Governo do Estado sanciona lei de refinanciamento de dívidas geradas em empresas na pandemia
O governador Carlos Moisés sancionou a Lei nº18.165/2021 que cria o Programa Catarinense de Recuperação Fiscal de 2021 (Prefis-SC/2021), em vigor desde a terça-feira, 20, com a publicação no Diário Oficial (DOE). Com a medida, empresas em dívida com o Fisco estadual poderão refinanciar eventuais débitos fiscais gerados durante a pandemia. A redução pode chegar a 90% do valor das multas e juros.

Na justificativa, Carlos Moisés defendeu que o Prefis é uma importante alternativa para muitas empresas que não conseguiram honrar seus compromissos. “O programa foi aperfeiçoado no Parlamento e, agora, está pronto para auxiliar aqueles que foram diretamente afetados pela pandemia”, reitera o governador.
>>> Confira a íntegra da a Lei nº18.165/2021 > https://bit.ly/3Bzu8JD
Podem ser regularizados débitos dos Impostos sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS); Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD); e Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
No caso do ICMS, entram créditos tributários, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive os ajuizados, ocorridos entre 1º de março de 2020 e 31 de dezembro de 2020, com descontos que variam de 25% até 90%.
Sobre o ITCMD, poderão participar contribuintes cujos créditos tributários tenham ocorrido até 31 de dezembro de 2020, inscritos ou não em dívida ativa. A redução sobre multas e juros poderá ser de 70% ou de 90%.
Já os contribuintes com pagamento de IPVA atrasado, cujos fatos geradores tenham ocorrido até 31 de dezembro de 2020, o desconto será de 90% para pagamento em cota única até 31 de agosto de 2021.
A adesão ao Prefis-SC/2021 deverá ser efetuada no site www.sef.sc.gov.br.
O programa também regulamenta benefícios fiscais e anistia créditos tributários relativos à Taxa de Fiscalização do Transporte Intermunicipal de Passageiros (TFT).
Na avaliação do presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, esta é uma antiga reivindicação dos segmentos afetados pela pandemia e que certamente dará um fôlego maior para impulsionar o crescimento econômico do Estado.
O presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Luis Hufenüssler Leigue, também reconhece a relevância do mecanismo, que beneficia as empresas em um momento crucial, e salienta a pauta como uma das que tem merecido a atenção da entidade desde o início da pandemia. [Com informações do Governo do Estado]
Câmara de Vereadores homenageará Núcleos Empresariais da ACIJS
Reconhecimento com moção de aplausos aos Núcleos Empresariais acontece nesta quinta-feira, às 19 horas, no CEJAS. Evento é aberto à comunidade
ACIJS realiza, dia 27, assembleia de eleição de nova diretoria
Associados são convidados a partir da AGE que definirá novo período de gestão para a diretoria no biênio 2026-2027
Diretoria da ACIJS confere obras do novo Centro de Operações da PM
Central de Videomonitoramento de Jaraguá do Sul será referência no Brasil em operações de segurança pública, de acordo com a Polícia Militar
Núcleo de Voluntariado da ACIJS organiza Ação de Natal para levar crianças a parque temático
Confira a agenda der atividades da ACIJS e participe do fortalecimento do associativismo regional
Jaraguá do Sul ganhará novas delegacias e ampliação da DIC, anuncia delegado-geral da Polícia Civil
Ulisses Gabriel apresentou um panorama da atuação da Polícia Civil em Santa Catarina e destacou avanços em infraestrutura, aquisição de viaturas, uso de tecnologia e aprimoramento da inteligência na atuação das forças de segurança
Jaraguá do Sul anuncia criação de agência para atração de investimentos ESG
Em meio à realização da COP 30 – Conferência Mundial do Meio Ambiente, Jaraguá do Sul deu um passo significativo rumo à criação de uma agência voltada à atração de […]