Reportagem do jornal O Correio do Povo aponta que o rendimento médio dos salários em cargos de nível superior e de posições executivas se destaca em relação ao parâmetro na maioria das cidades brasileiras.
Segundo dados do IBGE, a remuneração em funções de qualificação com base em dados apurados em 2020, está acima da média nacional, configurando a sexta maior renda do Estado e a 135º maior do País.
O estudo mostra que o salário médio do município era de R$ 3.117, na época do levantamento, considerando a remuneração dos 78.091 jaraguaenses ocupados naquele período. “Se considerados os ajustes do mínimo em 2021 e 2022 – de 5,26% e 10,2%, respectivamente – a média salarial de Jaraguá do Sul seria, ao final de 2022, R$ 3.615 – a projeção não é definitiva, mas serve como uma estimativa viável da realidade municipal”, informa o jornal.
Comentando os números, a presidente da ACIJS e do Centro Empresarial jaraguaense, Ana Clara Franzner Chiodini, avalia que os indicadores são um reflexo do perfil empreendedor predominante no município e região.
Segundo ela, o fato de Jaraguá do Sul apresentar uma média salarial acima da média estadual e com destaque nacional se deve a fatores como a forte diversificação da indústria, investimentos constantes em qualificação da mão de obra e de áreas executivas e o foco na inovação.
Outro diferencial é a manutenção de centros de decisão locais, priorizando setores de pesquisa e desenvolvimento que impactam na gestão desde a produção, comercial e financeira, até os recursos humanos. “Uma indústria qualificada é mais competitiva, o que alavanca outros fatores como a valorização da mão de obra e os ganhos com resultados desta visão são coletivos não só no ambiente interno como fora da empresa, refletindo em uma comunidade com mais qualidade”, observa Ana Clara.
Ela frisa que há ainda fatores como critérios de valorização por meritocracia, preocupação em ambientes que estimulem a participação dos colaboradores nos grandes desafios das empresas, por serem empresas que preservam valores que estão presentes na comunidade, como o engajamento a pautas apoiadas pelas empresas, entre outras questões.
>>> Confira a reportagem completa do OCP acessando > https://bit.ly/3Z8QzzX