áreas de Marketing e Comunicação

Marketing cada vez mais centrado nas pessoas é desafio a profissionais, apontam especialistas

Cada vez mais, as empresas devem considerar as pessoas nas suas estratégias de marketing. Conciliar interesses que cercam uma marca, como o consumidor final, às exigências de um mercado cada vez mais digitalizado e as imposições por sustentabilidade ambiental e social, são desafios tanto para os profissionais que atuam diretamente no planejamento de campanhas de marketing como para toda a cadeia de um negócio, da fabricação até a entrega do produto para clientes finais.

A ideia de que o marketing e qualquer ação de comunicação devem estar muito mais centrados nas pessoas pautou os participantes do painel “Marketing do amanhã”, que reuniu profissionais da área no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – CEJAS, nesta terça-feira (3). O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Marketing da ACIJS, que em 2023 completa dez anos de existência, e contou com a presença de três especialistas que abordaram o assunto a partir da vivência no mercado e a aplicação de novos conceitos que vêm sendo incorporados para o posicionamento das marcas.

>>> Confira momentos do painel “Marketing do amanhã” – fotos de CAROLINE STINGHEN

A experiência de mercado foi compartilhada por Camila Felício, profissional que há mais de 16 anos atua liderando projetos de branding, trade marketing e venda digital. Para ela, as pessoas continuam sendo o principal ativo em qualquer planejamento para que uma empresa ou marca chegue ao consumidor final. “Colaboradores e consumidores engajados e exigentes, formam marcas engajadas com o seu propósito, com a atitude que faz diferença no dia a dia”, assinala. Para ela, o consumidor já faz escolhas de acordo com o posicionamento de uma empresa e sua marca, levando em conta a atitude e que mensagem quer transmitir. A clareza da marca, entende, reflete qual é o seu propósito e gera valor, um legado na construção de um negócio sustentável.

Tiago Schulz associa a ciência e o recurso de gatilhos mentais como um componente cada vez mais aplicado ao marketing. Com formação em análise de sistemas, Tiago trouxe ao debate informações sobre como o neuromarketing pode ser aplicado ao planejamento das ações que influenciam as decisões de compra. A partir de estudos científicos baseados em dados de mercado e nas experiências de consumo, são estabelecidos parâmetros que estabelecem o comportamento humano e ajudam a definir tendências que podem ser aplicadas nas estratégias de marketing. “O cérebro humano faz conexões com lembranças, ligações emocionais e gatilhos para determinar ações”, pontua. O recurso de decisões que estejam apoiadas na ciência, ou no neuromarketing, pode ser um aliado para uma empresa estabelecer conexões que sejam mais adequadas para cada negócio e os atributos que deseja prometer ao mercado.

O designer Jackson Peixer, que atua como estrategista de marcas, falou sobre como a natureza vem sendo pensada no planejamento de campanhas. Com mais de 25 anos de experiência profissional, Jackson atua como consultor independente, orientando marcas, iniciativas e pessoas a se posicionarem, desenvolvendo estudos e pesquisas apoiadas na antropologia e biomimética. Trata-se de uma ciência ainda incipiente, mas com exemplos de aplicação em várias áreas, que objetiva conhecer estruturas presentes na natureza e as funções de elementos incorporados à estratégias e soluções. O sistema de cooperação de um formigueiro, por exemplo, pode indicar caminhos para um planejamento organizado, com governança e respeito ao equilíbrio do meio ambiente. “Se uma marca se propõe a entregar algo que faz bem para as pessoas, olhar para a natureza e o que ela ensina parece ser um caminho natural. Gerir recursos é ressignificar a forma como pensamos fazer algo. A partir destas experiências temos uma lente nova para enxergarmos o mundo”.

Ricardo Rodermel, empresário do setor e integrante do Núcleo de Marketing e Comunicação, que fez a mediação do painel, destaca a oportunidade que o evento traz para uma reflexão sobre o papel nas estratégias de qualquer organização e como os profissionais se alinham ao novo pensamento que se impõe ao marketing. Segundo ele, há uma revolução constante e mudanças que impactam no setor, passando por conceitos mais focados no mercado, de uma transição com foco nas pessoas e os recursos de uma comunicação digitalizada e com mais repertórios. “Daí a importância de entender que as pessoas continuam sendo o centro de uma nova evolução, mas cada vez mais considerando também o ambiente em que elas vivem”.

>>> O painel “Marketing do amanhã” teve o apoio das empresas:
Som Mendonça
CRK Pistas
VêMais
Woop Comunicação.



Confira as

Últimas notícias

BR-280: Governo do Estado libera tráfego parcial de viaduto em Guaramirim

Obra representa importante etapa da duplicação, mas comunidade mantém expectativas quanto ao andamento do cronograma do projeto na sua totalidade

Polícia Militar inicia curso de formação de sargentos com aula magna na ACIJS

Presidente Caroline Obenaus Cani destacou parceria da comunidade com as forças de segurança, mas lembrou necessidade de aumento do efetivo para assegurar indicadores positivos no município e região

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira a programação de encontros de nucleados

Felicidade no ambiente de trabalho é tema do Encontro Empresarial da ACIJS, dia 29

Evento é aberto ao público em geral, com ingresso solidário de 1 quilo de alimento não-perecível a ser repassado para entidade social do município

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Atividades dos grupos setoriais visam aproximar empreendedores de todas as áreas, ampliando redes de relacionamento e oportunidades de negócios, além da troca de experiências para a melhoria da gestão

BR-280: Atualização da obra de duplicação do trecho estadualizado

Acompanhamento do cronograma de serviços é uma das ações colocadas em prática pela entidade como forma de buscar mais agilidade à obra

Especialista fala sobre Estratégia Empresarial em palestra para associados

Atividade marca início de novo módulo do PGVE - Programa de Gestão e Vivência Empresarial

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira quais os assuntos que estão em pauta na agenda semanal dos Núcleos ACIJS

Feirão do Núcleo de Revendas ACIJS é destaque da agenda de bons negócios em Jaraguá e região

Objetivo do evento é dar oportunidades de acesso fácil para a primeira compra ou para quem deseja trocar de veículo, aproveitando vantagens na negociação

Economista apresenta cenários e oportunidades a empresas do setor eletrometalmecânico

Evento é gratuito e aberto a empreendedores interessados em conhecer oportunidades de crescimento por meio do associativismo

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar