Jaraguá do Sul reverencia legado de Dietrich Hufenüssler em evento especial na SCAR
A atuação de Dietrich Hermann Wolfram Hufenüssler, ex-presidente da ACIJS, e o legado que ele deixou para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul foram lembrados em evento online na terça-feira, dia 29.
Familiares, amigos, lideranças da comunidade e colaboradores da Duas Rodas, onde o empresário marcou sua trajetória profissional, reverenciaram a importante contribuição de Dietrich no meio associativo, na cultura, saúde e em vários movimentos sociais do qual fez parte.
O empresário faleceu em 21 de março deste ano, aos 94 anos. Desempenhou destacada liderança em diversas entidades na comunidade como o Hospital São José, SCAR e Rotary Club, entre outras, e como presidente da ACIJS no período de 1965 a 1966.
A homenagem foi realizada no teatro do Centro Cultural da SCAR – Sociedade Cultura Artística e transmitido pelo YouTube. Além de depoimentos destacando a atuação de Dietrich como um entusiasta em diversas áreas na comunidade, o evento contou com a participação de artistas da Orquestra Jovem, Escola de Dança e Coral da SCAR, fazendo referência à sua ligação com as artes, de modo especial com a música e com o fortalecimento da vida cultural da cidade.

As filhas Karin, Monika e Christiane, lembraram a dedicação de Dietrich em todos os momentos de sua trajetória de vida, do apreço à família e os exemplos de doação à comunidade, se dedicando de maneira altruísta a todas as iniciativas nas quais participava. Das comemorações do centenário da cidade, a campanhas sociais, na melhoria da assistência hospitalar ou para tornar possível que Jaraguá do Sul contasse com uma estrutura de desenvolvimento da cultura, fazia prevalecer o espírito voluntário, apoiado na ética, na humildade e na perseverança para conquistar os objetivos.
Filho de Rudolph e Hildegard Hufenüssler, fundadores da Duas Rodas, Dietrich formou-se químico industrial e desde cedo, ao lado do irmão Rodolfo, deu sequência ao negócio da família. Ainda que tenha ocupado a presidência da empresa, há alguns anos Dietrich havia retornado à sua função de pesquisa de aromas e sabores.
Colegas de trabalho destacaram o compromisso com a qualidade e capacidade de Dietrich em compartilhar o conhecimento, formando profissionais no segmento de atuação da empresas, especializada em essências e aromas para a indústria de alimentação. “Um líder predestinado a desenvolver o sucesso não só da empresa, mas de cada colaborador, com muita preocupação, cuidado e zelo”, assinalou o presidente executivo da Duas Rodas, Leonardo Fausto Zipf.
Além de Monika e Christiane, que a exemplo de Dietrich também presidiram a ACIJS, outros três ex-presidentes prestaram homenagem ao empresário. “O admirava por seu envolvimento com as causas sociais, sempre com muito entusiasmo, os temas do coletivo o interessavam, alguém que vivia intensamente os seus propósitos”, destacou Pedro Donini.
Vicente Donini, do Conselho de Administração do Hospital São José ressaltou momentos da participação em vários etapas da trajetória da instituição. E Gilmar Antonio Moretti, conselheiro da SCAR, igualmente atribuiu a Dietrich uma participação marcante como um dos responsáveis pela preservação da memória da cultura e o crescimento das artes em Jaraguá do Sul. “Acreditava que a arte tinha um poder transformador, de que a cultura pode ajudar o mundo a ser um lugar melhor”, resumiu Moretti, citando o ensinamento.
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Nesta quarta-feira (5), Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de investimentos alinhados às práticas ESG — ambientais, sociais e de […]
Força econômica industrial, Jaraguá do Sul busca novo protagonismo com turismo vocacionado
Estratégias para o desenvolvimento do setor passam pelo engajamento regional e pela afirmação de políticas públicas consistentes, defendem lideranças e especialistas no 7º Seminário de Turismo realizado pelo Núcleo de Hospitalidade da ACIJS
Jaraguá do Sul segue como uma das cidades mais seguras do Brasil
Em novo ranking, cidade cai uma posição, mas se mantém com destaque em anuário brasileiro de segurança pública
Voz Única: Facisc reforça pleitos prioritários para a região Norte
Projetos estruturantes, necessários para o desenvolvimento regional, formam o eixo central na mobilização do setor produtivo junto ao poder público
Resultados reforçam a importância da destinação do Imposto de Renda a projetos sociais
Encontro realizado no Centro Empresarial teve como objetivo fortalecer parcerias entre poder público, organizações sociais e comunidade para ampliar destinações via renúncia fiscal a projetos no município
Sicredi é a melhor empresa para trabalhar no Brasil e a maior da região Sul
Instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil conquistou dois reconhecimentos de grande relevância em 2025