Seja um associado
Notícias
Fique bem informado
Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 07/02/2023
Compartilhe:

INFORMAÇÃO RELEVANTE – Multas por descumprimento à LGPD iniciam em fevereiro

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados, instância criada para normatizar o cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018), informou no dia 27 de janeiro que as multas por infrações serão aplicadas a partir de fevereiro.

Segundo o presidente da ANPD, Waldemar Gonçalves, em notícias publicadas em portais especializados e orientações de profissionais das áreas contábil e jurídica, o regulamento que define a dosimetria das punições já foi definido e passa a vigorar sobre o assunto.

A dosimetria visa a estabelecer regras claras, em especial parâmetros e critérios, para a aplicação de sanções administrativas quando as atividades de monitoramento e prevenção não se mostrarem suficientes para incentivar os agentes de tratamento a agir em conformidade com a LGPD.

Vale lembrar que a Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor em 18 de setembro de 2020, com o objetivo de garantir maior controle dos cidadãos sobre suas informações pessoais, exigindo consentimento explícito para coleta e uso dos dados, e oferece opções para o usuário visualizar, corrigir e excluir suas informações, além de fazer com que as empresas adotem medidas de segurança da informação. A legislação é um marco legal que orienta e regula o uso, a proteção e a transferência de dados pessoais dentro do território nacional.

De acordo com o portal Contábeis, pesquisa realizada pela Fortinet, uma das maiores empresas de soluções em segurança cibernética, no primeiro semestre de 2022 o Brasil sofreu 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos às empresas, 94% superior se comparado com 2021. “A adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) reduz a possibilidade de sucesso desses ataques. É bom destacar que adequação à LGPD não é apenas adequação de documentos, como muitos imaginam, mas, é principalmente, proteção do banco de dados através de medidas técnicas e administrativas”, assinala o portal.

A ANPD já recebeu mais de 6,9 mil denúncias desde a instauração da lei e os titulares têm um papel fundamental na garantia da proteção das informações, conforme esclarece comunicado da MMD Advogados. “Importante recordar que as penalidades previstas na LGPD vão desde advertência, passando por multa diária, publicização da infração, bloqueio dos dados pessoais, eliminação dos dados pessoais e a multa de até 2% sobre o faturamento do último exercício (excluídos os tributos e limitada em R$ 50 milhões), multa esta que é por infração, portanto pode causar um grande impacto financeiro. Assim as organizações que ainda não estão preparadas para implementar as normas da LGPD devem introduzir em seus processos e com seus colaboradores o mais rápido possível e as que já fizeram as adequações devem revisar se as suas normas internas implementadas estão sendo cumpridas”, orienta.

>>> Com informações compiladas dos sites:
www.lgpdbrasil.com.br
www.convergenciadigital.com.br
www.contabeis.com.br
www.mmdadvogados.com.br

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Ponte Jaraguá do Sul–Schroeder fortalece integração regional, diz ACIJS
Destaques

Ponte Jaraguá do Sul–Schroeder fortalece integração regional, diz ACIJS

“Quando uma cidade prospera, toda a microrregião avança”, afirma o presidente da ACIJS sobre a nova ponte entre Jaraguá do Sul e Schroeder, que deve impulsionar mobilidade, economia e uma cooperação ainda maior entre os municípios com vistas ao desenvolvimento regional com sustentabilidade econômica e social.

Leia mais
PMSC anuncia programa Policial Temporário como estratégia para ampliar segurança em SC
Institucional

PMSC anuncia programa Policial Temporário como estratégia para ampliar segurança em SC

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Emerson Fernandes, esteve em Jaraguá do Sul nesta terça-feira (28) para apresentar o programa Policial Militar Temporário. Em reunião com […]

Leia mais
Poder Legislativo celebra 90 anos com entrega de Medalhas de Mérito a ex-vereadores
Comunidade

Poder Legislativo celebra 90 anos com entrega de Medalhas de Mérito a ex-vereadores

Entrega da Medalha Mérito Legislativo reconhece legado de ex-parlamentares em prol do desenvolvimento econômico e social de Jaraguá do Sul

Leia mais
ACIJS promove missão empresarial de fortalecimento do ecossistema de inovação
Associativismo

ACIJS promove missão empresarial de fortalecimento do ecossistema de inovação

Programa de visita ao ecossistema de inovação na Grande Florianópolis é oportunidade de conexão de empreendedores de Jaraguá do Sul a referências globais como a Intelbras e Instituto SENAI de Tecnologia, promovendo networking estratégico e troca de conhecimentos técnicos

Leia mais
Duplicação da BR-280: novo viaduto no trecho estadual entra em fase decisiva
Comunidade

Duplicação da BR-280: novo viaduto no trecho estadual entra em fase decisiva

Com vistoria da ACIJS e avanço na pavimentação, estrutura sobre a linha férrea deve estar finalizada em maio; obra é considerada crucial para a melhoria da mobilidade e da logística regional

Leia mais
Eleições 2026: Infraestrutura lidera pleitos da região Norte para o Voz Única estadual
Associativismo

Eleições 2026: Infraestrutura lidera pleitos da região Norte para o Voz Única estadual

Iniciativa da FACISC consolida a infraestrutura rodoviária e a estabilidade energética como as principais bandeiras das associações empresariais do Norte catarinense para o ciclo eleitoral de 2026

Leia mais
01 02 03 186
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.