Para marcar os seus 30 anos de atuação, a Fundação Pró-Rim participou da plenária semanal da ACIJS e APEVI na segunda-feira, dia 15.
O presidente da entidade, Marcos Vieira, falou do projeto idealizado em Joinville a partir de 1987 pelos médicos nefrologistas José Aluísio Vieira e Hercílio Alexandre da Luz Filho.
Dedicada à assistência e tratamento de pessoas com doenças renais, a Fundação Pró-Rim é uma entidade privada, de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública municipal, estadual e federal.
Em Jaraguá do Sul, a Fundação Pró-Rim mantém parceria com o Hospital São José há 25 anos, atendendo pacientes em tratamentos de hemodiálise. Conforme Marcos Vieira, 99% dos pacientes são atendidos pelo SUS – Sistema Único de Saúde, respondendo por metade das receitas e tendo como complemento doações da comunidade.
Desde o início de suas atividades, a Fundação Pró-Rim já realizou mais de 1.600 transplantes renais. Anualmente são realizadas mais de 90 mil sessões de hemodiálise, sendo que em Jaraguá do Sul 80 pacientes fazem o tratamento no Hospital São José.
O presidente da Fundação Pró-Rim lembrou que o primeiro transplante feito pela entidade beneficiou uma moradora de Jaraguá do Sul.