Jaraguá do Sul é reconhecida por indicadores positivos em áreas como segurança pública, saúde e educação; por sua economia pujante apoiada na indústria, comércio e setor de serviços; integra regionalmente uma rota turística formada por atrativos naturais, com boa gastronomia e a forte presença cultural deixada como herança pelos imigrantes vindos principalmente da Europa, que iniciaram a colonização do município 147 anos atrás.
Fortalecer estes referenciais como um atributo de valor do território, potencializando como uma identidade para a cidade, é o objetivo do projeto “place branding”, idealizado em dezembro por iniciativa da ACIJS, CDL, Prefeitura e o Convention Vale dos Encantos, e executado pelo Sebrae.
Utilizado em cidades ao redor do mundo, o “place branding” é um conceito que busca entender a percepção de moradores e visitantes da cidade, como o orgulho e o senso de pertencimento ao lugar, identificando vocações e estimulando estratégias para o desenvolvimento com sustentabilidade. Como resultado, iniciativa privada e poder público podem definir ações de valorização dos setores ativos da economia, associando uma marca própria da cidade a produtos da indústria, ao comércio e serviços, na promoção do turismo e na atratividade de investimentos.
Gisella Simões, do IDIT – Instituto de Design, Inovação e Tecnologia, responsável pela coordenação do estudo junto ao Sebrae, assinala que os diferenciais de Jaraguá favorecem o desenvolvimento do branding aplicado ao território. “O modelo associativo, o espírito colaborativo e o forte voluntariado, o engajamento da sociedade com o poder público, são determinantes para o fortalecimento da identidade do território, está no DNA da cidade. Porque não se faz branding sem pessoas”, avalia.
A metodologia é colaborativa e de construção, em co-criação com a sociedade. Para a próxima etapa, buscará identificar como a cidade é percebida não só pelos seus moradores como por quem a visita. Este trabalho, relata Gisella, consiste de 4 fases até sua conclusão, em março: entender que propósito move Jaraguá como cidade, sua personalidade e posicionamento, vocações latentes e potenciais que podem favorecer ainda mais o seu desenvolvimento, e como a sociedade atua coletivamente em torno destes objetivos; entender quais são os públicos que interagem com a cidade e quais personas se identificam com o território, estabelecendo experiências que a cidade pode proporcionar aos públicos-alvo; e a apresentação de uma sugestão de projeto com estratégias e ações que possam impactar como posicionamento da cidade.
“Criar uma marca e fortalecer a identidade do território é algo que tem início, mas não se esgota. Os resultados aparecerão no médio e longo prazo, com parcerias que precisam ser sólidas de empresas, do poder público e da sociedade organizada”, observa Gisella Simões. Após a primeira fase, em dezembro, as próximas etapas do projeto vão envolver vários segmentos da comunidade em workshops, com o trabalho se encerrando no final de março com a entrega de um conceito visual da “marca Jaraguá”, que poderá ser adotada por empresas, associando esta referência aos seus negócios, identificando produtos ou serviços, nos materiais de identificação no setor público, no marketing de turismo e em qualquer ação de promoção da cidade.
Iniciativa fortalece senso de participação coletiva pelo desenvolvimento com sustentabilidade
Jaime Dias Júnior, gerente regional do Sebrae, pondera que, muito mais do que a definição de uma marca, o place branding trata do reposicionamento da cidade. “É um trabalho profundo e complexo que cria uma visão convergente para uma cidade ainda melhor, com eixos claros de desenvolvimento a partir de uma visão de futuro, que começa com o entendimento dos seus líderes, da comunidade, de como eles querem que a cidade seja lembrada e percebida. O branding aprofunda tecnicamente estas referências com estratégias para atração de visitantes, investidores e turistas”.
Ana Clara Franzner Chiodini avalia que o place branding vai dar ainda mais relevância ao sentido de convergência presente nas relações entre o setor produtivo, administração pública e outros segmentos representativos na comunidade. “Com este projeto, Jaraguá terá uma marca única, forte e conectada com as estratégias de promoção da cidade, seja na atração de investimentos, como destino turístico e em várias iniciativas que darão ainda mais visibilidade e impulso como um lugar acolhedor, que valoriza o desenvolvimento com qualidade de vida e bem-estar”, reitera.
Paulo Roberto Schwarz, presidente da CDL na gestão 2024-2025, e a ex-presidente Vergimari Rodrigues Simões Pires, enfatizam a importância do projeto. “Haverá ganhos para todos, porque uma marca única fortalece a ideia de termos uma cidade que já tem como característica o trabalho integrado das entidades”, diz Paulo Schwarz. “No setor do comércio, o place branding constrói uma identidade positiva, aumenta visibilidade, atrai consumidores e turistas, impulsionando o crescimento econômico e criando um ambiente propício para novos negócios, diferenciando o comércio local de maneira competitiva”, completa Vergimari.
Thiago Mothci Sarmanho, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, diz que a definição de uma marca própria traz ganhos positivos para o município. A ideia, lembra, já vinha sendo pensada há alguns anos e entrou na pauta do Conselho de Desenvolvimento Econômico, criado por decreto municipal em 2023, e representa um avanço no sentido de fortalecer a cidade como polo de atratividade para negócios e turismo. “A criação da marca de Jaraguá do Sul, terá por objetivo exprimir e representar todos os nossos munícipes, através de um símbolo que represente aquilo que somos e tanto nos orgulhamos. É uma iniciativa que vai abarcar tudo o que a cidade faz para o desenvolvimento do município, nossos bons indicadores, e principalmente, o nosso associativismo, que faz com que sejamos referência para muitos segmentos como cidade sustentável”, argumenta Thiago.