Notícias 27 jun, 24

Evento marcou comemoração dos 86 anos de fundação da ACIJS e reuniu mais de 300 pessoas no Centro Empresarial

Especialista reitera papel do líder para preservar cultura e valores das empresas

Líderes que conhecem a si mesmos, que desenvolvem o contínuo aperfeiçoamento de suas capacidades, que são engajados com a cultura e valores da empresa e que transformam adversidades em oportunidades, são determinantes para o sucesso de qualquer organização ou negócio.

O ensinamento foi deixado pelo consultor em gestão de pessoas e de processos de sucessão Hilton José da Veiga Faria, ex-diretor de Recursos Humanos e de Sustentabilidade da WEG, durante palestra no Encontro Empresarial da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS), no dia 24, comemorativo aos 86 anos de fundação da entidade.

No evento, que reuniu mais de trezentas pessoas no Centro Empresarial, o especialista falou sobre o tema “Carreira e liderança – A importância do desenvolvimento de líderes como guardiões dos valores e cultura da empresa”, destacando aspectos da habilidade que as organizações precisam cada vez mais dos seus gestores internos, na motivação de equipes e na perpetuação de seus legados. “O alinhamento dos valores individuais com os valores corporativos deve ser compartilhado pela liderança a todos os níveis. Quando esta cultura chega a toda a base, permeando os mesmos valores da organização com todos os colaboradores, os resultados são potencializados e dão sustentabilidade às empresas”, explicou.

>>> Confira imagens do Encontro Empresarial com palestra de Hilton José da Veiga Faria
fotos de Caroline Stinghen

Na palestra, mediada pela vice-presidente de Marketing Renata D’Aquino Faria, Hilton lembrou a importância do líder ser contínuo aprendiz, de atuar de forma multidisciplinar e praticar o que sabe, de forma a ter capacidade para administrar recursos humanos e não humanos. Uma carreira de liderança, pontua, começa pela capacidade de se conhecer a si próprio e de ser líder de si mesmo, ascendendo para a liderança de outros, liderando outros líderes, até a liderança funcional que envolve a alta gestão.

Enfatiza que ninguém nasce líder, a capacidade de liderar é resultado de um processo de formação. O líder deve ter a capacidade de desenvolver sua equipe, colocando em prática o que aprendeu, delegando tarefas e sabendo fazer o que pede aos liderados e preparando seus sucessores. Quando desenvolve de liderança, se preparando de forma consistente e contínua, assinala, estará preparado para qualquer situação na organização. “Líderes são disseminadores dos valores e da cultura das empresas, devem buscar autoconhecimento, estar engajado nas mesmas causas da empresa ou do negócio, e ter resiliência para sair fortalecido nas adversidades.

Noite especial reafirma compromissos históricos da ACIJS 

A presidente da ACIJS, Caroline Obenaus Cani, destacou o evento especial de celebração dos 86 anos da entidade como um momento para reafirmar valores que acompanham este período, desde a fundação em 22 de junho de 1938.

“Se nós formos olhar a trajetória da ACIJS e buscarmos uma palavra, ou expressão, que traduza estes 86 anos, compromisso talvez seja a melhor definição para uma trajetória tão vitoriosa. Compromisso com os nossos associados, com a nossa comunidade e com o ecossistema empresarial de Jaraguá do Sul e da nossa região. Este é sem dúvida o maior legado que herdamos dos pioneiros que deram início à ACIJS, em 1938”.

Ao longo dos anos, disse, a ACIJS tem a missão de representar o setor produtivo, em sinergia com os demais setores da sociedade, na busca de um ambiente favorável para as empresas, mas tendo ao mesmo tempo a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade como um eixo importante para o desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social do município e região. “Esta missão tem sido renovada a cada nova diretoria que assume o compromisso de manter a entidade forte e apoiada nos mesmos propósitos”.

O Encontro Empresarial em comemoração aos 86 anos da ACIJS teve o patrocínio do SicoobCEJASCred, Unimed, Uvel Veículos e Cartórios de Protestos de SC.



Confira as

Últimas notícias

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Confira a programação de encontros de nucleados e participe do fortalecimento do associativismo empresarial

Palestra sobre sucessão familiar marca encontro estadual de automecânicas

Encontro reúne representantes de Núcleos Empresariais que congregam o setor em todo o estado, no Centro Empresarial

Encontro Empresarial da ACIJS traz debate sobre inovação como impulsionadora de negócios

Evento com ingresso solidário, mediante doação de 1 quilo de alimento, é aberto a empresas associadas ou não, e oportunizará insights importantes para empreendimentos de todos os portes e segmentos econômicos

Seminário debate potencial turístico do Vale dos Encantos

Evento ocorre pelo sexto ano e busca envolver operadores de segmentos do turismo para potencializar interesse de visitantes à região

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Acompanhe e participe das atividades dos Núcleos Empresariais e ajude a fortalecer a representatividade do associativismo empresarial de Jaraguá do Sul e região

Competitividade industrial e expansão da mobilidade dependem de mais avanços nas políticas públicas

Indústria nacional tem potencial para ser protagonista, mas a inovação tecnológica e maior adesão a projetos de infraestrutura industrial dependem de incentivos, dizem especialistas

Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade atualiza ACIJS sobre informações da BR-280

Acompanhamento mensal visa trazer a associados e comunidade informações atualizadas e oficiais sobre o projeto de duplicação da rodovia, considerada estratégica para a logística e mobilidade da região

ACIJS e Núcleos recebem homenagens em noite de reconhecimento à solidariedade

Emoção e reconhecimento ao voluntariado e engajamento social da comunidade marcaram noite especial de abertura das comemorações dos148 anos de Jaraguá, no Centro Cultural da SCAR

Agenda de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Acompanhe a programação de atividades dos Núcleos Empresariais ACIJS

Tecnologia, inovação e empreendedorismo vão à sala de aula no contraturno escolar em Jaraguá do Sul

Iniciativa via oportunizar aos estudantes referências para uma futura carreira profissional

You must login to view your message.
Redefinir senha Cadastrar