Seja um associado
Notícias

Fique bem informado

Acompanhe as novidades da ACIJS e fique por dentro dos principais fatos do universo empresarial da região e do estado.
Publicado em 07/05/2019
Compartilhe:

Grupo de Trabalho formado por entidades e poder público busca flexibilização em “disfunções burocráticas”

 

Como resultado de debate realizado durante o Encontro Empresarial da ACIJS no início de abril, na segunda-feira (6) ocorreu a primeira reunião do Grupo de Trabalho criado para buscar alternativas para melhorar o ambiente de negócios em Jaraguá do Sul.

O grupo reúne representantes do setor produtivo, como a ACIJS, APEVI e CDL, do poder público como a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, além de entidades como OAB, Associação de Engenheiros e Arquitetos, Associação de Imobiliárias e Sindicato dos Contabilistas, entre outros segmentos que participaram do debate.

Tiago Coelho, vice-presidente administrativo da ACIJS e indicado para a coordenação do Grupo de Trabalho, assinala que a ideia é realizar reuniões quinzenais para a discussão dos principais problemas que afetam o dia a dia de empresas e da sociedade em geral, apontando caminhos para a solução dos entraves.

“Ficou estabelecido como propósito deste grupo a melhoria do ambiente econômico porque entendemos que estas dificuldades impactam diretamente em decisões estratégicas, seja na abertura de um novo negócio, na ampliação de empresas já instaladas ou na captação de novos investimentos”, ressalta o empresário.

Conforme o cronograma seguido pelo GT, as entidades representadas trarão ao colegiado os temas de discussão em suas áreas, definindo-se encaminhamentos junto às esferas responsáveis no Município, Estado e União.

“Há uma série de questões que por sua complexidade representam muitas vezes excessos burocráticos, que podem ser revertidos com a contribuição de especialistas e com o entendimento dos órgãos a que estas legislações ou decretos se subordinam”.

O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Anselmo Ramos, destaca que a proposta é buscar um entendimento de aspectos de legislações que podem ser revistos, respeitando-se os regramentos legais, mas evitando as chamadas “disfunções burocráticas”.

Tiago Coelho observa que o grupo vai trabalhar de maneira objetiva em questões pontuais, visando eliminar ou reduzir gargalos que impactam no desenvolvimento econômico do município. Lembra que os governos estadual e federal, além do município, já caminham no sentido de modernizar procedimentos administrativos e na desburocratização em várias áreas, e a mobilização dos segmentos representativos na comunidade busca contribuir neste processo.

 

 

Compartilhe:
Notícias relacionadas
Entidades do Vale do Itapocu concluem Diálogos Institucionais por mais representatividade regional
ELEIÇÕES 2026

Entidades do Vale do Itapocu concluem Diálogos Institucionais por mais representatividade regional

Série de encontros com candidatos teve como objetivo ouvir candidatos e apresentar “Carta de Compromissos”, reforçando demandas estratégicas da região

Leia mais
Programa Novos Caminhos celebra conquista de adolescentes e reconhece parcerias
Comunidade

Programa Novos Caminhos celebra conquista de adolescentes e reconhece parcerias

Solenidade reuniu magistrados e empresários da região para certificar 38 jovens em acolhimento e reconhecer empresas e instituições apoiadoras da iniciativa social – CEJAS, ACIJS e o Núcleo de Voluntariado Corporativo estão entre as homenageadas

Leia mais
Entidades empresariais recebem candidatos em Diálogos Institucionais e apresentam pleitos da região
ELEIÇÕES 2026

Entidades empresariais recebem candidatos em Diálogos Institucionais e apresentam pleitos da região

Lideranças políticas que concorrem no pleito eleitoral debaterão infraestrutura, saúde, segurança e educação com empresários de Jaraguá do Sul e região entre os dias 8 e 10 de setembro.

Leia mais
Vigilância Sanitária realiza Semana da Gestão da Qualidade
Núcleos Empresariais

Vigilância Sanitária realiza Semana da Gestão da Qualidade

De 14 a 18 próximos, evento no Centro Empresarial, com apoio do Núcleo de Gestão e Qualidade ACIJS, reunirá capacitações para o setor regulado, servidores públicos e municípios da região com foco em melhoria contínua e prevenção de riscos

Leia mais
Jaraguá do Sul lança edital de Sandbox Regulatório e abre caminho para empresas testarem inovações na prática
Institucional

Jaraguá do Sul lança edital de Sandbox Regulatório e abre caminho para empresas testarem inovações na prática

Iniciativa, que tem apoio da ACIJS, consolida política pública de desburocratização e atração de novos negócios, permitindo que startups e indústrias, entre outros segmentos econômicos, testem produtos com regras simplificadas e clientes reais

Leia mais
Summit Empresarial debate governança, sucessão e alta performance com cases de sucesso de Jaraguá do Sul
Gestão Empresarial

Summit Empresarial debate governança, sucessão e alta performance com cases de sucesso de Jaraguá do Sul

Evento reunirá líderes e executivos no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJAS) em 23 de setembro para discutir estratégias práticas de crescimento sustentável

Leia mais
01 02 03 205
Newsletter

Receba em seu e-mail as novidades e eventos que acontecem na região.