Associação Jaraguá Mais Saudável se apresenta à Câmara de Vereadores
A diretoria da Associação Jaraguá Mais Saudável participou da sessão da Câmara de Vereadores no dia 27, quinta-feira, para um relato sobre as ações do programa, voltado à promoção da qualidade de vida na comunidade.
Acompanhada de membros da diretoria, a presidente Caroline Obenaus Cani falou sobre a história, os pilares e os objetivos do programa, que busca promover hábitos saudáveis na cidade.de vida da população.

A Associação Jaraguá Mais Saudável é uma instituição sem fins lucrativos, oficialmente reconhecida como de utilidade pública municipal pela Lei Nº 8.826/2021. Criada para abrigar o programa, que fomenta um ecossistema voltado à promoção da saúde e longevidade por meio de ações de qualidade de vida e bem-estar, apoiadas em tr~es pilares: Comer, Mover e Pertencer, incentivando uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e o fortalecimento dos laços sociais.
O movimento teve início em 2016, com o objetivo de transformar Jaraguá do Sul em uma referência em qualidade de vida. Em 2017, a equipe técnica do Blue Zones – instituição que identifica regiões do mundo onde as pessoas vivem mais tempo e com mais saúde – visitou a cidade, trazendo insights valiosos. Em 2018, uma parceria entre SESI, ACIJS e Prefeitura, impulsionou o projeto, resultando no lançamento oficial do programa em 2019 e na criação da Associação Jaraguá Mais Saudável.
Desde então, a entidade tem promovido diversas atividades em prol da saúde da população, contando com o apoio de parceiros, voluntários e patrocinadores. Em 2024, o programa passou para o domínio da ACIJS e segue em sua missão de ampliar o impacto e promover uma cidade mais conectada, ativa e resiliente.
Objetivos estratégicos
Segundo a presidente Caroline, o Jaraguá Mais Saudável tem metas bem definidas para garantir a continuidade e ampliação de suas iniciativas:
- Consolidar a solidez financeira e institucional para garantir a sustentabilidade do programa.
- Fortalecer o engajamento comunitário e institucional, incentivando a participação da população.
- Expandir a presença nas mídias e realizar campanhas alinhadas aos pilares do programa.
- Coordenar ações integradas e estruturantes, criando sinergias no ecossistema de saúde.
- Promover saúde e bem-estar de forma inclusiva e descentralizada, baseada em evidências.
Conforme a presidente, com esse compromisso, a Associação reafirma seu papel na construção de um futuro mais saudável e produtivo para Jaraguá do Sul, incentivando mudanças positivas e sustentáveis no dia a dia da população.
Para isso, ressalta, é importante a parceria entre a instituição e a Câmara Municipal. “A Casa de Leis sempre esteve envolvida nesses projetos e faz todo sentido por conta dos diversos pilares que os vereadores atuam na sociedade”, frisou. (Com informações da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul)
Gastronomia solidária reverterá 15% do faturamento para oito entidades de Jaraguá do Sul
Parte da arrecadação da Praça Gastronômica durante a Expo 150, em comemoração ao sesquicentenário de Jaraguá do Sul, será destinada a hospitais, corporações de socorro e associações de assistência social do município
ACIJS celebra 88 anos com painel sobre governança familiar e preservação de legados
Preservar valores como a simplicidade e o respeito ao legado são a base da boa governança familiar, enfatizaram Décio da Silva e Mariana Werninghaus de Carvalho, em painel especial realizado no Encontro Empresarial da ACIJS
Historiador revisita linha do tempo da ACIJS e revela importância do associativismo para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul
Pesquisa do historiador Ademir Pfiffer, publicada no Jornal do Vale e no Portal Observa +, mostra a importância do legado de empreendedores pioneiros que há 88 anos enxergaram no associativismo motor para o crescimento do município com sustentabilidade econômica e social
Expo 150 divulga destaques da programação especial de celebração do sesquicentenário de Jaraguá do Sul
Com entrada 100% gratuita, o maior evento de negócios e cultura da história do município ocorre de 1º a 5 de julho no Parque Municipal de Eventos, reunindo grandes líderes, circuito de memória, espaço gastronômico e atrações artísticas
Secretário de Estado da Saúde conhece plano regional e anuncia recursos para UTI do Hospital São José
Com projeção de dobrar a população até 2050, lideranças do Vale do Itapocu apresentam diagnóstico e buscam soluções para evitar colapso no atendimento do SUS
Expo150 projeta comemoração histórica de Jaraguá do Sul
Com a realização de feira de negócios e uma governança colaborativa pioneira, município celebra 150 anos e ganha espaço na mídia nacional como polo de atração econômica e de turismo de negócios