A chegada da tecnologia 5G ao Brasil pode trazer avanços significativos em várias áreas, com forte impacto na economia e na mobilidade urbana.
A adesão de estados e municípios aos recursos da internet com velocidade ainda mais rápida do que a disponível atualmente, poderá dar mais eficiência solução a problemas estruturais em muitas cidades brasileiras, como o saneamento, educação, segurança e trânsito. Especialistas indicam que a chegada do 5G tem o potencial de ser uma grande aliada no processo de transformação digital do país e pode tornar as cidades cada vez mais inteligentes e conectadas.
Em SC, mais 5 cidades passaram a ter a rede 5G liberada pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações. Agora, além de Joinville, São José e São Francisco do Sul, a tecnologia também passa a ficar disponível em Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Guaramirim e Schroeder.
No Brasil, já são mais de 78 municípios situados nas proximidades de capitais ou de cidades com mais de 500 mil habitantes que já contam com faixas liberadas para a tecnologia 5G, depois que a liberação foi antecipada para os municípios em dezembro. A liberação ainda não significa que as cidades vão receber as redes de forma imediata, uma vez que isso depende do planejamento das operadoras de telefonia e internet.
O prazo para que as operadoras ativem o 5G em cidades com mais de 500 mil habitantes é julho de 2025.
Ganhos econômicos e mais eficiência
A nova tecnologia vai potencializar, por exemplo, a implementação da Internet das Coisas (IoT) no dia a dia dos brasileiros. Segundo estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estima-se uma economia de US$ 1,6 trilhão em 2025 com a implementação do IoT nas cidades em todo o mundo. No Brasil, a previsão é de um ganho econômico potencial de US$ 27 bilhões. Já a consultoria McKinsey aponta que uma cidade de 5 milhões de habitantes que faça investimentos para se tornar mais conectada, pode diminuir a criminalidade em 40%, além de reduzir os gastos com saúde pública em 15%.
Todos esses benefícios ganham um grande impulso com a chegada do 5G, que irá ampliar a conectividade das cidades e incentivar maior adoção de recursos inovadores como semáforos inteligentes e plataformas de transporte conectadas para diminuir o trânsito nos grandes centros urbanos, postes com sensores que otimizam o consumo de energia elétrica, logística de coleta inteligente de lixo.
Segundo especialistas, o que caracteriza o sucesso das cidades na implementação de soluções tecnológicas inteligentes é o compromisso da gestão pública em criar as condições necessárias para a modernização dos espaços urbanos. Os municípios precisam contar com leis específicas sobre o tema, adequando a legislação local à Lei Geral de Antenas e a práticas de licenciamento que forneçam segurança jurídica.
Os estudos apontam que o Brasil ainda precisa avançar muito em questões fundamentais, como a diminuição da carga tributária, atualização das leis municipais de antenas, entre tantas outras. O 5G pode ser visto como um aliado imprescindível para o desenvolvimento das cidades brasileiras e agora que essa tecnologia chegou ao país, é possível começar a planejar como disseminar essa tecnologia para os centros urbanos. Mas é preciso haver projetos sólidos de políticas públicas que fomentem a conectividade e estimulem o avanço tecnológico.
Acesso rápido à inovação
Além dos benefícios individuais, a evolução com a rede 5G trará mais velocidade de conexão em rede banda larga para aparelhos, o que significa que mais pessoas poderão estar conectadas sem perda da qualidade do sinal.
Essa melhoria também permite a interconexão de vários equipamentos em casa ou no escritório, o que possibilita acesso das famílias aos produtos inovadores e utilidades domésticas que ainda não são utilizados no país pela baixa capacidade de conexão.
A rede 5G permite ainda a possibilidade de estudos e trabalho remoto com maior qualidade nas videoconferências, acesso à medicina à distância, melhoria da mobilidade urbana e desenvolvimento de cidades inteligentes.
Para as empresas, o 5G disponível é o passaporte que levará à aceleração, e o avanço da digitalização no Brasil rumo à Indústria 4.0, contribuindo diretamente para a automação e a integração de diferentes tecnologias que incluem inteligência artificial, robótica e internet das coisas.
Além disso, a melhor conectividade gerada pela tecnologia 5G permitirá benefícios como a troca mais rápida e segura de informações entre empresas e clientes, otimização dos meios de pagamento, reduzindo riscos com troca de informações em tempo real por todo o ecossistema formado por varejistas, bancos e clientes, etc. (Com informações compiladas dos portais ND+, Boletim Nacional, CNI Notícias e Agência Brasil)