Jaraguá do Sul e região buscam ampliar relações de negócios com a Itália
A Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, em parceria com a associação Promo Brasile Italia, promoveu na terça-feira (30), encontro em Jaraguá do Sul que reuniu especialistas da área de mercado de tecnologia e inovação.
A iniciativa buscou aproximar empresas e organizações com interesse em negócios internacionais entre Brasil e Itália, criar oportunidades para a ampliação do networking e o fortalecimento de parcerias e negócios.
Com o tema “Integração para desenvolver Inovação – Como unir as forças dos mercados de tecnologia e Inovação de Santa Catarina e Itália”, o encontro ocorreu no formato híbrido (presencial/online), com participantes dos dois países.
Durante exposição que fez sobre como o ecossistema de inovação está sendo construído na região, o presidente da ACIJS e do Conselho de Administração do Novale Hub, Luis Hufenüssler Leigue, ressaltou a importância de avançar em um pacto que integre municípios e o estado.
Ele lembrou que a inovação é uma vertente que já está enrizada na cultura empresarial de Jaraguá do Sul, com maior ênfase nas grandes empresas, mas destacou o potencial de empreendimentos de portes menores no desenvolvimento de produtores inovadores.
“Com um pacto que considere as características das cidades e uma integração com o estado, temos a possibilidade de uma rede e de atuação como um hub”, disse o empresário, mencionando como um passo prático nesta direção a assinatura do Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu por prefeitos e lideranças da região, nesta sexta-feira (3), a partir das 8h30, no Novale Hub.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luciano José Buligon, apresentou indicadores que colocam Santa Catarina em destaque no País e citou que a inovação é um dos principais vetores para esse desempenho graças à parcerias entre universidades, empresas e o poder político.
Para o cônsul geral da Itália em Curitiba, Salvatore di Venezia, a grande presença de italo-brasileiros na região Norte do Estado também representa uma oportunidade para a aproximação entre os dois países.
Gustavo Pacher, delegado da Câmara Italiana de Comércio para a Região de Jaraguá do Sul e presidente do Comitê Inova Jaraguá, ressaltou que o setor de tecnologia está em plena expansão e o papel do Novale Hub como um grande impulsionador de negócios inovadores, com a missão de conectar pessoas, disseminar informação e gerar oportunidades.
“A ideia do evento foi apresentar Jaraguá do Sul para as empresas de tecnologia da Itália. Tivemos um primeiro contato e, a partir daí, queremos trazer novos negócios para o município”, define Fernando Cascaes, secretário-geral da Câmara Italiana de Comércio e Indústria, mediador do encontro. Tullo Cavalazzi, presidente da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, mencionou a necessidade de estender a abrangência da Câmara Italiana para outras regiões do Estado e citou a importância de Jaraguá do Sul neste contexto. “Queremos fortalecer, ainda mais, o intercâmbio Brasil/Itália na área econômica”, reiterou.
Representando o prefeito Antídio Lunelli, a chefe de Gabinete Emanuela Wolff apresentou dados do município, detalhando informações sobre as características da cidade, os trabalhos e avanços nas áreas de tecnologia e inovação, saúde, educação, segurança pública, cultura e turismo, entre outras. Acrescentou que um dos focos da administração municipal é a desburocratização de processos e a transparência nas ações, com a premissa de facilitar a vida do empreendedor.

DNIT atualiza informações sobre obras da BR-280 em Jaraguá do Sul
ACIJS acompanha execução do projeto de duplicação da rodovia federal, que trará melhorias na mobilidade e segurança viária na região

Construção de cadeia de valor é tema de palestra gratuita da ACIJS, dia 17
Confira a agenda de atividades da ACIJS para associados e eventos abertos à comunidade e fortaleça o movimento empresarial de Jaraguá do Sul e região

Estudo da FIESC mostra efeitos do tarifaço na economia de SC
Cenário mais provável aponta recuo de R$ 1,2 bilhão no PIB de SC, perda de 20 mil empregos e de R$ 171,9 milhões no ICMS. Diversificação industrial de Jaraguá do Sul ajuda a reduzir impactos maiores na região, mas cenário segue monitorado pela Prefeitura

Jaraguá do Sul inicia obras da nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar
Reforma do imóvel que já foi a sede da ACIJS foi oficialmente anunciada no dia 7 de julho, e deverá estar concluída num prazo de 300 dias

Jaraguá do Sul intensifica campanha de vacinação contra o sarampo
Campanha tem como um dos focos prioritários trabalhadores da região

Jaraguá do Sul promove Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados
Programação da Semana Inclusiva tem como foco mobilizar a sociedade em torno do assunto e motivar empresas para a ampliação das oportunidades de inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho