A Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, em parceria com a associação Promo Brasile Italia, promoveu na terça-feira (30), encontro em Jaraguá do Sul que reuniu especialistas da área de mercado de tecnologia e inovação.
A iniciativa buscou aproximar empresas e organizações com interesse em negócios internacionais entre Brasil e Itália, criar oportunidades para a ampliação do networking e o fortalecimento de parcerias e negócios.
Com o tema “Integração para desenvolver Inovação – Como unir as forças dos mercados de tecnologia e Inovação de Santa Catarina e Itália”, o encontro ocorreu no formato híbrido (presencial/online), com participantes dos dois países.
Durante exposição que fez sobre como o ecossistema de inovação está sendo construído na região, o presidente da ACIJS e do Conselho de Administração do Novale Hub, Luis Hufenüssler Leigue, ressaltou a importância de avançar em um pacto que integre municípios e o estado.
Ele lembrou que a inovação é uma vertente que já está enrizada na cultura empresarial de Jaraguá do Sul, com maior ênfase nas grandes empresas, mas destacou o potencial de empreendimentos de portes menores no desenvolvimento de produtores inovadores.
“Com um pacto que considere as características das cidades e uma integração com o estado, temos a possibilidade de uma rede e de atuação como um hub”, disse o empresário, mencionando como um passo prático nesta direção a assinatura do Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu por prefeitos e lideranças da região, nesta sexta-feira (3), a partir das 8h30, no Novale Hub.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luciano José Buligon, apresentou indicadores que colocam Santa Catarina em destaque no País e citou que a inovação é um dos principais vetores para esse desempenho graças à parcerias entre universidades, empresas e o poder político.
Para o cônsul geral da Itália em Curitiba, Salvatore di Venezia, a grande presença de italo-brasileiros na região Norte do Estado também representa uma oportunidade para a aproximação entre os dois países.
Gustavo Pacher, delegado da Câmara Italiana de Comércio para a Região de Jaraguá do Sul e presidente do Comitê Inova Jaraguá, ressaltou que o setor de tecnologia está em plena expansão e o papel do Novale Hub como um grande impulsionador de negócios inovadores, com a missão de conectar pessoas, disseminar informação e gerar oportunidades.
“A ideia do evento foi apresentar Jaraguá do Sul para as empresas de tecnologia da Itália. Tivemos um primeiro contato e, a partir daí, queremos trazer novos negócios para o município”, define Fernando Cascaes, secretário-geral da Câmara Italiana de Comércio e Indústria, mediador do encontro. Tullo Cavalazzi, presidente da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, mencionou a necessidade de estender a abrangência da Câmara Italiana para outras regiões do Estado e citou a importância de Jaraguá do Sul neste contexto. “Queremos fortalecer, ainda mais, o intercâmbio Brasil/Itália na área econômica”, reiterou.
Representando o prefeito Antídio Lunelli, a chefe de Gabinete Emanuela Wolff apresentou dados do município, detalhando informações sobre as características da cidade, os trabalhos e avanços nas áreas de tecnologia e inovação, saúde, educação, segurança pública, cultura e turismo, entre outras. Acrescentou que um dos focos da administração municipal é a desburocratização de processos e a transparência nas ações, com a premissa de facilitar a vida do empreendedor.