Falta de insumos afeta sete em cada 10 indústrias no Brasil, mostra estudo da CNI
As dificuldades de abastecimento de insumos e de matérias-primas afetaram em média 68% das empresas das indústrias extrativa e de construção, em outubro de 2021, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quinta-feira (2).
O percentual é menor do que o de fevereiro deste ano, quando 73% das empresas relataram o problema. “Apesar da ligeira queda, a situação está bastante complicada e mais da metade das indústrias avalia que esse desajuste só terá fim a partir de abril de 2022”, informou a CNI.
Segundo a pesquisa, em 18 dos 25 setores da indústria de transformação consultados, mais de dois terços das empresas afirmaram que, mesmo em negociações com o valor acima do habitual, está mais difícil obter os insumos no mercado doméstico.
Esse problema atinge 90% do setor de calçados; 88% das indústrias de couro, 85% dos fabricantes de móveis; 79% da indústria química; 78% do vestuário e 78% das madeireiras, além de 77% das indústrias de equipamentos de informática e produtos eletrônicos e 76% do setor de bebidas, por exemplo.
Insumos importados
Entre os setores que dependem de insumos importados, 18 deles também relataram o mesmo problema: a dificuldade de comprar a mercadoria, mesmo que se decida pagar a mais por ela. Os setores mais afetados foram: farmacêuticos (88%), máquinas e materiais elétricos (86%), vestuário (85%), material plástico (84%), limpeza e perfumaria (82%), têxteis (81%) e móveis (80%).
De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, há, pelo menos, três explicações para a falta de insumos gerada pela crise provocada pela pandemia de covid-19. “Há um buraco na produção industrial que ainda não foi resolvido. A [pesquisa] Sondagem Industrial de outubro mostrou ajuste nos estoques, é uma condição importante, necessária para resolver o problema, mas é um primeiro passo. E esse ajuste ainda precisa se completar para uma série de setores”, explicou o economista, em nota.
“Além disso, temos a expansão da demanda global de uma série de produtos, com os países voltando da crise. Esses fatores seguem provocando estresse nas linhas produtivas e a escassez de diversos insumos”, completou.
Segundo Marcelo Azevedo, há ainda um outro agravante composto pelo elevado custo da logística, alto preço e baixa qualidade dos contêineres. “Alguns países estão buscando alternativas para esse problema dos insumos, como desenvolver fornecedores locais, mas não é algo que se faça rapidamente nem depende só da ação da vontade, e envolve custos”, afirmou.
Construção civil
De acordo com a CNI, na construção civil o problema se agravou entre fevereiro e outubro deste ano. O percentual de construtores que disse ter dificuldade para obter insumo e matéria-prima passou de 72% para 75%.
Diante disso, a expectativa de um cenário de normalização da oferta de insumos é um pouco mais pessimista, em comparação com a indústria geral: 88% acreditam que a normalização de insumos só ocorrerá em 2022 e 9% das empresas esperam que haja normalização apenas em 2023. Nesse segmento, dos 27% que importam insumos, 80% deles sinalizaram dificuldades de acessar matérias-primas importadas.
Summit Empresarial ACIJS reúne líderes para debater governança, sucessão e gestão de alta performance
Consolidado como um dos principais encontros de lideranças de Santa Catarina, evento promovido pela ACIJS trará os cases da DR Aromas & Ingredientes, Urbano Alimentos e Jaraguá Futsal no dia 23 de setembro
Obra avança no lote 2.1 com lançamento de vigas de viaduto na Dibrape
DNIT/SC programa operação “Pare e Siga” para o transporte de 12 vigas gigantes em Guaramirim, no lote 2.1 da duplicação da BR-280
Aniversário com gostinho especial: Jaraguá do Sul prepara bolo dos 150 anos
Corte e distribuição gratuita do bolo de aniversário é tradição em Jaraguá do Sul e uma das atrações mais aguardadas pela comunidade na programação de 25 de julho
Grandes nomes da cultura nacional e internacional são confirmados na 2ª Bienal do Livro de Jaraguá do Sul
De 6 a 16 de agosto, o evento gratuito reúne pensadores, romancistas, artistas e cientistas para debater as conexões entre literatura, tecnologia e sociedade
Concessionárias de Jaraguá do Sul concluem ciclo de formação em vendas
Após encerrar ciclo de formação em vendas, Núcleo de Concessionárias da ACIJS projeta ações para o segundo semestre e convida novos empresários. Confira a agenda completa de atividades dos Núcleos Empresariais
Centro Empresarial recebe Circuito FIESC em debate estratégico para fortalecer indústria catarinense
Encontro com empresários e lideranças consolidou roteiro pelas regiões produtivas de Santa Catarina, debatendo inovação, impactos de mudanças na legislação trabalhista, internacionalização e oportunidades com linhas de crédito para o setor