In Rede propõe fortalecimento de conexões entre núcleos setoriais
Empresas podem vencer desafios de maneira mais assertiva se pensarem o mercado como um ecossistema e, organizadas por segmentos produtivos, buscarem experiências que possam agregar valor individual e coletivamente.
Com o objetivo integrar empreendedores de Jaraguá do Sul e região em torno deste objetivo, o Conselho de Núcleos Setoriais da ACIJS e APEVI realizou, no dia 7, a segunda edição do In Rede, um evento voltado ao fortalecimento dos 16 grupos setoriais mantidos pelas entidades.
“Estabelecer conexões que nos levem a objetivos comuns, deixando de pensar apenas no ambiente de cada um para considerar uma visão de longo alcance. Este é um caminho sem volta, se olharmos os novos comportamentos do mercado e o avanço tecnológico, que nos impelem para uma convergência positiva para todos, teremos respostas mais rápidas e com maior probabilidade de sucesso”, resume o presidente da ACIJS, Anselmo Ramos.
Para o consultor Daniel Keller, trata-se de uma provocação positiva na medida em que as atividades do encontro sugerem que os participantes reflitam sobre questões como processo criativo, motivação e trabalho coletivo. Foram realizadas uma palestra e uma dinâmica para estimular, entre os participantes, valores que, aponta, ao longo do tempo podem ter sido esquecidos, como a colaboração e o engajamento.
Luis Hufenüssler Leigue, vice-presidente da Marketing da ACIJS, lembra que o modelo tradicional de empresas tem muitas vezes sua gestão focada em uma figura central, que detém as tomadas de decisão e não privilegia o compartilhamento. “Vivemos uma nova economia que traz a transição desta visão onde as decisões são lentas e a empresa se considera mais importante do que o ecossistema do qual faz parte, para um modelo no qual a troca de informações e estas conexões ajudam na travessia de momentos difíceis”, assinala.
Assimilar valores que somem às condutas do dia a dia, como o cumprimento de leis, a concorrência leal e a divisão de responsabilidades em todos os níveis do negócio, reflete, na visão do vice-presidente de Marketing, uma mudança de postura. “É um novo modelo mental, no qual sabemos a jornada que desejamos, seja no ambiente da empresa, na conduta profissional ou na atitude como pessoa, como um direcionamento para as crenças que acreditamos. Com isto, fortalecemos o ecossistema e, ao mesmo tempo, a empresa, porque ambos estão interligados no propósito do negócio, com valores como a integridade e consistência”.
Cooperação setorial
Jaraguá do Sul está integrada ao modelo de Núcleos Setoriais desde que a experiência chegou a Santa Catarina, a partir de 2003, quando foi estabelecida parceria entre a Fundação Empreender, FACISC – Federação das Associações Empresariais e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera, Alemanha, transferindo para alguns municípios do Estado a tecnologia para o desenvolvimento das empresas de pequeno porte.
Os segmentos produtivos representados na estrutura de núcleos setoriais da ACIJS e APEVI envolvem automecânicas, concessionárias de veículos, saúde e bem estar, gestão e qualidade, hospitalidade, gastronomia, inovação, jovens empreendedores, marketing e comunicação, metalmecânicas, mulheres empreendedoras, panificação e confeitaria, segurança e saúde do trabalhador, sustentabilidade corporativa, terraplenagem e transportadoras, totalizando mais de 240 empresas atuantes.

Construção de cadeia de valor é tema de palestra gratuita da ACIJS, dia 17
Confira a agenda de atividades da ACIJS para associados e eventos abertos à comunidade e fortaleça o movimento empresarial de Jaraguá do Sul e região

Estudo da FIESC mostra efeitos do tarifaço na economia de SC
Cenário mais provável aponta recuo de R$ 1,2 bilhão no PIB de SC, perda de 20 mil empregos e de R$ 171,9 milhões no ICMS. Diversificação industrial de Jaraguá do Sul ajuda a reduzir impactos maiores na região, mas cenário segue monitorado pela Prefeitura

Jaraguá do Sul inicia obras da nova Central Regional de Videomonitoramento da Polícia Militar
Reforma do imóvel que já foi a sede da ACIJS foi oficialmente anunciada no dia 7 de julho, e deverá estar concluída num prazo de 300 dias

Jaraguá do Sul intensifica campanha de vacinação contra o sarampo
Campanha tem como um dos focos prioritários trabalhadores da região

Jaraguá do Sul promove Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados
Programação da Semana Inclusiva tem como foco mobilizar a sociedade em torno do assunto e motivar empresas para a ampliação das oportunidades de inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho

Jaraguá do Sul em contagem regressiva para o maior evento empresarial da região
Para quem busca atualização estratégica, inspiração e conexões de alto nível, o Summit Empresarial ACIJS é uma oportunidade imperdível. Evento, que acontece dia 24, tem poucas vagas disponíveis