Notícias 02 dez, 21

Encontro realizado no Novale Hub teve como objetivo aproximar comércio, indústria e organizações com interesse em negócios entre Brasil e Itália

Jaraguá do Sul e região buscam ampliar relações de negócios com a Itália

A Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, em parceria com a associação Promo Brasile Italia, promoveu na terça-feira (30), encontro em Jaraguá do Sul que reuniu especialistas da área de mercado de tecnologia e inovação.

A iniciativa buscou aproximar empresas e organizações com interesse em negócios internacionais entre Brasil e Itália, criar oportunidades para a ampliação do networking e o fortalecimento de parcerias e negócios.

Com o tema “Integração para desenvolver Inovação – Como unir as forças dos mercados de tecnologia e Inovação de Santa Catarina e Itália”, o encontro ocorreu no formato híbrido (presencial/online), com participantes dos dois países.

Durante exposição que fez sobre como o ecossistema de inovação está sendo construído na região, o presidente da ACIJS e do Conselho de Administração do Novale Hub, Luis Hufenüssler Leigue, ressaltou a importância de avançar em um pacto que integre municípios e o estado.

Ele lembrou que a inovação é uma vertente que já está enrizada na cultura empresarial de Jaraguá do Sul, com maior ênfase nas grandes empresas, mas destacou o potencial de empreendimentos de portes menores no desenvolvimento de produtores inovadores.

“Com um pacto que considere as características das cidades e uma integração com o estado, temos a possibilidade de uma rede e de atuação como um hub”, disse o empresário, mencionando como um passo prático nesta direção a assinatura do Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu por prefeitos e lideranças da região, nesta sexta-feira (3), a partir das 8h30, no Novale Hub.

Presidente da ACIJS e do Novale Hub, Luis Hufenüssler Leigue destacou como o ecossistema de inovação está sendo estruturado

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luciano José Buligon, apresentou indicadores que colocam Santa Catarina em destaque no País e citou que a inovação é um dos principais vetores para esse desempenho graças à parcerias entre universidades, empresas e o poder político.

Para o cônsul geral da Itália em Curitiba, Salvatore di Venezia, a grande presença de italo-brasileiros na região Norte do Estado também representa uma oportunidade para a aproximação entre os dois países.

Gustavo Pacher, delegado da Câmara Italiana de Comércio para a Região de Jaraguá do Sul e presidente do Comitê Inova Jaraguá, ressaltou que o setor de tecnologia está em plena expansão e o papel do Novale Hub como um grande impulsionador de negócios inovadores, com a missão de conectar pessoas, disseminar informação e gerar oportunidades.

“A ideia do evento foi apresentar Jaraguá do Sul para as empresas de tecnologia da Itália. Tivemos um primeiro contato e, a partir daí, queremos trazer novos negócios para o município”, define Fernando Cascaes, secretário-geral da Câmara Italiana de Comércio e Indústria, mediador do encontro. Tullo Cavalazzi, presidente da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina, mencionou a necessidade de estender a abrangência da Câmara Italiana para outras regiões do Estado e citou a importância de Jaraguá do Sul neste contexto. “Queremos fortalecer, ainda mais, o intercâmbio Brasil/Itália na área econômica”, reiterou.

Representando o prefeito Antídio Lunelli, a chefe de Gabinete Emanuela Wolff apresentou dados do município, detalhando informações sobre as características da cidade, os trabalhos e avanços nas áreas de tecnologia e inovação, saúde, educação, segurança pública, cultura e turismo, entre outras. Acrescentou que um dos focos da administração municipal é a desburocratização de processos e a transparência nas ações, com a premissa de facilitar a vida do empreendedor.



Confira as

Últimas notícias

ACIJS e Facisc se posicionam diante de novo corte de verbas em obras de rodovias

ACIJS ressalta importância de maior rapidez em obras na malha viária de Santa Catarina

Nota de pesar - Yara Fischer Springmann

A ACIJS, representada por sua Diretoria. Conselho Superior e Empresas Associadas, expressa o sentimento de pesar da classe empresarial de Jaraguá do Sul diante do

Ação Social do Núcleo de Voluntariado leva alegria a crianças no Natal

Iniciativa beneficiou crianças assistidas pelo programa Novos Caminhos e também menores da comunidade haitiana do Bairro Vieiras

NOTA OFICIAL – A favor da moralidade, contra o aumento de gastos públicos

Entidade se alinha a manifestações de setores representativos do meio empresarial e da sociedade civil diante de medidas que comprometem a gestão de recursos públicos

ACIJS vê legitimidade em manifestações por mais recursos a rodovias

Entidades representativas do setor produtivo têm atuado no sentido de assegurar continuidade de obras de infraestrutura

NOTA OFICIAL - Fundo Eleitoral 2022

Com a decisão de senadores e deputados federais, Fundo Eleitoral pode utilizar até R$ 5,7 bilhões de recursos públicos, em 2022

Jaraguá do Sul é a primeira cidade de SC a integrar rede nacional de 5G

Projeto vai permitir a aplicação de tecnologia inédita, com a instalação de redes de 5G por meio da integração de antenas às luminárias inteligentes

“Desafio é recuperar posição de destaque de Jaraguá na economia do estado”, diz prefeito Antídio, na ACIJS

Encontro Empresarial marcou encerramento da agenda de plenárias da entidade em 2021

ACIJS inicia campanha de incentivo à segunda dose de vacina contra a Covid-19

Ação busca envolver a comunidade no esforço para que o ciclo de imunização contra a Covid-19 seja completo

Alta de juros era aguardada, mas decisão pode afetar recuperação econômica, avaliam entidades

Sétimo aumento seguido dos juros pode inibir capacidade de reação de empresas no pós-pandemia, temem especialistas

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar