Notícias 16 abr, 18

A Medida Provisória que reduziu de 17% para 12% o ICMS cobrado nas operações de venda da indústria e do […]

Indústria vê redução do ICMS como fator de estímulo à produção

A Medida Provisória que reduziu de 17% para 12% o ICMS cobrado nas operações de venda da indústria e do atacado para o varejo, nivelando a alíquota àquela cobrada quando o comércio compra produtos de outros estados, foi bem recebida pela classe empresarial.

Para a Federação das Indústrias de Santa Catarina, a decisão anunciada na semana que passou pelo Governo do Estado é benéfica. “Nivelar à mesma alíquota interestadual o ICMS cobrado nas vendas internas da indústria catarinense ao varejo estadual devolve a competitividade à produção local. É uma antiga reivindicação da FIESC, que estimulará a produção em Santa Catarina”, avalia o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

O empresário entende que a medida poderá resultar na geração de mais emprego e renda no setor industrial, com impacto positivo no consumo, que, por sua vez, se refletirá no crescimento da arrecadação.

“A arrecadação não será prejudicada porque o ICMS da última etapa de tributação não muda: o consumidor continuará a pagar a alíquota interna, que é de 17%”, explica. “O que deixa de ser arrecadado pela indústria e pelo setor atacadista será inteiramente recuperado na etapa seguinte da circulação”, completa.

Tiago Coelho, vice-presidente administrativo da ACIJS e representante da entidade na Câmara de Assuntos Tributários e Legislativos da FIESC, também avalia que a medida anunciada pelo Governo do Estado demonstra a preocupação em manter a economia catarinense competitiva ao favorecer as operações entre contribuintes de diversos segmentos.

“É uma decisão inteligente e coerente no sentido de buscar equilíbrio sem perda de receita, já que o Estado tem feito ajustes em incentivos a diversos setores e isto evidencia a capacidade de reação de Santa Catarina, frente à situação econômica adversa no país”, ressalta Tiago Coelho.

Com a nova medida, principalmente em razão do Simples, as empresas de médio e pequeno porte terão vantagem relativa em adquirir mercadorias e serviços em operações internas, porque não se creditam do imposto das etapas anteriores.

Tiago Coelho ainda afirma que na medida em que a economia nacional vai demonstrando recuperação, ainda que de maneira lenta, o setor produtivo ganha fôlego e se mantém competitivo.

“São respostas positivas que o Estado dá frente aos pleitos que têm sido feitas pela indústria, e isto precisa ser ressaltado como demonstração de confiança de que logo poderemos superar um cenário que ainda preocupa. Mas também traz perspectivas de uma futura melhora de arrecadação tão logo a economia esteja plenamente aquecida justamente pela nossa diversidade econômica”, finaliza.


Categorias

Institucional

Tags

,

Confira as

Últimas notícias

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Acompanhe as atividades dos Núcleos Empresariais e ajude a fortalecer o associativismo regional

Jaraguá do Sul reúne lideranças e debate estratégias corporativas no 1º Summit Empresarial ACIJS

Com o tema “Juntos para inspirar inovação e evolução”, o evento vai trazer painéis e palestras sobre Governança, Inovação, Cultura e Liderança, com especialistas que vão compartilhar suas experiências e as trajetórias de sucesso das empresas

Lunelli conquista novo reconhecimento do Prêmio Expressão de Ecologia

Iniciativa destaca associada da ACIJS como exemplo de boas práticas voltadas à sustentabilidade ambiental

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira as próximas atividades dos Núcleos Empresariais e participe de uma programação de encontros para o fortalecimento do associativismo empresarial

Reaprender a respirar para ter o controle do estresse e da ansiedade, diz especialista

Especialista apontou caminhos para uma melhor qualidade de vida frente às rotinas do dia a dia e mudanças causadas pelo avanço tecnológico

Governo do Estado faz entrega total de viaduto da BR-280, em Guamiranga

Secretário reforçou compromisso de entrega da Ponte do Portal em novembro e reafirmou que obras de arte que completam duplicação do trecho de 9,3 quilômetros da rodovia são prioridade da administração estadual

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Acompanhe a agenda e participe de uma programação de encontros para o fortalecimento do associativismo empresarial.

Evento compartilha experiências e busca ampliar engajamento ao voluntariado

Atividade, que marca o Dia Nacional do Voluntariado, tem como objetivo dar ainda maior visibilidade a projetos que contam com a parceria da comunidade e com isto fortalecer o senso de responsabilidade social em Jaraguá e região

Planejamento estratégico bem definido pode assegurar sustentabilidade de negócios

Tema foi abordado no Encontro Empresarial da ACIJS

ACIJS destaca participação de Angelo Alberto Chiodini no desenvolvimento de Jaraguá do Sul

Entidade manifestou o profundo pesar do setor produtivo pelo falecimento de Angelo Alberto Chiodini, nesta terça-feira, dia 20

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar